• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

3 cursos para você virar seu próprio chefe

Em um mundo que gira em torno da economia, são os nossos ganhos que determinarão o nosso estilo de vida. Quanto mais recursos financeiros tivermos, maiores serão as oportunidades para escolher a forma com que nos vestimos, onde fixamos residência, como nos locomovemos pela cidade, quais serão os nossos destinos de viagem, etc. Assim, muitas pessoas apostam em empregos com salários altos ou sonham em virar seu próprio chefe. Mas como saber qual é o melhor caminho a seguir?

A escolha do futuro profissional começa, geralmente, na adolescência, quando pensamos no que queremos fazer durante a vida para sustentar a nós mesmos e os nossos. Para a grande maioria das pessoas, esse sustento vem do trabalho.

Por essa razão, escolher bem a profissão é uma grande responsabilidade e deve levar em conta diversos fatores. No entanto, mesmo pessoas que já contam com experiência em determinada área também podem reinventar-se e iniciar uma nova carreira.

Assim como passamos um terço do dia dormindo, a jornada de trabalho média, no Brasil, também requer 8 horas diárias. Dessa maneira, em dias úteis, o expediente consome a maior parte do tempo que passamos acordados.

Isso significa que a nossa ocupação influenciará a nossa vida fortemente, refletindo-se na forma com que enxergamos a nós mesmos, nas relações que estabelecemos com os outros e nas emoções que sentimos cotidianamente. Além disso, como dito anteriormente, a profissão que escolhemos seguir assume um papel decisivo no padrão de vida que poderemos levar.

Dessa forma, devemos procurar balancear a equação entre fazer aquilo de que gostamos, estar de olho nas projeções deste mercado para o futuro e nos certificarmos de que a renda média dos profissionais do segmento atenda às nossas necessidades.

Para exercer profissões mais bem remuneradas ou obter sucesso abrindo o próprio negócio, ter uma formação é essencial. Existem diversos tipos de cursos para suprir as diferentes demandas. As duas opções mais procuradas são os cursos técnicos e os superiores. Mas qual é a diferença entre eles? Você pode conferir o post que escrevemos sobre as diferenças entre o ensino superior e técnico.

Ainda que se trate de um rumo mais seguro para a maioria das pessoas, nem todos se contentam com a ideia de serem empregados. Existem aqueles que pensam em virar seu próprio chefe, pondo em prática as próprias ideias, seja desde o início da vida adulta ou depois de bastante tempo batendo ponto. Contudo, a disposição em abrir o próprio negócio esbarra em algumas incertezas.

Por isso, listamos motivos para você virar seu próprio chefe e cursos que formam futuros empreendedores bem-sucedidos. Continue a leitura. 🤓

Motivos para abrir seu próprio negócio

Já pensou em não precisar chegar no mesmo horário todos os dias, ter liberdade para definir suas metas e ficar com o lucro do próprio negócio? Essas são algumas das razões por que você deve virar o seu próprio chefe. 

Além disso, o empreendedorismo pode ser a resposta para aquelas suas ideias em que você acredita piamente mas sempre são deixadas de lado pela empresa. Ao abrir o seu próprio negócio, o seu sucesso dependerá de você e os frutos colhidos também serão seus. Entretanto, a motivação para empreender não deve ficar só no papel: é preciso pôr as mãos na massa e começar a agir. Para incentivar você nessa empreitada, listamos algumas vantagens inspiradoras 🤗:

  • Trabalhar com o que gosta: para sermos felizes com a nossa profissão, é preciso gostar do que fazemos. Ao virar seu próprio chefe, você poderá escolher a área com a qual mais se identifica;
  • Liberdade de horários: faça você o seu próprio horário;
  • Criação de uma missão, visão e valores seus: alinhe-os ao que você considera justo;
  • Autonomia nas decisões: você será o responsável pelas decisões tomadas;
  • Parcerias e contratações: as parcerias feitas e os funcionários contratados serão determinados pelos seus critérios;
  • Participação em licitações: com o seu próprio negócio, será possível oferecer o seu serviço ao poder público;
  • Crédito facilitado: quando você tem CNPJ, é mais fácil obter condições de crédito facilitadas;
  • Aumento da renda: se você conseguir ter a sua clientela e gerir seus ganhos de forma correta, verá sua renda aumentar consideravelmente.

Indicações de cursos para virar o próprio chefe

Para virar o seu próprio chefe, é necessário que você esteja por dentro do ramo em que decidiu empreender. Os cursos técnicos podem ser grandes aliados nessa jornada! Além da alta taxa de empregabilidade, os cursos técnicos proporcionam conhecimento prático do mercado e são excelentes meios para você obter autonomia e virar o seu próprio chefe. Separamos 3 para você conhecer. Confira! 👩‍🎓

1. Curso Técnico em Administração

Consagrado no meio dos negócios, Administração é a primeira opção que vem à mente de muitas pessoas quando pensam em abrir um negócio e virar o seu próprio chefe. Ao final do Curso Técnico em Administração, o aluno terá uma boa compreensão de como uma empresa opera, com uma ideia clara de como funcionam seus diversos departamentos (recursos humanos, financeiro, logística, comercial, administrativo etc.) e como estes se integram à rotina do negócio. 

Além disso, o Curso Técnico em Administração oferece uma visão multidisciplinar, permitindo que o aluno não fique restrito ao ambiente do mundo corporativo. Ele vai trabalhar, também, com outras ferramentas muito úteis no dia a dia de uma empresa. Sairá do curso com conhecimentos de informática, comunicação empresarial, estatística, direito, economia, gestão de pessoas e processos, entre outros. 👨‍💼

2. Curso Técnico em Massoterapia

O mercado de massoterapia está em alta e abrir o próprio negócio na área pode ser muito gratificante financeiramente. A busca por cuidados pessoais está cada vez mais alta e constitui uma excelente oportunidade para quem vislumbra virar seu próprio chefe. No Curso Técnico em Massoterapia, o aluno aprenderá a dominar técnicas antigas de relaxamento e conhecerá as práticas mais modernas de massagem. 

O técnico em massoterapia é o profissional especializado em cuidados com o corpo: estéticos, de relaxamento, para práticas esportivas e cuidados pré e pós-cirúrgicos. É capaz de identificar as necessidades do cliente e aplicar a terapia que mais se adeque a cada caso. Além disso, com um diploma de Técnico em Massoterapia, o reconhecimento é imediato e o público valorizará o seu trabalho. 💆‍♂️

3. Curso Técnico em Design de Interiores

Por fim, o Curso Técnico em Design de Interiores também capacita os alunos para serem bem-sucedidos ao abrir o seu próprio negócio. O profissional da área trabalhará com a projeção e decoração de ambientes. O objetivo do serviço é proporcionar conforto, beleza e praticidade para diversos locais, como residências, escritórios, hotéis, lojas, entre outros. 

Algumas das atividades desenvolvidas são: definição de orçamentos e prazos, análise dos móveis, acessórios e cores dos ambientes, administração do serviço dos demais envolvidos no projeto. Entre os tipos de empresas criadas no setor, figuram a consultoria de decoração, a prestação de serviços em fábricas de móveis e a criação de projetos de design. 🪑

Não sabe qual escolher? Faça um teste vocacional!

Sabemos que a escolha de uma carreira é uma tarefa difícil e repleta de dúvidas acerca do futuro profissional. Para orientar esse processo, um teste vocacional é a escolha de muitos jovens e mesmo daqueles que já estão no mercado, mas ainda não se sentem contentes com o que fazem.

Por meio da indicação das suas preferências e da sua personalidade, existem áreas que vão se mostrar mais ou menos interessantes para o seu perfil. Experimente o teste vocacional desenvolvido pela Técnica Geração e descubra a melhores opções de carreira para seu perfil profissional. Assim, será mais fácil encontrar o segmento certo para você investir e virar o seu próprio chefe! 🙆‍♀️

E aí, gostou das nossas dicas? Comente abaixo a área em que você deseja abrir o próprio negócio e compartilhe o post com os amigos!

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967