• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Planejamento de Carreira para Técnicos em Recursos Humanos

Você já ouviu falar na carreira para Técnicos em Recursos Humanos? Trata-se de uma formação que possibilita atuar diretamente com gestão de pessoas em qualquer empresa. O conhecimento adquirido no curso torna o aluno competente em temas como o processo de recrutamento, seleção e contratação de funcionários, demissões e aposentadorias, folhas de pagamento, direitos trabalhistas, bem-estar dos funcionários da empresa etc.

O mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos conta com oportunidades em instituições públicas e privadas, indústria e comércio e a possibilidade de consultorias. Assim, pode-se trabalhar como autônomo, sendo seu próprio chefe, ou firmar vínculo empregatício, atuando como funcionário de outra empresa. 

Mas qual é a área que mais emprega esse tipo de profissional? As empresas de colocação e recolocação profissional estão entre as que mais empregam no setor devido à alta rotatividade de funcionários e o aquecimento do mercado. O setor de gestão de pessoas também é promissor para o Técnico em Recursos Humanos, já que as empresas buscam manter o seu quadro de funcionários atuante e sem grandes modificações.

Para isso, as necessidades dos funcionários devem ser supridas. Dessa forma, o Técnico em Recursos Humanos deve estar atento ao desempenho e à satisfação dos trabalhadores de um estabelecimento com a função exercida. 

Para saber mais sobre as aptidões do Técnico em Recursos Humanos e os conteúdos que serão desenvolvidos durante o curso, continue lendo o post contendo planejamento de carreira para Técnicos em Recursos Humanos! 🤓

Tipos de Carreiras

A trajetória que você percorre durante a sua vida profissional define a sua carreira. As funções desempenhadas e tudo o que você aprendeu nos cargos que ocupou são construídos ao longo do tempo e, com a sua evolução, é possível ascender profissionalmente. Mas você sabia que existem diferentes tipos de carreira numa empresa? Confira a seguir. 💼

Carreira vertical: a carreira vertical caracteriza-se pela promoção do funcionário a cargos hierarquicamente superiores, aumentando o seu nível de atribuições e de responsabilidade.

Carreira horizontal: a carreira horizontal diz respeito à evolução do profissional no mesmo cargo, com base na expansão da sua competência e do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido até então. Também é conhecida por “vida útil no cargo”.

Carreira em Y: a carreira em Y recebe esse nome porque seu direcionamento tem dois enfoques – um técnico e outro de gestão. Nela, busca-se valorizar os profissionais pelo seu desempenho no negócio, independentemente de serem “chefes” ou não. Segue a lógica da carreira vertical. 

Carreira em paralelo: a carreira em paralelo se dá semelhantemente à carreira em Y, mas possui três enfoques, em vez de apenas dois, sendo eles: gestão, técnico e administrativo/operacional.

Formas de inserção no mercado de trabalho

O principal objetivo do curso técnico é capacitar os seus alunos para a sua inserção no mercado de trabalho. Mas quais são as formas de iniciar uma carreira para Técnicos em Recursos Humanos? 🤔

Há duas formas principais de se inserir no mercado e planejar a sua carreira. A primeira delas é prestar os seus serviços como autônomo, sendo seu próprio chefe, e a segunda forma é tornar-se funcionário de uma empresa, estabelecendo vínculo empregatício. As duas opções têm seus prós e contras e oferecem diversas possibilidades.

Caso você trabalhe como profissional autônomo, terá a vantagem de ser o próprio chefe e perceber ganhos elevados, a depender da clientela. Por isso, você também deverá pensar na prospecção de clientes e na papelada necessária. O principal serviço prestado pelos autônomos é a consultoria, atuando em áreas como recrutamento, seleção, treinamento e análise de desempenho.

Se você optar por ser funcionário de uma empresa, lidará com os seus clientes internos (gestão dos recursos humanos dos demais funcionários) e poderá atender os clientes externos (aqueles que mantêm a empresa financeiramente por meio da compra dos seus serviços).

Começar como estagiário pode ser uma ótima alternativa para adquirir experiência e estar a par do mercado no momento. Dessa forma, se você apresentar bom desempenho, pode ser efetivado na mesma empresa em que estagiou e dar início à carreira para Técnico em Recursos Humanos. 

Preparação de currículo

Para fazer valer todo o seu investimento nos estudos e concretizar o planejamento de carreira para Técnicos em Recursos Humanos, é necessário apresentar um bom currículo, caso sua opção seja contrair vínculo empregatício. 📃

Tratando-se do “cartão de visitas” do profissional, o currículo deve causar uma boa impressão aos recrutadores, a fim de despertar o seu interesse para chamar o candidato a uma entrevista de emprego. 

Quando for elaborar o seu currículo, leve em consideração aspectos como a sua formação, competências, habilidades e seus diferenciais. Seja claro e conciso. Uma ou no máximo duas páginas são o suficiente, mesmo para aqueles que já têm ampla experiência. Para isso, selecione as suas informações mais relevantes para o cargo almejado e a empresa que está contratando. 

É preciso ser objetivo em relação à área em que deseja atuar e o ambiente em que gostaria de trabalhar, sem apelar para clichês como “aceito qualquer coisa”. Isso demonstra insegurança e falta de motivação por parte do candidato.

Não se esqueça de que a apresentação do texto também é analisada: não entregue currículos em folhas amassadas ou sujas e, caso o envie por e-mail, transforme-o em arquivo PDF. Além disso, é essencial revisar o currículo após concluí-lo e certificar-se de que não há desvios gramaticais da norma culta do português.

Quer saber em detalhes como montar um currículo matador, conferir modelos e conquistar os recrutadores? Baixe nosso ebook gratuitamente clicando aqui!

Deseja iniciar sua carreira na área? Faça um Curso Técnico!

Está começando a sua vida profissional, deseja aperfeiçoar-se ou mudar de carreira? Faça um curso técnico! Trata-se de uma excelente escolha porque o aprendizado durante o curso é aliado à prática do mercado de trabalho. Por essa razão, pesquisas recentes mostram que o mercado emprega mais de 70% dos formados em cursos técnicos. 👩‍💼

Os cursos técnicos têm vantagens como a duração média entre 18 e 24 meses, um investimento menor se comparados a um curso de graduação e alto índice de empregabilidade, por exemplo. Além das empresas privadas, o setor público também oferece vagas para serem preenchidas por técnicos em concursos públicos!

O curso Técnico em Recursos Humanos da Escola Técnica Geração conta com uma vantagem diferenciada: compartilha mais da metade da grade curricular com o curso Técnico em Administração. Basta um semestre a mais para o aluno sair formado com dois diplomas: o de Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Administração! Não perca tempo e confira mais sobre o curso clicando neste link.

E aí, gostou do nosso post sobre planejamento de carreira para Técnicos e Recursos Humanos? Comente abaixo o que mais chamou a sua atenção e compartilhe com os amigos! 😉

Curso Técnico em AdministraçãoCurso Técnico em Administração

🚀 Sobre o Curso Técnico em Administração + RH

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Administração possui duração máxima de 24 meses e capacita profissionais para executar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. A formação permite que o aluno trabalhe em diferentes setores, tais como: gestão de pessoas, financeiro, relacionamento com clientes, operações logísticas, marketing e vendas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967