Entenda a importância do design de interiores para a composição dos ambientes e confira 7 ideias para deixar sua sala de estar mais bonita e aconchegante.
Utilizar algumas técnicas e truques do design de interiores para sua sala de estar pode fazer uma grande diferença no aproveitamento do espaço e, claro, na beleza desse ambiente.
Afinal, quando pensamos em momentos de descanso e relaxamento, logo vem à mente um bom sofá para assistir filmes, ou mesmo um espaço confortável para reunir a família ou receber os amigos, não é mesmo?
Mas como deixar esse ambiente ainda mais aconchegante, de forma prática e econômica? É aí que entra a importância do design de interiores! Pode parecer que não, mas um bom planejamento e projeto de design é capaz de transformar os menores e mais simples ambientes.
Por isso, o design de interiores é capaz de otimizar o espaço e aproveitar os recursos disponíveis de forma criativa. Especialmente em ambientes pequenos, como são a maioria dos apartamentos atualmente.
E para que você consiga deixar sua sala de estar mais bonita e agradável, aproveitando cada espaço, listamos a seguir 7 ideias e dicas de design de interiores.
Conteúdo deste Post
Confira 7 ideias de Design de Interiores para sua sala de estar
Se você deseja transformar a sala da sua casa ou apartamento dando um toque de requinte aliado ao conforto, mas possui um orçamento limitado para isso, utilizar alguns truques de design de interiores para sua sala de estar vai resolver o problema.
Com as 7 ideias que preparamos, é possível renovar o ambiente e alcançar aquela sensação de casa nova que todo mundo adora! Vamos lá?
1. Capriche na escolha do sofá
O sofá é o protagonista de toda sala de estar e por isso vem em primeiro lugar na lista. A partir da escolha do modelo ideal, todo o restante deverá se adaptar a ele. Isso significa que errar na escolha deste item pode trazer alguns problemas, começando por um ambiente cansativo, que parece menor e até mesmo de difícil manutenção.
No caso das salas pequenas, o erro mais comum é o de escolher sofás muito grandes. Do mesmo modo, salas amplas com sofás pequenos demais se tornam desproporcionais e difíceis de decorar.
Por isso, antes de sair comprando um sofá pela beleza ou pelo preço, a regra do design de interiores para sua sala de estar é clara: saiba exatamente o lugar onde ele será colocado e todas as medidas disponíveis. Considere sempre a possibilidade de trocar o sofá de lugar, pois você pode enjoar da posição e, um belo dia, querer mudar tudo.
Caso pretenda utilizar um tapete, a cor do sofá será determinante. Sofás escuros pedem uma peça mais clara no chão, se for estampado ou de cor intensa, o tapete deve ser neutro, e vice-versa.
Para incrementar a decoração, vale apostar em mantas e almofadas, sempre com atenção para a combinação de cores e texturas.
2. Nas salas menores, use cores suaves e claras
Para dar uma sensação de amplitude a uma sala pequena, a dica é usar cores claras e suaves na pintura. Tons pastéis, ou mesmo o branco tradicional, são as melhores apostas do design de interiores para sua sala de estar não parecer tão apertada. Além disso, a luz natural que as cores claras refletem tornam o ambiente mais aconchegante.
3. Invista em quadros criativos
Geralmente nos preocupamos em ocupar os espaços com objetos que ficam apoiados no chão e acabamos nos esquecendo de dar atenção às paredes. Por isso, decorar com quadros é uma ótima forma de dar “vida” à sua sala de estar.
Atualmente, o estilo divertido com frases e xilogravuras está em alta. As fotografias de paisagem também são sempre uma ótima pedida na hora de imprimir personalidade ao ambiente.
Mas seja qual for seu estilo, use a criatividade para decorar com quadros, lembrando sempre de fazer uma composição com algum alinhamento. Você pode usar e abusar de molduras e tamanhos diferentes, mas seguir uma regra de alinhá-los por cima, por baixo ou pelo centro é fundamental, para não dar um aspecto “bagunçado”.
4. Aposte no truque dos espelhos
Entre as técnicas de design de interiores para sua sala de estar ter mais sensação de amplitude está a utilização de espelhos. Além de serem objetos de decoração bastante versáteis, os espelhos podem fazer o ambiente parecer bem maior quando posicionados da forma correta.
Nas salas de estar integradas à sala de jantar, por exemplo, colocar um grande espelho próximo à mesa fará muita diferença para que o espaço se torne mais amplo, sem contar que deixa a decoração mais bonita, realçando a luminosidade e os demais objetos decorativos.
No entanto, é preciso ter atenção para o tamanho e formato ideais, de acordo com cada tipo de sala e espaço disponível. Por isso, o ideal é utilizar somente um espelho na parede e um móvel, como uma mesa de centro espelhada, por exemplo.
5. Misture diferentes elementos
Aproveitando a dica dos espelhos, uma outra boa ideia de design de interiores para a sala é misturar elementos variados, como madeira e concreto, por exemplo.
Uma parede de textura de cimento queimado vai muito bem com móveis de madeira clara, contrapondo as texturas. A madeira pode ser utilizada no painel da TV, numa mesa de apoio ou mesmo numa poltrona com almofadas soltas.
O vidro é outro material que também pode estar presente na decoração, seja em cachepôs, vasos ou mesmo numa mesa de centro. Além de ser fácil de combinar, costuma ter um valor acessível.
6. Aproveite a vitalidade das plantas
Um ambiente pode se tornar muito mais alegre e vivo com a presença das plantas. Além de melhorar a qualidade do ar, a cor verde traz uma sensação de calma e relaxamento, ideais para a sala de estar.
Por isso, não hesite em adquirir um exemplar de Espada-de-são-jorge, um cacto Mandacaru ou um Lírio-da-paz. Estas são plantas de fácil manutenção, caso você não tenha muita prática, e que se adaptam bem aos ambientes internos e podem viver sob luz indireta ou difusa.
7. Lembre da regra do “menos é mais”
Para ter uma sala de estar bem decorada, não significa que você precisa usar tudo que vem à mente. Ao contrário, quanto menos informação, mais leve e agradável o ambiente se torna. Contudo, também não é preciso levar o minimalismo ao pé da letra!
O que queremos dizer é que especialmente num cômodo pequeno, usar somente o necessário e, nesses objetos e móveis, empregar toda sua criatividade e personalidade. A regra do “menos é mais” sempre acompanha o design de interiores, que preza pela qualidade ao invés da quantidade.
Por isso, escolha bem cada objeto. Não entulhe a estante de bibelôs e não coloque mais móveis do que o ambiente suporta, pois isso irá desvalorizar os acertos da decoração.
Transforme seu bom gosto na composição de ambientes em uma carreira
Se você é uma pessoa criativa, de bom gosto e tem prazer em decorar sua casa, que tal unir tudo isso e apostar numa carreira profissional? É isso mesmo! Com um Curso Técnico em Design de Interiores, você pode aliar suas habilidades em decoração com o trabalho, num mercado que não para de crescer.
O objetivo do curso é desenvolver a criatividade do aluno e suas habilidades para projetar espaços e construir ambientes internos práticos, seja em residências, lojas, empresas e muitos outros.
Clique aqui para saber mais detalhes sobre o Curso Técnico em Design de Interiores e transformar um hobby em profissão!
🛋️ Curso Técnico em Design de Interiores
Curso disponível na Unidade Floripa
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Arquitetura ou Design de Interiores: qual a melhor opção?
👉 Quanto ganha um designer de interiores e como especializar-se nessa área?
👉 Entenda como funciona o diploma do curso técnico
👉 O que você vai aprender no Curso Técnico em Design de Interiores?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 7
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?