• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Como escolher qual profissão seguir?

A escolha de qual profissão seguir, às vezes, é certa desde que somos crianças. É comum que, nas brincadeiras de infância, seja demonstrada, mesmo que despretensiosamente, a profissão a ser seguida na vida adulta.No entanto, também existem vários casos em que essa escolha sofre alterações ao longo de diversas fases da vida. 

Enquanto existem aqueles que têm diversas opções em mente, há os que não se veem completamente realizados em nenhuma ocupação conhecida. Isso é totalmente normal!

Muitas pessoas, inclusive, trocam de profissão ao longo da vida adulta e são muito bem sucedidas, apesar das mudanças. Todavia, é preciso ter um ponto de partida. Assim, preparamos esse post com dicas para você se sentir mais seguro em qual profissão seguir! 🤓

Os dilemas da escolha da sua profissão

A adolescência é a fase da vida em que mais mudanças ocorrem conosco e com uma rapidez incrível. É um período de autodescoberta e de adquirir um olhar mais crítico para o mundo ao redor. As perspectivas de futuro podem ser muitas mas, nem sempre, isso soa tão positivo. A incerteza em relação à qual profissão seguir gera angústia e orientações são sempre bem-vindas. 

Para o exercício de qualquer profissão, a qualificação técnica sempre é levada em consideração pelo recrutador. Isso significa que a escolha de qual profissão seguir deve refletir-se no curso escolhido pelo aluno, o que ocorre logo após o ensino médio, geralmente.

Uma excelente opção para capacitação técnica são justamente os cursos técnicos, que podem ser feitos, até mesmo, concomitantemente ao ensino médio. Eles apresentam alta taxa de empregabilidade e oferecem formação em diversas áreas requisitadas pelo mercado de trabalho.

Independentemente da profissão desejada, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para fazer a escolha da carreira a ser seguida, a fim de que sua decisão seja devidamente ponderada e lhe propicie satisfação durante sua vida profissional. Confira!

Como descobrir do que eu gosto?

O primeiro passo para decidir qual profissão seguir deve ser pensar no que você realmente gosta. Isso porque a profissão escolhida ocupará um tempo significativo dos seus dias e marcará a sua vida. Dessa maneira, optar por aquilo que não lhe traga prazer poderá ser frustrante. 

É preciso ter o mínimo de afinidade com a área escolhida. É claro que você não precisa gostar de tudo o que terá que estudar e ser apaixonado por todas as atividades desempenhadas no exercício da profissão, mas é importante que você se sinta contente com o que faz no geral.

Nem sempre é fácil descobrir do que gostamos a ponto de decidir seguir carreira no segmento. É preciso ter calma, cautela e um nível razoável de autoconhecimento antes de qualquer coisa. Procure ter em mente as atividades que você realiza com prazer, aquilo em que dizem que você é bom, seus talentos e os pontos que devem ser melhorados. Seus gostos podem revelar a direção certa na qual seguir. 

Se você ainda está em dúvida entre o que gosta pode, pelo menos, listar aquilo que não é do seu feitio. Por exemplo: caso você não tenha facilidade em lidar com o público e se sinta constrangido quando está em evidência, é possível que carreiras que exigem exposição pessoal constante não figurem entre as opções relacionadas por você. Ao descartar possibilidades que não combinam com o seu perfil, será mais fácil elencar aquelas que possuem algum nível de afinidade.

Como decidir qual profissão seguir?

Para facilitar a resposta desta pergunta, preparamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na tomada dessa decisão tão importante na vida de cada um. Vamos lá!

1. Não tenha pressa para fazer a escolha de qual profissão seguir

Escolher qual profissão seguir é uma responsabilidade grande. É preciso dedicar-se a uma formação que, geralmente, dura de 2 a 4 anos. Além do tempo, investimento financeiro e pessoal também são necessários.

Por isso, não tenha pressa para fazer a sua escolha. Tenha calma e pesquise bem as profissões existentes. Converse com pessoas próximas e veja o que elas acham das opções cogitadas por você. No entanto, vale ressaltar que a decisão é sua, portanto pense bem antes de tomá-la.

2. Conheça bem suas áreas de interesse (profissionais e pessoais)

Quanto mais você conhecer a si mesmo, mais fácil será encontrar uma profissão para seguir que lhe traga satisfação pessoal e reconhecimento profissional. Pense sobre tudo aquilo de que você gosta de fazer. O que você mais faz no seu tempo livre? Em que você é bom? Quais áreas despertam o seu interesse? Aquilo que você faz de melhor pode se tornar a sua profissão e proporcionar uma carreira de sucesso. Relacionar as suas áreas de interesse em uma lista facilitará a sua organização durante esse processo.

3. Informe-se sobre as profissões, carreiras e o mercado de trabalho

Nem sempre as representações de profissões exibidas em filmes, novelas, livros etc são fiéis à realidade. O que parece incrível em filmes pode ser bem diferente na vida real. Ao mesmo tempo, aquilo que você sempre achou que seria chato pode mostrar-se, na realidade, uma opção bastante interessante.

Busque informações sobre as profissões que você tem em mente em revistas, jornais, na televisão e na internet. Estar a par da situação do mercado de trabalho também é importante porque, ao formar-se, você precisará inserir-se nele para exercer a profissão e ganhar o seu sustento.

4. Converse com profissionais formados

Conversar com profissionais formados é de grande valia para conhecer o cotidiano da profissão que você tem em mente. Você pode perguntar a eles como foi sua formação, se foi fácil entrar no mercado de trabalho e os desafios enfrentados no dia a dia.

Além disso, você pode perceber o estilo de vida levado pelo profissional e verificar se está de acordo com as suas expectativas para o futuro. Peça à pessoa que seja realista e mostre tanto o lado positivo quanto o lado negativo de seguir a profissão.

5. Valide a sua afinidade com a profissão

O que faz o profissional que atua no ramo em que você deseja trabalhar durante a vida? Saiba que, mesmo depois de formado, é de suma importância que você continue atualizando os seus estudos. Para que isso não seja uma tarefa desagradável, veja quais são as perspectivas para o futuro da área de atuação e se elas agradam você. Haverá bons e maus momentos durante sua trajetória e, se você tiver afinidade com a profissão, saberá contornar os obstáculos e aproveitar as oportunidades.

6. Faça um teste vocacional para escolher qual profissão seguir

Por fim, fazer um teste vocacional para escolher qual profissão seguir é uma ótima escolha para quem tem dúvidas em relação ao futuro profissional. Por meio da indicação das suas preferências e da sua personalidade, há carreiras que vão se mostrar mais ou menos interessantes para você.

Um psicólogo especialista em testes vocacionais pode ser bastante útil para esclarecer qual profissão seguir. No entanto, o teste não é uma fórmula mágica para escolher sua profissão. Trata-se apenas de uma ferramenta para auxiliar você nessa escolha.

Se você desejar, utilize nosso teste vocacional para contribuir em sua busca por qual profissão seguir. O teste é 100% gratuito e com menos de 5 minutos você obtém algumas sugestões de profissões a seguir.

👉 Clique aqui para iniciar seu teste vocacional.

E aí, gostou das nossas dicas de como escolher qual profissão seguir? Compartilhe o post e comente no campo abaixo se já tiver tomado tomado a sua decisão!

🤷‍♀️ Possui dúvidas sobre seu futuro profissional?

O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.

Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.

Mais detalhes sobre o Teste

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967