• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Como se preparar para entrevista de estágio?

O mercado de trabalho tem se mostrado desafiador até mesmo para aqueles que já têm experiência. No ano de 2020, segundo dados da Pnad Contínua, do IBGE, há mais pessoas fora do mercado e desempregadas do que, efetivamente, trabalhando. Sendo assim, não é o momento de vacilar: você precisa saber como se preparar para entrevista de estágio. 

Nos momentos de dificuldade, também surgem as grandes oportunidades. Em vez de desanimar, ouse: pense no que faria com que você se destacasse no processo seletivo para a vaga dos seus sonhos. É hora de potencializar as suas qualidades e investir no que lhe falta para garantir a sua vaga.

De acordo com especialistas, a palavra-chave no currículo é a qualificação. Dessa maneira, é fundamental que o candidato busque cursos técnicos e experiências profissionais capazes de agregar valor ao currículo. Entretanto, essa qualificação deve estar alinhada aos interesses do mercado. Assim, será mais fácil conseguir a primeira oportunidade.

Uma dúvida comum entre jovens que estão entrando no mercado de trabalho é justamente essa: onde começar a procurar oportunidades profissionais para fortalecer o currículo? Uma das respostas está nos estágios, que podem ser realizados antes mesmo de concluir o curso técnico. É no estágio que o estudante começa a ver, na prática, o dia a dia da profissão escolhida.

Mas, para conquistar uma boa vaga de estágio, o candidato precisa passar por algumas etapas. A entrevista é uma delas. Você sabe como se preparar para entrevista de estágio? Pensando nisso, reunimos aqui sete dicas especialmente importantes nesta hora. Confira: 🧐

6 dicas para mandar muito bem na entrevista de estágio

1. Cuidado com a aparência

Que imagem você quer transmitir na sua entrevista? Escolha roupas que ajudem a passar esta impressão aos entrevistadores. Nessa hora, vale saber mais sobre a empresa para garantir que as peças escolhidas estarão de acordo com o seu perfil. Por exemplo: para uma entrevista em uma empresa de tecnologia conhecida por sua informalidade, é mais interessante escolher roupas descontraídas – como calça jeans e camiseta – do que optar por um terno. Ainda assim, é muito importante escolher peças que mostrem que você é uma pessoa séria quando o assunto é o seu futuro profissional. 👩‍💼

Para não errar: preste atenção ao que pode estar escrito na camiseta escolhida, prefira tons de roupas neutros, tome cuidado com a limpeza dos seus sapatos, não use perfumes fortes e demonstre zelo pela aparência, mas não carregue na maquiagem.

2. Pontualidade

Para garantir a vaga, é muito importante passar uma boa impressão na entrevista de estágio. Sabe o que provocaria exatamente o efeito contrário? Atrasar-se. Se você já chega atrasado no dia da entrevista, imagina depois de contratado? A fim de certificar-se de que você será pontual, programe-se para chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência. Além disso, é muito importante estudar o caminho até a empresa antes de sair de casa, para não precisar perder tempo procurando o endereço certo. ⏱️

3. O que os entrevistadores querem ouvir de você

É claro que o que você diz durante a entrevista de estágio tem muita relevância na decisão dos entrevistadores. Mas, afinal, o que eles querem ouvir? De maneira geral, os empregadores esperam contratar pessoas motivadas, comprometidas e que têm interesse em aprender e crescer na empresa. Eles esperam perceber isso nos candidatos por meio das respostas a perguntas como:

  • Por que você quer trabalhar na nossa empresa?
  • Como você lida sob pressão?
  • Como você lida com desafios?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?
  • Quais são as suas motivações profissionais?
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Por que deveríamos contratar você?
  • Quais foram as suas maiores conquistas profissionais e/ou pessoais?

Só é preciso ter cuidado com respostas óbvias e decoradas. Os responsáveis pelo recrutamento sabem identificar quando o candidato está sendo espontâneo, e essa é uma característica que conta a seu favor na entrevista. Pense com antecedência nas respostas que daria a perguntas clássicas, aquelas que são bem comuns em entrevistas de emprego. Contudo, não decore textos e não tente forçar respostas para dar ao empregador aquilo que ele espera ouvir. É muito mais provável que você garanta a vaga sendo você mesmo e reforçando os seus pontos positivos. 🗣️

4. Exemplos reais

Um diferencial positivo é oferecer exemplos reais que reforcem as suas respostas. É muito mais provável o entrevistador lembrar-se de um candidato que disse que um dos seus pontos positivos é ter um bom relacionamento interpessoal, com exemplos reais de como essa característica foi construtiva para trabalhos realizados em grupo na escola, do que de um candidato que respondeu apenas que sabe trabalhar em equipe.

Antes da entrevista, pense em alguns exemplos da sua vida escolar ou de experiências de trabalho capazes de auxiliar o entrevistador a visualizar como as suas características pessoais podem contribuir para o crescimento da empresa. 👼

5. Demonstre interesse pela empresa e pela vaga

Você tem um dever de casa para fazer antes do momento da entrevista, a fim de mostrar que você realmente está interessado em uma vaga de estágio na instituição: pesquise bem sobre a empresa e sobre a sua área de atuação. Isso é muito importante para que você esteja bem preparado para responder a perguntas como: “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?”. Quanto mais bem embasada estiver a sua resposta, mais impressionado o entrevistador ficará. Procure ir além da seção “Sobre nós” que você achou no site da empresa. Pesquise sobre o seu mercado, o prestígio da empresa no segmento em que atua e quais são a sua visão, a sua missão e os seus valores. 

Além disso, existe uma parte da entrevista muito importante, mas que nem todo candidato sabe aproveitar. É o momento em que o entrevistador pergunta se você tem alguma pergunta sobre a vaga ou sobre a empresa. É essencial que o candidato faça alguns questionamentos – relevantes – neste momento, para que o empregador perceba o seu real interesse pela vaga. Perguntas como “Que aspectos do trabalho atual poderiam ter melhor desempenho?” ou “O que você desejaria ver no novo ocupante desse cargo?” irão, com certeza, chamar a atenção. 🙋‍♂️

6. Feche as suas falas com chave de ouro.

Você já parou para perceber que, normalmente, o que as pessoas falam por último é o tópico que continua a conversa? Isso porque o que é dito por último pode funcionar como um pretexto para unir aquilo que você já disse e o que os entrevistadores ainda querem saber sobre você. Por isso, é muito importante que você termine as suas respostas de maneira positiva sempre que possível. Por exemplo: você pode finalizar uma resposta dizendo que, quando concluiu determinado projeto, foi promovido. Assim, a sua promoção, muito provavelmente, será o tema abordado na próxima pergunta. Dessa maneira, você acaba por conduzir a entrevista de forma muito mais favorável para o seu perfil, que está sendo constantemente analisado. 😊

7. Mantenha o celular desligado

Durante a entrevista de estágio, é essencial manter o foco e estar atento à conversa. Por isso, o ideal é minimizar qualquer distração que possa atrapalhar a sua concentração – e o celular é o maior vilão, nesses casos. Mantenha o aparelho no silencioso ou até mesmo desligado. Assim, você se concentra no processo seletivo e aumenta as suas chances de passar uma boa impressão na entrevista. 📴

Lembre-se de que nenhuma entrevista, especialmente a entrevista de estágio, deve ser vista como um bicho de sete cabeças. Antes, trata-se de uma oportunidade para que a empresa conheça o seu perfil e descubra como você pode contribuir com os seus resultados.

Portanto, ainda que seja uma situação tensa, respire fundo antes de começar e busque ser o mais natural possível. Seja otimista nas respostas e foque nos seus pontos positivos. Se você tiver se preparado e seguido as dicas acima, será muito mais fácil passar por esta etapa e conquistar a tão sonhada vaga!

E aí, gostou das nossas dicas de como se preparar para entrevista de estágio? Compartilhe com os amigos! 😉

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967