• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Como conseguir um emprego de forma rápida?

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, pode parecer difícil conseguir um emprego de forma rápida. Mesmo para aqueles que já contam com experiência no currículo, a tarefa de conseguir um emprego novo pode levar algum tempo. 

Para os que estão em busca da primeira oportunidade, o cenário costuma ser ainda mais desafiador. No entanto, isso não deve servir como um motivo para o desânimo, e sim como um estímulo para ficar por dentro das exigências do mercado de trabalho e correr atrás do que é preciso.

Entre os principais requisitos para conseguir um emprego de forma rápida, estão a definição do seu objetivo profissional, currículo atraente, rede de contatos e capacitação. Você vai conferi-los em detalhes ao continuar a leitura do post!

Antes de começar, entretanto, vamos dar um panorama da situação do mercado de trabalho brasileiro e trazer dados relevantes para a sua pesquisa. 🤓

Desemprego e mercado de trabalho: desafios atuais

O ano de 2020 não tem sido fácil para a maioria dos brasileiros: nem para patrões, nem para funcionários. A pandemia de Covid-19 trouxe impactos para praticamente todos os setores da economia. Muitas empresas não conseguiram permanecer abertas ou precisaram reduzir o quadro de colaboradores para manter os lucros. Assim, aqueles que sofreram com demissões ou estão tentando se inserir no mercado de trabalho pela primeira vez estão encontrando dificuldades para conseguir um emprego de forma rápida.

Atualmente, a taxa de desemprego é de 13,6% no país, de acordo com dados de agosto divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se somarmos a esse percentual o número de pessoas que não procuraram emprego durante o mês passado, mas que gostariam de estar trabalhando, chegamos a dados ainda mais alarmantes.

Ao mesmo tempo em que o índice de desemprego é alto, o Brasil convive com o paradoxo da falta de mão de obra qualificada. Mais de 90% das empresas ouvidas pela pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) relataram ter dificuldades para contratar operadores, técnicos e administrativo. Isso revela o nível educacional insatisfatório do país e impacta diretamente na competitividade das empresas nacionais.

Mas onde surgem desafios é possível enxergar oportunidades: o investimento em capacitação abre portas para quem está disposto a aprender e nem sempre conta com experiência para conseguir um emprego de forma rápida. 👷

Por que é tão difícil conseguir emprego sem experiência?

Você já deve ter dito a seguinte frase: “Não consigo uma vaga porque não tenho experiência e não tenho experiência porque não consigo uma vaga”. Com os dados apresentados acima, você já deve ter imaginado por que é tão difícil conseguir um emprego de forma rápida sem experiência. 

Se o desemprego está em alta e há mais pessoas à procura de vagas do que postos abertos, a concorrência fica mais alta, e os profissionais mais bem capacitados e com bagagem em outras empresas tendem a ser contratados no lugar dos candidatos sem experiência no mercado de trabalho.

Isso acontece porque a experiência é vista como resultado da aplicação das suas habilidades e competências nas funções anteriormente exercidas.

Entretanto, não pense que o objetivo de conseguir um emprego de forma rápida não será alcançado se você não tiver experiência. Caso você não possa contar com esse fator, é preciso saber destacar as qualidades que você pode agregar à empresa no momento.

Por isso, preparamos 5 dicas para você conseguir minimizar o que ainda não tem e destacar os seus pontos fortes a seguir. Confira! 👩‍💻

5 dicas para conseguir um emprego mais rápido

Leia atentamente as 5 dicas abaixo para conseguir um emprego de forma rápida e com confiança!

Defina seu objetivo profissional e pesquise sobre cargos e remunerações

Antes de sair mandando currículos para todos os lugares, é importante que você tenha em mente o seu objetivo profissional. Pensar na carreira que deseja seguir é de suma importância e seus impactos serão sentidos ao longo de toda a sua vida. 

Reflita sobre o que você gosta de fazer e em que áreas se enxerga atuando. Lembre-se de que boa parte do seu dia será consumida pelo trabalho. Ter afinidade com a sua função é essencial para o seu bem-estar e a sua produtividade. Você também deve pesquisar sobre o cargo pretendido e a sua remuneração. É possível ascender profissionalmente no cargo escolhido? A remuneração está de acordo com o padrão de vida que pretendo levar? Tenho as características necessárias para trabalhar na área ou posso conquistá-las? Essas são perguntas a serem feitas a si mesmo antes de prosseguir. ❓

Faça uma lista das empresas em que você tem interesse de trabalhar

Sabe aquela empresa em que você sonha em trabalhar desde criança? Ou aquela com que você se identifica demais? Saiba que não importa o seu tamanho, é possível chegar lá! 

Liste as empresas da sua área de atuação e pesquise sobre elas. Em que elas se destacam? Quais são os seus valores, sua visão e sua missão? Quais são as oportunidades lá dentro? Fique de olho no site e nas mídias sociais da companhia. As vagas de emprego são frequentemente divulgadas por esses meios! 

Além disso, caso você seja chamado para uma entrevista, demonstrar que você conhece a empresa e tem pesquisado sobre ela agradará aos recrutadores. 💼

Monte a melhor versão do seu currículo

O seu currículo é responsável pela primeira impressão que os recrutadores de uma empresa terão sobre você. Por isso, para conseguir um emprego de forma rápida, é importante caprichar no documento. Estruturá-lo corretamente, formatá-lo conforme o padrão esperado e saber como apresentar a pouca experiência fazem parte do processo. 

Você pode conferir dicas para montar um currículo matador neste ebook gratuito que preparamos para você. Não se esqueça de revisar seu currículo no final e verificar se ele atende às exigências da empresa descritas na oferta da vaga. 📃

Divulgue seu currículo em plataformas de emprego

Não adianta se dedicar à elaboração do seu currículo se ele não for visto. Por isso, ele precisa estar visível para os empregadores de maneira fácil. Para tanto, nada melhor do que divulgar o seu currículo em plataformas de emprego! Com a internet, você não precisa sair de casa, deslocar-se entre vários estabelecimentos e gastar papel. 

Boa parte das empresas recruta candidatos por plataformas de emprego. Basta cadastrar o seu currículo numa dessas plataformas e inscrever-se nas vagas desejadas. Algumas opções são: GeraEmprego, InfoJobs, Catho, Vagas e Indeed. Não se esqueça de manter o seu currículo atualizado, a fim de mostrar a sua evolução e comunicar que ainda está à procura de emprego. 💻

Busque sua rede de contatos e entre em comunidades profissionais

Quem é vivo sempre aparece, não é mesmo? Para que você seja notado, precisa marcar presença. A fim de conseguir um emprego de forma rápida e na área escolhida, buscar a sua rede de contatos e entrar em comunidades profissionais agilizarão o processo. 

Invista no seu marketing pessoal e ressalte o que você tem de melhor para executivos e demais empregados de determinada organização. Participar de eventos da área é uma excelente oportunidade para fazer networking e ser lembrado quando pintar uma vaga. Virtualmente, o LinkedIn é a comunidade certa para fazer isso. 👥

Busque capacitações que facilitem o ingresso em um novo emprego

Por último, mas não menos importante: qualifique-se! Independentemente da área escolhida, aprender sobre ela nunca é demais. Como recomendação, sugerimos que você opte por um curso técnico se quiser conseguir um emprego de forma rápida com facilidade.

Os alunos se formam em pouco tempo, realizam um investimento baixo quando comparado ao de um curso superior e têm alta taxa de empregabilidade. Mais de 70% dos profissionais que fazem um curso técnico são contratados antes mesmo de finalizar o curso! Atualize-se sobre o mercado, esteja a par das últimas novidades e leia bastante! 👩🏻‍🎓

Gostou das nossas dicas ou tem alguma outra para compartilhar? Comente abaixo e confira nossos outros posts! 🧐

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967