• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

8 habilidades do Técnico em Enfermagem
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

8 habilidades do Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem tem diversas responsabilidades, como planejar o cuidado dos pacientes, manter a segurança do local de trabalho, higienizá-lo e cuidar de indivíduos em estado grave.

Para realizar essas e outras tarefas com qualidade, esse profissional deve ter algumas habilidades específicas. Se você não sabe quais são elas, continue lendo o nosso post. A seguir, vamos mostrar 8 habilidades do Técnico em Enfermagem para você descobrir se essa profissão combina com o seu perfil.

Confira! 🧐

Habilidades do Técnico em Enfermagem

1. Comprometimento com a saúde

O Técnico em Enfermagem está muito próximo do paciente, cuidando e zelando por seu bem-estar diariamente. O comprometimento com a saúde é uma das principais habilidades desse profissional. Sendo assim, é necessário ser capaz de realizar seu trabalho adequadamente, com ética e visando à melhora do paciente.

Se o Técnico em Enfermagem não demonstrar compromisso real com a saúde, não realizará bem o serviço, porque se preocupará somente com a técnica e executará suas tarefas de maneira mecânica. 

É importante desempenhar bem as atividades técnicas. Entretanto, não são apenas elas que importam na recuperação de um paciente, sendo preciso comprometimento também com suas questões emocionais . A preocupação real dos profissionais envolvidos com a melhora de um indivíduo é essencial para que ele se recupere rapidamente. 😷

2. Capacidade de tomar decisões

Outra das habilidades do Técnico em Enfermagem se relaciona à capacidade de tomada de decisões. Essa habilidade é bastante importante porque, em algum momento, ele terá que decidir o que é melhor para o paciente.

Por exemplo, caso o indivíduo que está internado esteja tendo problemas com um medicamento ou com o próprio tratamento, o Técnico em Enfermagem deve analisar a situação e decidir o que precisa ser feito, possivelmente com a supervisão de enfermagem e/ou equipe médica. 🧠

Apesar de o Técnico em Enfermagem ser sempre supervisionado por um enfermeiro, isso não significa que esse profissional estará por perto em todos os momentos importantes. Sendo assim, o técnico deve ter a capacidade de tomar decisões acertadas mesmo sem ter um superior ao lado.

3. Boa comunicação

Imprescindível à rotina de trabalho do Técnico em Enfermagem é a boa comunicação. Esse profissional deve saber comunicar-se com os pacientes para lhes passar informações sobre seu caso e até mesmo para fazê-los sentirem-se mais confortáveis e mais próximos do técnico que está cuidando deles. 👩‍🔬

A habilidade do Técnico em Enfermagem em comunicação deve estender-se ao seu relacionamento com outros profissionais em geral, para que possa passar as informações sobre um paciente e manter um relacionamento positivo com os demais colaboradores da equipe. Dessa forma, ele será mais bem compreendido tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais com quem compartilha o local de trabalho.

4. Organização

Nesta profissão, é necessário ser organizado. O Técnico em Enfermagem precisa cuidar de vários pacientes ao mesmo tempo. Então, é essencial lembrar-se de cada caso e das necessidades dos pacientes sob seus cuidados.

Entre as habilidades do Técnico em Enfermagem, está a de organizar, por exemplo, que medicamentos devem ser dados a cada indivíduo, qual o tratamento destinado a cada um e quais os cuidados que devem ser tidos com cada paciente. Para não se confundir e fazer tudo da maneira correta, o profissional deve estar sempre atento e manter as respectivas informações sempre organizadas. 🔍

5. Empatia

A empatia é uma das habilidades do Técnico em Enfermagem que também deve ser posta em prática durante a realização do seu trabalho. Trata-se da capacidade de colocar-se no lugar do outro, característica essencial para o bom desenvolvimento de suas funções.

Como esse profissional lida com diferentes tipos de pacientes, que estão passando pelas mais diversas dificuldades, ele deve ser capaz de demonstrar empatia com as dores de cada um, e realizar seu serviço de maneira respeitosa e ética. Ao trabalhar dessa forma, ganha-se também o reconhecimento dos pacientes e suas famílias. 🙏

6. Saber trabalhar em equipe

O Técnico em Enfermagem deve saber tomar decisões. Todavia, é importante que ele se lembre de que não trabalha sozinho. Além de ser supervisionado por um enfermeiro, deve ainda trabalhar em equipe com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e os próprios enfermeiros.

Todos esses profissionais estão envolvidos no tratamento dos pacientes e atuam em partes importantes do processo de melhora do indivíduo. A fim de propiciar ao paciente o melhor auxílio possível da clínica ou hospital em que está se tratando, o Técnico deve procurar lidar da melhor forma possível com os demais especialistas envolvidos em cada caso. 👥

7. Lidar bem com emoções

Uma das habilidades do Técnico em Enfermagem deve ser a capacidade de lidar bem com emoções. Afinal de contas, ao cuidar de vários pacientes, esse profissional irá se deparar com diferentes emoções diariamente.

Geralmente, as pessoas que ficam internadas estão em um momento sensível e cada uma reage de forma distinta. O papel do Técnico em Enfermagem não deve ser julgar essas reações, mas sim respeitar o paciente e ajudá-lo conforme for possível neste período conturbado.

Além de ser compreensivo com as emoções dos pacientes, o Técnico em Enfermagem precisa ainda lidar bem com suas próprias emoções, visto que elas também são influenciadas pelo que acontece no dia a dia. 💉

8. Saber liderar

Assim como saber tomar decisões e trabalhar em equipe, uma das habilidades do Técnico em Enfermagem deve estar relacionada à capacidade de liderar quando for necessário. O técnico continuará realizando tarefas com outros profissionais, no entanto, em alguns momentos, pode ser que a situação exija dele liderança para o bem-estar dos pacientes.

Por isso, essa é uma das habilidades que o Técnico precisa desenvolver, caso ainda não possua. Além das habilidades citadas aqui, para liderar é preciso assumir responsabilidades e saber gerenciar pessoas e problemas. ✊

Para conseguir realizar um bom trabalho, o Técnico em Enfermagem precisa aprimorar essas 8 habilidades. Sem elas, será difícil cuidar verdadeiramente dos pacientes e ser bem-sucedido na carreira.

Depois de conferir essas habilidades, você acredita que a profissão combina com o seu perfil? Analise bem cada uma das habilidades, veja se você já as possui ou se seria necessário desenvolver aquelas que você ainda não tem.

Após essa análise, caso você continue com alguma dúvida, entre em contato conosco para lhe explicarmos mais sobre essa profissão!

💉 Sobre o Curso Técnico em Enfermagem

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Enfermagem é uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira na área da saúde, uma vez que esses profissionais são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada – hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Confira também:

👉 Conheça o Curso de Primeiros Socorros

👉 Profissão de Cuidador de Idosos: Como se Qualificar

👉 Os Principais Desafios de Trabalhar na Enfermagem de Urgência e Emergência

👉 A Importância de Investir na sua Carreira

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967