• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Como escolher a profissão certa para você?

Quem nunca tomou uma decisão e se arrependeu depois que atire a primeira pedra. Podemos ter escolhido mal um traje para determinada situação e receber olhares tortos, pegado uma rua em vez de outra e acabar num engarrafamento ou simplesmente pedido um novo sabor pizza que parecia delicioso – mas o gosto era completamente diferente. 

Estamos fazendo escolhas o tempo todo e muitas delas nem mesmo são conscientes. Entretanto, conforme o nível do impacto dessa escolha na nossa vida aumenta, também deve aumentar o nível da atenção que dedicamos a ela. 👀

Mas como assim?

Se escolhermos mal entre as opções de restaurantes que temos à disposição na praça de alimentação de um shopping, podemos não gostar da refeição e sentir que o nosso dinheiro foi desperdiçado. Contudo, as consequências que essa má escolha terá na sua vida durarão apenas algumas horas no máximo. Além do mais, da próxima vez em que você voltar àquele shopping, é só escolher outro lugar para comer! Fácil, né?

Existem outras escolhas, por sua vez, que demandam um senso de responsabilidade e capacidade de reflexão bem maiores, além de um tempo considerável, porque não são banais e não podem ser trocadas o tempo todo: estamos falando sobre como escolher a profissão certa para você!

Isso não significa que essa escolha seja imutável ao longo da vida. Mas convenhamos que não é tão fácil mudar de profissão quanto trocar o prato que você almoça diariamente, certo?

A escolha de que profissão seguir envolve um projeto de futuro que fixará as suas bases sobre essa escolha: o que você precisará estudar, o tempo que deverá dedicar para isso, a sua afinidade com a área, as possibilidades de crescimento dentro dela, o estilo de vida e a remuneração de quem atua no campo…

Quanta coisa para pensar, não é mesmo? E essa aflição costuma ser ainda maior porque a escolha deve feita, na maioria dos casos, quando somos tão jovens e a nossa cabeça está a mil por hora.

Saiba que a dúvida de como escolher a profissão certa para você é compartilhada por todas as pessoas que também estão na fase de tomar essa decisão tão importante. Você não está sozinho! 🤗

A importância do autoconhecimento para o sucesso profissional

Para saber como escolher a profissão certa para você, exercitar o autoconhecimento é essencial. Será que você já experimentou perguntar-se: “Quem sou eu?” Você pode ter uma surpresa! Mas… O que isso tem a ver com a escolha da profissão? 

Quanto mais conhecimento temos sobre nós mesmos, como raciocinamos, quais são os nossos pontos fortes, quais são as nossas fraquezas, do que gostamos e do que não gostamos, maiores são as chances de escolhermos a profissão certa para cada um de nós.

O processo de autoconhecimento torna as nossas ações e decisões mais bem direcionadas. O exercício de refletir sobre os próprios pensamentos e emoções proporciona mais segurança na hora de decidir que profissão seguir, porque a nossa afinidade com a área em que desejamos nos inserir é elementar. Ela não apenas determinará se seremos felizes ou não com a nossa escolha, mas fará de nós profissionais de sucesso – ou frustração – no ambiente de trabalho.

Por isso, saiba que conhecer a si mesmo é o melhor conselho que alguém pode te dar quanto à escolha da profissão certa para você.

Para ajudar você a se sentir mais seguro durante o processo dessa escolha, preparamos algumas dicas com bastante carinho! Não perca! 🤓

Como escolher a profissão certa para você?

Os passos a seguir são de extrema valia para escolher a profissão certa para você. Vamos conferi-los? 👨‍💻

1) Leve em conta as suas aptidões

A primeira dica está intimamente relacionada à sua jornada de autoconhecimento: leve em conta as suas aptidões. Faça uma reflexão dos seus pontos fortes e aqueles com que você não tem tanta afinidade. Essa análise pode começar com as matérias do colégio mesmo. Se você prefere longas discussões sobre temas socialmente relevantes ao raciocínio analítico e formal da matemática, por exemplo, isso pode indicar que a profissão certa para você talvez não esteja no campo de saber das ciências exatas. 🔢

2) Pesquise o mercado de trabalho dentro da sua escolha

Por mais que fazer o que se gosta seja essencial para ter uma vida profissional feliz e plena, é preciso levar em conta outros fatores essenciais na hora de escolher a profissão certa. Entre eles, encontram-se as oportunidades de atuação. Por isso, além de basear a sua escolha nos seus pontos fortes, faça uma pesquisa no campo de mercado e veja se a profissão que você está prestes a escolher pode lhe proporcionar aquilo que espera para a sua carreira e para o seu estilo de vida. 🥨

3) Converse com profissionais já formados

Se você está prestes a entrar em um mundo completamente diferente do seu, nada melhor do que contar com a ajuda de quem já vive nele para pedir orientações sobre a rotina e as responsabilidades da profissão. Converse com profissionais já formados e que atuam na mesma área pretendida por você. Assim, você será capaz de ter uma visão menos romântica sobre a profissão e enxergá-la como, de fato, ela é. Dessa maneira, poderá avaliar se ela, de fato, corresponde às suas expectativas. 🗣️ 

4) Faça um teste vocacional

Para muitas pessoas, pode ser mais difícil do que o normal escolher a profissão certa. O processo de autoconhecimento quanto a que carreira seguir, neste caso, consegue ser estimulado por métodos que promovam esse conhecimento sobre si mesmo de maneira mais explícita e direcionado às áreas de atuação no mercado de trabalho. Para isso, você pode conferir testes vocacionais na internet. Já conhece o teste vocacional da Escola Técnica Geração? Acesse o link acima para fazer seu teste e depois envie o resultado nos comentários! Lembramos que os resultados não são definitivos e esses testes não substituem a orientação de um psicólogo. 🤷🏽‍♀️

5) Pesquise sobre os cursos disponíveis

Não se trata apenas da área em que você deseja atuar, mas da posição que deseja assumir e do tempo que você pretende investir para alcançar esse objetivo. Pensando nisso, você já cogitou as modalidades de ensino profissionalizante, técnico e superior? 🤔

– Cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são característicos de demandas bastante específicas do mercado de trabalho de determinadas regiões. Por isso, existe pressa na formação desses profissionais e o curso não se estende em partes teóricas do assunto para os estudantes. Sua duração é de, em média, 2 meses a 1 ano. Para se inscrever em um curso profissionalizante, não é necessária nenhuma formação prévia: ou seja, o aluno não precisa ter concluído ou estar cursando o ensino médio para fazer o curso.

– Ensino Técnico

o curso técnico irá abranger tanto questões teóricas quanto práticas para a formação do aluno, com foco nesta última, para que o estudante saia preparado para o mercado de trabalho. A duração de um curso técnico varia de 18 a 24 meses. As taxas de empregabilidade são muito altas e boa parte dos alunos são contratados pelas empresas mesmo antes da conclusão do curso. Os salários também costumam ser mais altos do que a média. Além disso, fornece o subsídio necessário para que o estudante tenha condições de se aprofundar no tema e chegar ao ensino superior com experiência, se este for o caso.

Se você optar pelo Ensino Técnico, sugerimos que você conheça os cursos oferecidos pela Escola Técnica Geração, com alto índice de empregabilidade e mensalidades que cabem no seu bolso!!

– Ensino Superior

Diferentemente das modalidades de ensino citadas acima, que são de nível médio, fazer uma faculdade irá lhe conferir um título do ensino superior. Tal modalidade de ensino proporcionará um nível aprofundado de conhecimento teórico do curso escolhido. Exigirá, no entanto, mais tempo para se formar: em média, um curso superior tem a duração de 4 anos. Além do tempo, as mensalidades dos cursos superiores em instituições privadas de ensino são muito maiores quando comparadas às mensalidades do ensino técnico.

Escolher uma profissão só depende de você

No final das contas, o responsável pela escolha de que profissão seguir é você mesmo. Por isso, leia e ouça com atenção o que lhe disserem e não deixe de levar em consideração a opinião de pais, professores, profissionais da área desejada e psicólogo, se for o caso. Entretanto, a decisão final é sua e você deve sentir-se contente e realizado com ela. 🥰

E aí, gostou do nosso post sobre como escolher a profissão certa para você? Comente logo abaixo e compartilhe com os amigos! 😉

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200