• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

5 motivos cursar Técnico Design Interiores
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

5 motivos para cursar Técnico em Design de Interiores

Decidir qual curso fazer para se inserir no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Há vários itens que devem ser considerados, como o seu gosto pessoal e as oportunidades de emprego disponíveis depois que o aprendizado é finalizado. Com a economia brasileira reaquecendo, diversas vagas de trabalho estão surgindo, com especial destaque aos profissionais habilitados em Design de Interiores, profissão com grande demanda no mercado brasileiro.

Apesar de muitos acreditarem que o profissional desse ramo faz apenas a decoração de ambientes, ele realiza diversas atividades. Se você se interessa pela área, leia o nosso post para saber exatamente como é o trabalho de um designer de interiores. Ainda, vamos mostrar 5 motivos para cursar Técnico em Design de Interiores. Confira!

O que faz um designer de interiores?

Esse profissional trabalha com a projeção e decoração de ambientes. O objetivo do serviço é dar conforto, beleza e praticidade para diversos locais, como residências, escritórios, hotéis, lojas, entre outros. Para realizar esse trabalho, o especialista precisa analisar o ambiente e os elementos que vão compor bem aquele espaço.

Algumas das atividades que ele desenvolve são: definição de orçamentos e prazos, análise dos móveis, acessórios e cores dos ambientes, administração do serviço de pedreiros, pintores, eletricistas e outros profissionais que realizam tarefas nos ambientes que fazem parte do projeto.

A escolha dos objetos, como sofás, estantes e tapetes no ambiente, é feita de maneira minuciosa. O profissional pensa no acabamento de cada um dos itens, se a cor vai combinar com o espaço e como ficará a iluminação e funcionalidade daquele local.

Além de pensar nesses pontos técnicos, o designer de interiores não pode se esquecer do que o cliente solicitou. Afinal, o ambiente tem que ser planejado de acordo com o desejo de quem vai utilizar o espaço, certo? Então, essa é uma profissão que exige bastante observação, atenção com detalhes e comunicação com terceiros.

Motivos para cursar Técnico em Design de Interiores

O Curso Técnico em Design de Interiores tem duração máxima de 2 anos. Ele é mais curto justamente para que o estudante possa entrar rapidamente no mercado de trabalho que pede, cada vez mais, profissionais atuantes nesse setor.

Após o fim dessa formação, o profissional recém-formado pode fazer especializações em áreas relacionadas, caso queira aprimorar ainda mais o currículo ou trabalhar em um ramo determinado. Agora veremos 5 motivos para cursar Técnico em Design de Interiores. Vamos lá?

1. Sua criatividade é desenvolvida

Um designer de interiores tem que montar projetos para ambientes e clientes totalmente distintos. Para que o serviço seja bem feito, ele precisa manter-se atualizado, conhecer as tendências e explorar bem a sua criatividade.

Ela deve ser desenvolvida para que um trabalho saia diferente do outro. Afinal, não é a mesma coisa fazer o design de uma clínica, por exemplo, e o de uma residência. Os contratantes querem projetos planejados especialmente para o lugar deles e é assim que um designer deve trabalhar, caso queira ter sucesso no ramo.

Dessa forma, os trabalhos deles serão originais e encantarão os clientes. A criatividade do profissional é um grande diferencial que tem que ser bem trabalhado e explorado em seus projetos. Ter uma boa criatividade é bom para o portfólio, mas também para saber lidar com as adversidades do dia a dia que podem acontecer durante o desenvolvimento de cada projeto.

2. A área de atuação é ampla

Outro motivo para cursar Técnico em Design de Interiores é a diversidade de áreas em que o profissional pode atuar. A mais conhecida é a de decoração e paisagismo de ambientes, mas existem muitas outras em que o Designer de Interiores pode prestar seus serviços.

Na decoração, a estética, a funcionalidade e o conforto do ambiente devem ser considerados e oferecidos pelo projeto do designer. Além disso, o profissional é capaz de atuar no gerenciamento de uma reforma, em que ele é o responsável pela mão-de-obra e orçamento, além da decoração.

O profissional ainda pode escrever sobre o assunto em publicações especializadas, desenhar móveis de decoração e trabalhar criando cenários para filmes, novelas e teatros.

3. O curso é voltado para o mercado de trabalho

Como foi dito anteriormente, o Curso Técnico em Design de Interiores tem duração máxima de 2 anos e tem como objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho. Sendo assim, é natural que as aulas reflitam esse propósito. Então, são dadas atividades práticas que vão formar o aluno de maneira rápida e objetiva para que ele saiba lidar com o trabalho em seu cotidiano.

Além disso, um dos motivos para cursar Técnico em Design de Interiores é que não é preciso fazer grandes investimentos em equipamentos para realizar as aulas. É necessário ter um computador para poder utilizar os programas e ferramentas que auxiliam na montagem de projetos. Entretanto, não há outros gastos extras para o aluno. Esse é um grande atrativo para quem deseja estudar e começar uma carreira rapidamente.

4. Dá a oportunidade de realizar sonhos

Planejar ambientes é muito mais que apenas montar a disposição de móveis e objetos em um cômodo. O resultado desse trabalho é a realização de um sonho para a maioria dos clientes do designer, pois, na maioria dos casos, eles trabalharam bastante para conseguir comprar uma casa, por exemplo, ou montar o negócio próprio.

Então, o serviço do profissional contratado tem uma importância enorme e ele deve fazer de tudo para alcançar o que foi idealizado pelos proprietários do local. Atingir o objetivo dos clientes é uma das maiores alegrias do trabalho, porque você vê que todo o seu esforço, com certeza, valeu a pena.

5. Há a possibilidade de empreender

Para trabalhar como designer de interiores, você pode ser contratado por uma firma de arquitetura, revistas que discutem o tema e suas tendências ou, ainda, você é capaz de se tornar um empreendedor e montar o seu próprio negócio. Muitos profissionais da área fazem essa escolha e criam diversos tipos de empresas no setor, como de consultoria de decoração, de prestação de serviços em fábricas de móveis e de criação de projetos de design.

Geralmente, não é necessário fazer um investimento alto, o que facilita o processo. Contudo, lembre-se de ter um computador adequado para o trabalho e certa experiência para conseguir atrair clientes.

Esses são alguns dos principais motivos para cursar Técnico em Design de Interiores. Essa área é dinâmica e está em alta no Brasil, o que é ótimo para quem deseja rápida inserção no mercado de trabalho. Se esse é o seu caso, o curso pode ser uma boa ideia para você. Entretanto, há outra pergunta que deve ser feita antes de você se decidir.

Depois de ler os motivos para cursar Técnico em Design de Interiores, a profissão lhe agradou?

Se sim, ótimo! Agora, que tal começar a procurar um local e se inscrever?

👉 Conheça o Curso Técnico em Design de Interiores oferecido pela Escola Técnica Geração

💚 Sobre o Curso Técnico em Design de Interiores

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967