• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

Arquitetura ou Design de Interiores: qual a melhor opção?
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Arquitetura ou Design de Interiores: qual a melhor opção?

Muitas pessoas não conseguem se decidir entre Arquitetura ou Design de Interiores, porque acreditam que os cursos são praticamente iguais e não há diferença entre uma profissão e outra. Entretanto, isso não é verdade.

De forma geral, um arquiteto pode ser responsável pela projeção de espaços, como casas e escritórios. Sendo assim, ele lida com o exterior, com a construção civil e até com o urbanismo. Já um designer de interiores é responsável pelo interior dos ambientes, ou seja, ele organiza e decora os espaços, como salas e cozinhas, considerando a estética, o conforto e a funcionalidade do local.

Se você tem dúvidas sobre essas duas profissões e gostaria de saber mais a respeito dessas formações, continue lendo o nosso post. A seguir, mostraremos quais são as diferenças entre elas. Dessa maneira, você será capaz de decidir se a melhor opção para você é a Arquitetura ou Design de Interiores. Vamos começar?

1. Como é o curso de Arquitetura?

Para saber se a melhor opção para você é Arquitetura ou Design de Interiores, precisamos esclarecer, em primeiro lugar, como é cada curso. Assim, é mais fácil comparar e analisar qual deles está de acordo com as suas expectativas e objetivos.

A formação de Arquitetura tem o objetivo de preparar o estudante para projetar espaços internos e externos. Para realizar bem esse trabalho, o profissional da área tem que pensar não somente na estética do local, mas também observar as características do entorno e quais serão os impactos da construção.

Além disso, outras responsabilidades do arquiteto são: fazer plantas dos projetos, escolher os materiais que serão usados na edificação e planejar espaços belos e funcionais. Ele pode participar de construções assim como de revitalizações.

O curso de Arquitetura pertence à área de Artes e Design, porém, ele contém disciplinas tanto do campo de Ciências Humanas, quanto de Exatas. Durante a graduação, o aluno tem aulas teóricas e práticas sobre diversos temas. Algumas das principais disciplinas são: Desenho Arquitetônico, Cálculo, Computação Gráfica, Paisagismo, Estatística e Geometria.

A grade curricular é bem ampla, pois para realizar as edificações não basta saber desenhar e ter criatividade. O profissional da área precisa ainda conhecer os materiais que são utilizados nas construções, compreender quais são as reações que esses podem ter ao entrar em contato com o meio e os riscos envolvidos na edificação. Sendo assim, é fundamental que a ementa do curso tenha conteúdos de diversas áreas.

O curso de Arquitetura no Brasil está disponível na forma de bacharelado e tem duração de 4 a 5 anos. Para garantir o diploma da graduação, o estudante deve fazer estágio obrigatório e o trabalho de conclusão de curso.

2. Como é o curso de Design de Interiores

O curso de Design de Interiores tem como propósito formar profissionais que saibam planejar ambientes internos de residências, prédios comerciais, entre outros. O trabalho do designer de interiores é fazer com que esses espaços sejam funcionais, confortáveis e belos, assim como os arquitetos fazem com ambientes internos e externos.

No caso do designer, ele deve definir como será a disposição de móveis, as cores do espaço, as texturas, objetos, iluminação e revestimentos utilizados no local. Para fazer um serviço de qualidade, além de ter estudado a área, o profissional precisa ser criativo e manter-se sempre atualizado.

Apesar de ter semelhanças com o trabalho de um arquiteto, há grandes diferenças que tornam a escolha entre Arquitetura ou Design de Interiores mais fácil. Uma das distinções é que o designer não tem autorização para realizar mudanças estruturais em um projeto, como derrubar uma parede ou mudar algo na planta original.

Afinal de contas, os estudos dele não o preparam para isso, já que a formação de Design de Interiores não possui tantas aulas sobre cálculo e estruturação. No Brasil, há mais de uma opção de curso para quem deseja ser designer de interiores.

O estudante pode selecionar entre o técnico, o bacharelado e o tecnológico, sendo que o primeiro é o mais escolhido pelas vantagens que traz ao estudante. Como ele é o mais frequentado, explicaremos de forma detalhada essa opção.

O curso técnico de Designer de Interiores tem duração média de dois anos (metade do tempo de formação Bacharel em Arquitetura) e é voltado para a prática da profissão. Ou seja, a ideia é preparar o aluno rapidamente para que ele esteja pronto para o mercado de trabalho assim que se formar.

A grade curricular é bem diferente da de arquitetura, não exigindo estudo aprofundado de cálculos e edificações. Algumas das principais disciplinas de Design de Interiores são: História da Arte, Representação Gráfica Espacial, Ergonomia, Desenho Técnico, Teoria das Cores e Conforto Ambiental.

👉 Design de Interiores é o curso certo para mim?

3. Mercado de trabalho para arquitetos e designers de interiores

O mercado de trabalho é outro diferencial bem relevante que pode definir a escolha entre Arquitetura ou Design de Interiores. Para começar, é importante afirmar que ambas as profissões têm boas oportunidades no mercado brasileiro.

Um arquiteto tem a possibilidade de trabalhar na projeção de casas e prédios, reformas, projetos de paisagismo e até na coordenação de obras. Geralmente, o profissional é contratado por escritórios de arquitetura ou ele ainda pode montar o seu próprio escritório e trabalhar como autônomo.

Para exercer essa profissão, além de ter um diploma reconhecido pelo MEC, é necessário fazer um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Na hora de fazer a decisão entre Arquitetura ou Design de Interiores, muitos acreditam que a segunda opção é a melhor justamente devido ao mercado de trabalho. Não existem tantos profissionais da área ainda no Brasil e, por isso, há mais demanda que especialistas disponíveis.

Um designer de interiores pode atuar na decoração de ambientes residenciais, comerciais, de eventos, ou seja, em muitos campos. Ele frequentemente é contratado por escritórios de arquitetura, imobiliárias, estabelecimentos comerciais (como shoppings e lojas), entre outros. Além disso, ele tem a possibilidade de trabalhar como autônomo ou, ainda, dar consultoria para demais profissionais e empresas.

Depois de saber mais sobre os cursos e o mercado de trabalho dessas profissões, você já conseguiu se decidir entre Arquitetura ou Design de Interiores? Caso tenha optado pela segunda opção, entre em contato conosco para descobrir detalhes sobre o nosso curso técnico! O curso pode ser feito por pessoas com segundo grau completo ou em andamento. Design de Interiores é um dos cursos disponíveis na Escola Técnica Geração, líder de empregabilidade em Santa Catarina. Acesse nosso site para mais detalhes!

👉 Quanto ganha um designer de interiores e como especializar-se nessa área?

💚 Sobre o Curso Técnico em Design de Interiores

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Design de Interiores capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições, podendo atuar em escritórios de arquitetura e design, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias, além de shoppings e lojas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967