• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

5 dicas para acertar nos cursos profissionalizantes e conseguir logo um emprego

O sonho de ter uma carreira de sucesso está fazendo muitas pessoas buscarem a melhor alternativa na hora de escolher a sua formação para o mercado de trabalho. Em uma época em que a economia do País ainda está passando pela fase de recuperação, o ensino profissionalizante se torna uma boa opção para quem quer voltar o mais rápido possível ao mercado. Entre as vantagens dos cursos profissionalizantes está o período mais curto para a conclusão dessa formação e o foco do aprendizado, que é voltado para a carreira.

Os cursos profissionalizantes podem ser bastante úteis para diferentes perfis profissionais. Eles são ideais tanto para quem busca um primeiro emprego quanto para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho ou quer avançar na carreira atual, por exemplo. Na hora de escolher um curso de qualificação e a sua instituição de ensino, é preciso avaliar todos os detalhes. Confira, a seguir, cinco dicas que vão ajudá-lo nessa escolha tão importante.

Cursos profissionalizantes: o que eu devo observar antes de fazer a minha escolha

1. Tenha muito claros os seus objetivos

O que você deseja fazer após a sua qualificação é o primeiro ponto que você deve observar antes de escolher entre um dos cursos profissionalizantes disponíveis no mercado. Para isso, faça uma lista de todos os objetivos que você tem em mente. Quer conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Quer dar uma “virada” na sua trajetória profissional ou está em busca do primeiro trabalho?

Escreva a sua lista de prioridades e objetivos em um papel e faça uma análise do que você realmente quer. Você precisa, nesse momento, fazer uma autoavaliação e verificar qual dos cursos profissionalizantes pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos. Relacione o que você mais gosta de fazer e alinhe com os seus desejos profissionais para o futuro.

2. Escolha um curso que combine com o seu perfil

O curso que você escolher precisa estar alinhado com os seus objetivos futuros e também com o seu perfil. Leve em conta, antes de escolher um dos cursos profissionalizantes, os seus gostos, habilidades e conhecimentos pessoais.

Analise bem a área em que você gostaria de atuar e confira quais cursos profissionalizantes estão disponíveis nesse segmento. Faça uma análise das atividades exigidas pela profissão e as suas obrigações para saber se é isso que você deseja.

Não adianta fazer um curso técnico profissionalizante na área de Recursos Humanos se você tem dificuldade de lidar com pessoas ou não tem paciência para administrar os problemas dos seus clientes, por exemplo. Então analise bem os seus objetivos, as suas aptidões e também a perspectiva para cada área nos próximos anos.

3. Busque mais informações sobre o curso

Além de analisar as suas expectativas para o futuro e aptidões, é muito importante pesquisar sobre o curso que você pretende cursar. Avalie a grade curricular, as disciplinas que são oferecidas e o conteúdo que faz parte da formação.

Confira também a carga horária e verifique se ela está de acordo com o que você deseja e com a sua disponibilidade de tempo. Analise a parte teórica e o número de aulas práticas. Cada detalhe dos cursos profissionalizantes é importante.

Se você tiver oportunidade, procure conversar com professores do curso e com profissionais da área. Eles podem dar uma visão mais ampla do curso e da profissão desejada.

4. Analise o mercado

Antes de escolher entre uma das opções de cursos profissionalizantes, o aluno precisa buscar informações sobre como está o mercado de trabalho para aquele profissional. O futuro técnico precisa saber de todas as exigências do mercado e as competências que ele vai precisar adquirir para se tornar um profissional da área.

Alguns cargos exigem uma segunda língua e informática intermediária, por exemplo. Então é bom você buscar mais informações sobre a carreira e o mercado. Analise também as perspectivas de futuro para aquele cargo. As chances de promoção, de valorização salarial e perspectivas para as diferentes áreas de atuação daquele curso. Tudo é importante. Procure também sobre oportunidades de emprego na sua região.

5. Escolha a melhor escola

Tão importante quanto acertar no seu curso profissionalizante é escolher uma escola que ofereça uma formação de qualidade e de ensino comprovada. Procure por uma instituição que ofereça uma equipe de professores com experiência no mercado e uma estrutura adequada que facilite o seu aprendizado.

Para isso, procure saber sobre a história da instituição de ensino e sobre a inserção dos egressos da escola no mercado de trabalho. Pode ser interessante conversar com alunos e egressos da escola para ter mais detalhes sobre a formação que é oferecida pela instituição.

Conheça a Escola Técnica Geração, a instituição com os melhores cursos profissionalizantes

Agora que você já conferiu algumas dicas importantes para acertar na escolha da sua formação entre os cursos profissionalizantes disponíveis no mercado, venha dar o primeiro passo na sua caminhada de sucesso com o melhor ensino técnico de Santa Catarina!

A Escola Técnica Geração, através das suas parcerias com diversas instituições, realiza o encaminhamento profissional dos seus alunos, facilitando o acesso deles ao mercado de trabalho. Além disso, a nossa instituição é referência no ensino técnico profissional em Santa Catarina pois conta com professores qualificados, com experiência no mercado de trabalho e que buscam aperfeiçoamento constante.

Atualmente, a Escola Técnica Geração oferece 10 cursos profissionalizantes, além de contar com cursos de extensão e especializações. Então aproveite esse momento de retomada da economia do país e não fique fora dessa! Entre em contato conosco ou navegue pelo nosso site para ter mais detalhes sobre os nossos cursos profissionalizantes.

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200