• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

7 habilidades do Técnico em Design de Interiores

Você sabe quais são as habilidades do Técnico em Design de Interiores? Essa é uma profissão que está em alta e com o mercado cada vez mais aquecido. Afinal, as pessoas se atentaram ao fato de que esse tipo de serviço vai além da estética: ele abrange também criar soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento de espaços funcionais. 

Ter um espaço totalmente planejado é se preocupar com a mente, saúde, segurança e bem-estar de quem vai usar o local. Não somente dos clientes, mas dos profissionais também. Portanto, fazer o design de interiores de um ambiente melhora a qualidade de vida de todos que farão uso dele, seja para uso pessoal ou profissional. 😊

Hoje, vamos saber quais são as habilidades do Técnico em Design de Interiores. Portanto, continue acompanhando este post para entender melhor essa profissão e sua importância na sociedade. Boa leitura!

Quais as habilidades do Técnico em Design de Interiores?

São várias as habilidades do Técnico em Design de Interiores. No entanto, vamos apresentar a vocês as sete principais para desempenhar com maestria essa função. Confira:

  1. Pensamento rápido e objetivo
  2. Uma das maiores habilidades do Técnico em Design de Interiores é ter o pensamento rápido e objetivo. Afinal, é preciso lidar com muitas questões relacionadas a cálculos e exatas. Portanto, um bom profissional da área necessita ter raciocínio lógico e ágil. 🧠

    Isso porque ele vai precisar usar medidas, escalas, projetos estruturais e entender de plantas de arquitetura, com planos elétricos e hidráulicos. Essas são habilidades tratadas ao longo do curso e aprimoradas com a atuação profissional.

  3. Preocupação com combinações
  4. Um bom design de interiores está sempre preocupado com as combinações de um ambiente. Seja dos móveis, cores, materiais que serão utilizados, objetivo de decoração… Ou seja, com tudo o que irá compor o espaço. 🛋️

  5. Planejamento e briefing
  6. Uma das habilidades do Técnico em Design de Interiores é a capacidade de planejar corretamente um espaço, de acordo com as necessidades do cliente. Mas, para isso, é importante que o briefing esteja bem claro, com todas as informações que o profissional precisa para deixar o ambiente agradável, estética e visualmente.

    Por exemplo, se o profissional está fazendo o design de uma casa, é importante que ele saiba as preferências de cores do cliente, o que deve conter ou não no espaço e quais as observações para aquele local. Tudo isso deve ser feito por meio de uma entrevista detalhada com o cliente e anotadas no briefing. 🎨

  7. Interesses por materiais de paisagismo, arquitetura e iluminação
  8. Esses são interesses fundamentais para um bom Técnico em Design de Interiores. Afinal, o profissional irá precisar entender desses materiais para compor harmonicamente os ambientes projetados. 💡

  9. Habilidades gerenciais
  10. Os prazos são bem específicos em um projeto e o cliente é bastante exigente com eles. Portanto, uma das habilidades do Técnico em Design de Interiores é saber gerenciar corretamente um projeto. Especialmente, se ele é dono de uma empresa. 

    Sabendo gerenciar corretamente o seu tempo com os projetos dos clientes é possível alavancar os negócios sem perder prazos, mas com pontualidade. ⌚

  11. Facilidade para harmonizar ambientes
  12. Ao dar de cara com um ambiente vazio, um bom designer de interiores já começa a organizá-lo em sua mente. Sua tarefa é estruturar objetos e móveis corretamente, de forma harmônica e de maneira funcional. Isso tudo para garantir o bem-estar do seu cliente.

    Quando iniciar o trabalho, o Técnico em Design de Interiores precisa de todas as informações sobre a estrutura do local. Inclui-se, aí, também, a metragem do ambiente. Sua tarefa é pensar nos detalhes e no estilo do espaço, destacando sempre o conforto, praticidade e bem-estar do cliente. 🖼️

  13. Preocupação com a funcionalidade das coisas e ambientes
  14. Um local deve ser funcional. Essa é a missão principal de um bom designer de interiores. Afinal, ele não realiza apenas a decoração com foco em referência. Ele agrega conhecimento.

    Por isso, é importante que o designer saiba exatamente qual é a função do local, além de entender qual o tipo de público que aquele empreendimento ou residência irá receber. Por exemplo, se o local for para comportar muitas pessoas, é importante que ele seja amplo e confortável.

    Com todas as percepções do local, o profissional irá apresentar soluções eficientes e que valorizem o espaço. Ele também tem um senso de estética apurado, por isso, a mobília será totalmente funcional, para que o ambiente seja construído de forma agradável. 🚪

Softwares para Técnicos em Design de Interiores

Para que as habilidades do Técnico em Design de Interiores sejam colocadas em prática, há softwares que o ajudam a planejar melhor um ambiente. O mundo é digital, portanto, esse profissional também precisa agregar a tecnologia em suas tarefas.

Atualmente, projetos desenhados à mão não são mais usuais, por conta das constantes modificações demandadas pelos clientes. Até mesmo o esboço inicial do projeto pode ser feito por intermédio da tecnologia. Os softwares de design de interiores existem, inclusive, para facilitar e otimizar o tempo do profissional. Afinal, essas ferramentas possuem inúmeras interações e funcionalidades para que eles possam desenvolver projetos maravilhosos. 🖥️

Veja algumas ferramentas que você poderá utilizar para melhorar a entrega para seus clientes:

V-RAY

Essa é uma ferramenta consistente, rápida e que proporciona ao profissional realizar projetos mais detalhistas e, até mesmo, animações para apresentar ao cliente. Com ela, é possível saber previamente se algo vai funcionar ou não, evitando que algo comprometa o sucesso do seu projeto.

SKETCHUP

Essa é uma ferramenta básica, normalmente usada por iniciantes. O software possui uma interface intuitiva, portanto, o Técnico em Design de Interiores não terá dificuldade para mexer nele.

A ferramenta vem com uma biblioteca de código aberto online de montagens com modelos gratuitos e oferece suporte a plug-ins. Esse é um software para fazer modelagens básicas. Portanto, se você trabalha com projetos mais complexos, terá um pouco de dificuldade.

Como você viu, existem muitas habilidades do Técnico em Design de Interiores. Essa é uma profissão que ajuda a entender bastante sobre espaço e como as pessoas se sentem confortáveis nele. 

Um bom profissional está, ainda, sempre atento aos mínimos detalhes, pois enxerga algo diferente que pode passar despercebido aos olhos de pessoas que não possuem esse dom. Portanto, eles são especialistas, criativos e cheios de conhecimento. 🤓

Gostou de saber mais sobre as habilidades do Técnico em Design de Interiores? Deixe seu comentário.

💚 Sobre o Curso Técnico em Design de Interiores

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967