• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

A importância de investir na sua carreira

Investir na sua carreira profissional e tornar-se um profissional diferente e mais qualificado em relação aos demais podem ser os diferenciais de que você precisa para se destacar mesmo em meio a uma crise econômica. 

Em períodos de instabilidade, todos os setores da economia do país sofrem e, como consequência, o mercado de trabalho também encolhe e fica mais tímido do que em épocas de estabilidade.

Consequentemente, há menos vagas geradas pelas empresas e redução da equipe para promover um corte de gastos. Sendo assim, além de menos contratações, também observam-se mais demissões de funcionários. 

Mas não ache que o mercado de trabalho tem se tornado mais desafiador apenas em períodos de retração da economia: mesmo quando a situação é favorável à abertura de novos postos de trabalho e mais investimentos no país, a concorrência continua acirrada. Isso se explica, principalmente, pela democratização da educação básica e pela expansão de Escolas Técnicas e cursos superiores em todo o Brasil.

Ou seja: se, antigamente, bastava ter o ensino médio completo, hoje em dia ele é apenas um requisito, pois a maioria dos candidatos às vagas disponíveis devem ter muito mais a oferecer. Qual vai ser o seu diferencial?

O mesmo se aplica àqueles que já estão empregados, mas visam a uma promoção ou desejam trabalhar em outro lugar: o que chamará a atenção dos seus superiores? Quais são os avanços conquistados no que tange à sua formação e ao seu progresso na empresa? Como é possível perceber a sua evolução?

A fim de garantir-se em períodos de recessão econômica e ainda estar apto a novas oportunidades de crescimento profissional, é preciso apresentar diferenciais no currículo e estar preparado para enfrentar a concorrência.

Por isso, o tema deste post é a importância de investir na sua carreira e conta com algumas dicas para você não perder esse foco. Assim, ficará mais fácil obter uma direção e conquistar as suas metas, sonhos e objetivos. É só continuar a leitura! 🤓

Escolha a área certa para você

Normalmente, escolher a área em que se deseja trabalhar e, consequentemente, projetar o futuro, é uma das maiores responsabilidades dos jovens que estão no último ano do ensino médio. Ainda assim, este conselho é válido mesmo para aqueles que já se encontram em determinado ramo mas querem mudar de profissão: escolha a área certa para você. Todos nós, com o passar do tempo, vamos conhecendo aquilo de que gostamos e do que não gostamos, as nossas aptidões e as nossas inaptidões, bem como o estilo de vida que queremos levar quando já estivermos empregados.

Por isso, leve em consideração duas perguntas ao escolher a área certa para você e investir na sua carreira: com o que eu seria mais feliz trabalhando e qual profissão mais se encaixa na vida que planejo para mim? É claro que, dificilmente, você encontrará uma profissão que lhe traga somente felicidade ao longo de toda a sua carreira. Independentemente da sua escolha, haverá desafios a serem superados.

Entretanto, o ideal é que, na maior parte do tempo, você esteja contente em trabalhar com o que escolheu. Tenha noção de que, excetuando-se as horas de sono, o trabalho vai ocupar a maior parte do seu dia e a sua vida, em muitos momentos, vai girar em torno dele. Portanto, é de suma importância que você se sinta constantemente motivado, sob pena de tornar-se um profissional frustrado durante a sua vida. 🙅

Informe-se sobre as profissões e carreiras

Continuando o que vinha sido dito anteriormente, escolher a área certa para você não envolve somente suas preferências, mas a situação da rotina profissional e do mercado de trabalho para a profissão que você tem em mente. É importante saber que algumas áreas, como a da saúde, podem contar com rotinas diferenciadas por conta de plantões, por exemplo. Outras podem requerer que você abra mão de alguns finais de semana.

Além disso, para não se decepcionar depois de apostar numa formação e investir na sua carreira, é bom estar a par do mercado de trabalho para a profissão escolhida. Procure fazer uma pesquisa na internet, com familiares e profissionais da área sobre vagas de emprego, habilidades exigidas pela profissão, rotina de trabalho e remuneração média na área. Dessa forma, sua projeção para os próximos anos será mais realista. 🔎

Use as suas experiências

É comum, ao longo da vida, surgirem dúvidas em relação às escolhas que precisamos fazer para definir o nosso futuro, na medida do possível. Quanto mais nos engajamos com diferentes atividades, mais podemos aprender com as nossas próprias experiências. Sendo assim, ao pensar sobre a importância de investir na sua carreira, reflita sobre experiências prévias e tente lembrar-se de estágios, trabalhos voluntários e palestras a que tenha assistido anteriormente e pontuar o que provocou entusiasmo e o que não pareceu ser tão interessante. 💭

Defina metas

Definir metas não é um grande desafio para quem sabe a importância de investir na sua carreira. O estabelecimento de metas bem definidas é, na verdade, o segredo daqueles que conquistam o que desejam. No que tange à sua vida profissional, quais são os seus objetivos? Você quer continuar trabalhando na cidade onde mora ou pensa em se mudar? Se esse for o caso, o que é necessário para que isso aconteça? A partir de quanto tempo de empresa é possível alcançar uma promoção e quais são os passos a seguir? Que direção devo tomar para conseguir um aumento de salário e conseguir viajar para o exterior nas férias?

O fato é que cada um tem as suas predileções e, por essa razão, deverá definir as próprias metas e saber como investir na sua carreira para atingi-las. 🎯

Avalie os conhecimentos que você já possui

Investir em novos conhecimentos é sempre positivo, mas isso não significa que a bagagem que você já carrega deva ser menosprezada. Por isso, avalie os conhecimentos que você já possui e pense em como eles podem contribuir para exercer o cargo que você já ocupa ou deseja ocupar futuramente. Lembre-se de ressaltar os seus pontos fortes e destacar os seus diferenciais: trata-se de “vender o seu peixe”, ou seja, investir no marketing pessoal! 👨‍🎓

Por que investir na sua carreira profissional?

O trabalho é parte significativa das nossas vidas e, por isso, ele é um fator tão importante para o bem-estar e a satisfação. Dessa maneira, quando você decide investir na sua carreira, no seu potencial, consegue alcançar novos patamares dentro da sua carreira, seja uma mudança de área, um emprego melhor ou até mesmo uma promoção.

Além disso, fique alerta ao fato de que, em tempos de crise, as empresas precisam enxugar os gastos, ocasionando cortes expressivos no pessoal de vários departamentos. Nesse contexto, quanto mais qualificações o profissional tiver, menos risco corre de sofrer com uma demissão em massa e, se for caso, maiores as chances de conseguir um novo emprego rapidamente. 👔 

Sendo assim, recomendamos começar a pôr em prática as seguintes dicas:

Trace um planejamento

Seja qual for a área na qual você queira se especializar, é preciso planejar a curto, médio e longo prazo. Isso significa saber em que estágio você está e o que quer conquistar.

No planejamento, você deve incluir todos os passos e ações necessárias para que o seu objetivo seja alcançado, incluindo os custos de cada investimento, que podem ser com livros, viagens, cursos de capacitação etc. 📍

Faça cursos técnicos

Não há um momento certo para investir na sua carreira. A decisão é bem-vinda em qualquer estágio da vida profissional e, até mesmo, antes de ela começar.

Para quem deseja aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho, os cursos técnicos são uma excelente opção. Além de oferecerem aos alunos uma gama variada de áreas e de oportunidades de atuação após a formação, os cursos técnicos contam com diversas vantagens.

Além de serem mais curtos do que cursos de graduação, por exemplo, os cursos técnicos têm um custo menor e são focados no desenvolvimento das habilidades exigidas no dia a dia das profissões. Assim, preparam melhor o profissional para concorrer às vagas oferecidas no mercado de trabalho, já que as empresas estão, mais do que nunca, em busca de perfis específicos e qualificados para fazer contratações assertivas. 👩‍🏭

Atualize o seu currículo

Exibir um currículo atualizado é de suma importância para chamar a atenção dos recrutadores. Por isso, esteja em constante atualização profissional, buscando sempre destacar as experiências e as formações mais relevantes e atuais que você possa apresentar.

Além de ser essencial ter o que colocar no currículo, saber como organizar essas informações é outro fator crucial. Comece com as suas informações pessoais e liste as suas experiências profissionais com um breve resumo das suas atribuições. Logo após, reserve um espaço para elencar os cursos técnicos que fez e as participações em encontros e palestras que sejam relevantes para alcançar o seu objetivo. 👩‍💻

Com o devido planejamento e dedicação à formação complementar, será possível perceber os benefícios de investir na carreira adquirindo mais autonomia e melhores condições de concorrer a diversas vagas no mercado de trabalho.

E aí, gostou do nosso post sobre a importância de investir na sua carreira? Comente abaixo e compartilhe com os amigos! 😉

🤷‍♀️ Possui dúvidas sobre seu futuro profissional?

O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.

Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.

Mais detalhes sobre o Teste

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200