Blog

pretensão salarial processo seletivo - homem entrevistando jovem mulher e olhando seu currículo

Como definir a pretensão salarial ao participar de um processo seletivo?

Quando estamos em uma entrevista de emprego, as coisas parecem se tornar mil vezes mais difíceis, não é mesmo? Quando perguntam sobre a nossa experiência, ficamos com medo de falar alguma coisa errada, assim como quando nos é solicitado definir a pretensão salarial, não sabemos muito bem o que dizer.

Queremos um salário compatível com o nosso conhecimento, capacidade e competência, mas ao mesmo tempo, não queremos assustar o entrevistador, que pode ter um valor mais baixo em mente. Dessa forma, o ideal é que você siga algumas orientações básicas a respeito dessa pergunta nas entrevistas de emprego. 

Neste post, veremos o que é pretensão salarial, porque ela é questionada em entrevistas de emprego, como definir a sua pretensão salarial, o momento mais apropriado de apresentar esse valor em um processo seletivo, entre outras orientações muito importantes. Acompanhe!

O que é pretensão salarial?

O valor que você acha que merece ganhar pelo seu trabalho é chamado de pretensão salarial. Ele não é obtido através da base mínima do sindicato da sua profissão, mas através de uma reflexão profunda e sincera acerca dos seus conhecimentos e da experiência que você possui. 

Além disso, você pode se considerar uma pessoa extremamente competente, e por isso o valor do seu trabalho pode valer mais do que outra pessoa com a mesma qualificação. No momento que você dimensiona todos os critérios, consegue obter a sua pretensão salarial.

Por que as empresas pedem pretensão salarial?

A pretensão salarial pode ser questionada pela empresa no momento em que o candidato se inscreve no processo seletivo, durante a entrevista de emprego, ou até mesmo constar no próprio currículo do candidato. Esse valor é perguntado ao pretendente a vaga, para saber se o valor que ele espera receber está em conformidade com o que a empresa pode oferecer para a posição ofertada. 

Se o candidato espera receber um valor muito além do que a empresa pode pagar, o gestor pode pensar duas vezes antes de contratá-lo, mesmo que o profissional acabe aceitando um valor mais baixo.

Devo colocar pretensão salarial no currículo?

A princípio, não. Porém, se a empresa solicitar que essa informação conste no seu currículo, é necessário que você coloque. Até mesmo para não descumprir uma solicitação do seu possível empregador.

Caso isso não seja solicitado, você pode tratar da pretensão salarial na própria entrevista de emprego, caso você seja habilitado para esta etapa. A entrevista é o momento mais indicado para tratar de valores, especialmente no que se refere ao seu futuro salário.

Mas, afinal, como definir minha pretensão salarial?

A sua pretensão salarial está ligada às suas próprias capacidades e conhecimentos. É preciso que você tenha em mente que os profissionais na sua situação podem ou não ter a mesma base e experiência que você. 

Dessa forma, se você pode ofertar alguma vantagem para o seu empregador, não precisa colocar o mínimo da categoria do seu cargo. Porém, é preciso ter em mente que esse valor deve estar alinhado com os valores do mercado. 

Veja, agora, o que você deve fazer para definir a pretensão salarial:

Pesquise o mercado

Você deve pesquisar o mercado de trabalho e analisar qual é a remuneração média dos profissionais em cargo compatível ao que você pretende assumir. Para isso, você pode fazer pesquisas na internet ou perguntar para amigos, colegas, familiares, entre outras pessoas que trabalhem no mesmo segmento que você. Verifique também se o momento é de expansão ou retração econômica, pois quanto maior o desemprego menores são os salários.

Considere seu custo de vida

Não desconsidere os seus gastos mensais fixos. Você precisa ganhar pelo menos essa quantia para sobreviver. Caso você consiga cortar gastos supérfluos, é possível indicar uma pretensão salarial menor, caso você considere isso necessário para conquistar a vaga desejada.

Avalie sua experiência

É preciso verificar qual a sua experiência no cargo pretendido também. Se você é um profissional iniciante ou acabou de se formar, não peça salários muito acima da média salarial da categoria. Agora, se você já tem experiência no segmento, pode optar por definir a pretensão salarial com um valor maior, com intuito de valorizar essa experiência.

Estabeleça um valor mínimo

Não deixe de estabelecer um valor mínimo. Este valor pode ser o próprio salário mínimo nacional, ou pode ser um salário que você não aceite ganhar menos. O valor da sua pretensão salarial deve ser digno da sua experiência e do seu conhecimento. Ao valorizar o seu trabalho, você também valoriza a profissão que você escolheu exercer.

Quem está empregado deve considerar uma “taxa de risco”

Se você já está empregado, por exemplo, estabeleça um valor mínimo pelo qual você mudaria de emprego, o que chamamos de “taxa de risco”. Esse valor é a diferença da sua remuneração no emprego atual e sua pretensão salarial para mudar de emprego. Como você estará indo para uma nova empresa e não terá o mesmo ambiente de trabalho que você já conhece, essa “taxa de risco” pode evitar que você se arrependa de ter trocado de emprego.

Dessa forma, o mais indicado é que você pegue o seu salário atual e acrescente essa “taxa de risco”, que pode variar entre 0% e 20%, a depender do quão você gosta da empresa atual. 

  • Se você gosta do seu atual emprego, utilize valores próximos ao teto da faixa indicativa (entre 10% e 20%) 
  • Mas, se não gostar, utilize valores próximos ao piso da faixa indicativa (entre 0% e 10%) e tenha mais chances de conquistar o cargo na nova empresa.

Último salário é referência para quem está desempregado

O salário que você ganhava no seu último emprego é uma boa base para definir sua pretensão salarial, pois é um valor condizente com a realidade do mercado de trabalho. Porém, se você mudou de área de atuação, se a economia está em crise ou se o seu trabalho está desvalorizado por algum motivo, considere ganhar menos do que no seu último emprego.

Qual é a hora certa de falar sobre pretensão salarial na entrevista?

A hora certa de mencionar a sua pretensão salarial é o momento em que o entrevistador perguntar. Você não deve levantar essa questão por si só, apenas fale sobre isso quando o entrevistador levantar esse tópico. Caso isso não seja falado até o momento da contratação, você pode perguntar a remuneração do cargo ou definir sua pretensão salarial e negociar diretamente com seu futuro superior.

Agora que você já sabe como definir a pretensão salarial do seu próximo emprego, pode começar a fazer as contas e verificar um valor adequado, que leve em consideração o seu conhecimento e experiência, bem como a realidade do mercado de trabalho. Boas entrevistas!

Conheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica GeraçãoConheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica Geração
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes sobre nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe esse artigo nas Redes Sociais

Receba com exclusividade nossas publicações sobre a Escola Técnica Geração

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades