• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

5 motivos para cursar Técnico em Enfermagem
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

5 motivos para cursar Técnico em Enfermagem

O mercado de trabalho para Técnicos em Enfermagem só cresce no Brasil. Isso ocorre por diversas razões, como o aumento do número de idosos com necessidade de cuidados especiais e o maior investimento no setor da saúde como um todo.

Se você se interessa pela área, fazer o Curso de Técnico em Enfermagem pode ser uma boa ideia! Entretanto, para ter certeza de que a carreira realmente combina com você, é preciso pesquisar e descobrir mais sobre a profissão. Para conhecer mais detalhes, continue lendo o nosso post.

A seguir, explicaremos o que faz um profissional dessa área, além de mostrar 5 motivos para cursar Técnico em Enfermagem! Vamos lá?

O que faz um Técnico em Enfermagem?

De forma geral, esse profissional trabalha em clínicas, hospitais, centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva, realizando serviços de média complexidade. Ele é responsável por diversas tarefas, como cuidar de pacientes em estado grave, planejar a assistência de pacientes e garantir a segurança e higiene do local de trabalho.

O Técnico em Enfermagem deve ser sempre supervisionado por um enfermeiro, mas isso não significa que a profissão é menos prestigiada. Muitos jovens optam por esse curso, pois ele é mais rápido que uma graduação (tem duração média de 2 anos) e a procura por profissionais da área é alta.

Antes de decidir se deseja cursar o Técnico em Enfermagem, você precisa verificar se está apto(a) para trabalhar com a ciência da arte do cuidar, como é conhecido o serviço realizado pelos profissionais da área. Essa ciência pode ser resumida em 8 passos:

  • Aprender a escutar;
  • Acolher o outro;
  • Aprender com os outros e compartilhar esse aprendizado;
  • Se colocar a serviço das necessidades do outro sem descuidar das próprias;
  • Estar sempre atento(a) e acompanhar as mudanças;
  • Ser coerente em sua comunicação. Essa não é feita somente de palavras, mas também de gestos, atitudes, expressões, tom de voz e silêncio;
  • Não rotular as pessoas;
  • Entender que o tempo é precioso tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Se você acredita que esse tipo de trabalho combina com a sua personalidade, então o curso de Técnico em Enfermagem será ótimo para você! Para não restar nenhuma dúvida de que está fazendo uma boa escolha, no próximo tópico mostraremos 5 motivos para cursar Técnico em Enfermagem!

Motivos para cursar Técnico em Enfermagem

1. Transformar em profissão a vocação de cuidar de pessoas

Cuidar de uma pessoa é diferente de tratá-la. Ambos os trabalhos são extremamente importantes, porém a principal função do técnico em enfermagem é cuidar dos pacientes. Esse serviço envolve dedicação, preocupação e zelo pela situação do indivíduo que se encontra com limitações, sejam elas emocionais ou físicas.

Você será responsável, junto a outros profissionais como médicos e fisioterapeutas, pela administração de remédios, curativos, dentre outras atribuições, sempre pensando na melhora do paciente.

Caso você já possua interesse pelo bem-estar e a saúde de terceiros, esse curso técnico lhe dará a oportunidade de transformar em profissão a sua vocação, pois na prática, todo o seu trabalho será voltado para a recuperação das pessoas.

2. Oportunidades de trabalho em vários segmentos

Um dos principais motivos para cursar Técnico em Enfermagem é que o grau de empregabilidade dos formandos é bem alto, se comparado com outras profissões. Isso acontece porque há bastante demanda para esses profissionais e eles conseguem trabalhar em vários segmentos.

Geralmente, quando se pensa no técnico em enfermagem, os empregos mais lembrados são em hospitais e clínicas. Realmente, essas instituições contratam um grande número de profissionais, porém existem outros locais em que eles podem atuar.

Por exemplo, os técnicos em enfermagem têm a possibilidade de trabalhar em empresas privadas que possuem equipe de saúde, asilos, SPAs, em programas do governo relacionados à saúde e até com atendimento home care, em que o paciente é atendido a domicílio.

3. Flexibilidade de horários

Os técnicos em enfermagem, diferentemente da maioria dos trabalhadores, têm grande flexibilidade de horário, pois podem trabalhar em turnos de 06 horas ou plantões de 12 horas. Sendo assim, eles são capazes de organizar os seus dias conforme desejarem.

Se eles trabalharem 06 horas por dia em uma empresa, por exemplo, podem ter outro emprego ou fazer uma especialização no contraturno. Além disso, o profissional tem mais facilidade para adequar os seus turnos e conciliar demais responsabilidades do dia a dia, como cuidar dos filhos.

Se você tiver que levar as crianças para a escola de manhã, por exemplo, pode optar pelo turno da tarde. Dessa maneira, será capaz de realizar bem todas as tarefas do dia.

4. Gratificação dos pacientes

Como foi dito, esse trabalho exige muita dedicação, porém ele traz em retorno a gratificação dos pacientes. Esse é um dos motivos para cursar Técnico em Enfermagem que mais traz satisfação aos profissionais.

Ao escolher essa profissão, o indivíduo trabalha todos os dias com o objetivo de melhorar o estado físico e emocional dos pacientes. Então, ele realiza tarefas cuidadosas para aprimorar a condição do outro.

Com isso, o técnico em enfermagem ganha o reconhecimento e agradecimento de seus pacientes, que frequentemente se revelam em forma de sorrisos, palavras de gratidão ou até na forma de uma lembrancinha.

5. Boa remuneração

Além da possibilidade de cuidar das pessoas e receber o agradecimento delas, a profissão de técnico em enfermagem também possui um bom retorno financeiro. O salário exato vai depender do local de trabalho, mas a média salarial dos recém-formados no curso é de R$ 1.900,00 para uma jornada de 6 horas por dia.

Como há flexibilidade de horários, o profissional pode aumentar o seu rendimento ao trabalhar em mais de uma instituição ou optar pelo turno noturno ou até em finais de semana. Além disso, quem ainda julgar que não é o suficiente, tem a opção de fazer especializações ou aceitar um emprego em cidades pequenas. Nesses locais, a remuneração oferecida costuma ser maior, pois não existem muitos profissionais qualificados nessas regiões.

Ainda há diversos outros motivos para cursar Técnico em Enfermagem, mas esses são os que chamam mais a atenção dos jovens que estão buscando essa belíssima profissão. Afinal de contas, ter flexibilidade no dia a dia, oportunidades de emprego e receber um bom retorno financeiro e emocional são os principais requisitos que atraem aqueles que gostam de cuidar dos outros.

Depois de ver quais são os principais motivos para cursar Técnico em Enfermagem e o que faz um profissional da área, você acredita que essa é a carreira certa para o seu perfil? Se você acredita que sim, entre em contato conosco e comece a planejar a sua trajetória profissional!

👉 Conheça o Curso Técnico em Enfermagem oferecido pela Escola Técnica Geração, líder de empregabilidade em Santa Catarina!

💉 Sobre o Curso Técnico em Enfermagem

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Enfermagem é uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira na área da saúde, uma vez que esses profissionais são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada – hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967