• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

Como um curso técnico pode me ajudar a passar em concurso público?
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Como um curso técnico pode me ajudar a passar em concurso público?

Em uma economia retraída, é difícil pensar que o setor privado irá contratar mais do que demitir. Isso ocorre porque, com um poder aquisitivo menor, as pessoas consomem menos, reduzindo as vendas das empresas, sendo necessários menos funcionários para atender a demanda remanescente.

Assim, torna-se mais difícil ingressar no mercado de trabalho. Talvez, passar em concurso público – cujas vagas, aliás, são inúmeras para o nível técnico – seja a melhor opção para que você possa construir a carreira dos seus sonhos.

Tratando-se de concurso público, a disputa por uma vaga é ainda mais acirrada do que para qualquer outra vaga em empresas privadas. Para conseguir passar em concurso público, são necessários muito estudo e dedicação. Sabemos o quão difícil é conseguir preparar-se para enfrentar diversos candidatos que também querem passar na prova. 😰

Uma forma inteligente de se preparar para essa batalha é fazendo um curso técnico. Muitas pessoas acham que isso não ajuda muito na hora da classificação final. No entanto, acredite: um curso técnico pode ajudar você a passar em concurso público e pode ser o diferencial na hora da classificação.

Porém, antes de falarmos especificamente sobre a formação técnica, é importante conhecer quais são os níveis de escolaridade que podem ser exigidos em concursos públicos.

Continue acompanhando o nosso post e saiba mais sobre como um curso técnico pode ajudar você a passar em um concurso público! 🤓

Níveis de escolaridade exigidos em concursos públicos

Como são diversas as vagas a serem preenchidas no setor público, existem concursos públicos para todos os níveis de escolaridade. Isso irá depender da função a ser desempenhada e, com certeza, impacta diretamente nos ganhos mensais.

Assim, uma função que não exige conhecimento teórico aprofundado pode ser ocupada por quem tem escolaridade mais baixa. Quanto mais exigente for a vaga, ou seja, maior o nível de escolaridade requisitado, mais bem remunerada será a pessoa aprovada no concurso. 👩‍🎓

Dessa maneira, os níveis de escolaridade exigidos em concursos públicos são:

  • Ensino Superior;
  • Ensino Técnico;
  • Ensino Médio;
  • Ensino Fundamental;
  • Alfabetizado.

Existe concurso público direcionado para quem tem curso técnico?

Como você pôde ver acima, sim! O Ensino Técnico é um dos níveis de escolaridade que encontram vagas específicas em cargos públicos.

Assim, não apenas o conhecimento adquirido em um curso técnico ajudará você na prova, como também garantirá vagas que não poderiam ser preenchidas por quem tem apenas o Ensino Médio concluído.

Além disso, caso o concurso requeira apenas nível médio, fundamental ou alfabetização, o profissional formado em um curso técnico continua apto para disputar a vaga, ganhando inclusive pontuações adicionais pela formação acima do necessário para a vaga. Dessa maneira, só há vantagens ao escolher fazer um curso técnico. 👨‍💻

Com curso de nível técnico pode-se concorrer a vagas de nível superior?

A hierarquia de nível de escolaridade estabelece que o ensino superior está acima do nível técnico. Isso porque o profissional que conta com o ensino superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo –  4 anos e meio em média) tem mais tempo de estudo em determinada área em relação aos profissionais  com formação técnica (24 meses).

Foi nesse sentido que, recentemente, sentenças de tribunais superiores têm decidido que profissionais de nível superior podem assumir vagas destinadas a técnicos de mesma área, mas o inverso não é verdadeiro. 👨‍⚖️

Qual é a diferença entre Técnico e Tecnólogo?

Conforme dito acima, o Tecnólogo é um profissional com ensino superior. Já o Técnico, caso não haja menção a esse tipo específico de formação, é considerado um profissional de nível médio. A principal diferença está no tempo e dinheiro investidos: um Tecnólogo tem duração média de 3 anos, enquanto um curso Técnico pode ter duração inferior a 24 meses.

Apenas para complementar, além do Tecnólogo, o Bacharelado e a Licenciatura também são modalidades de nível superior. Enquanto o bacharel tende a seguir a área da pesquisa no ramo escolhido, o licenciado necessita deste título para se tornar professor.

Por fim, durante o percurso acadêmico do estudante, muitas faculdades permitem que o aluno permaneça estudando algum tempo a mais para obter mais de um desses títulos. 📚

Como saber o nível de formação exigido para um concurso público?

Para saber se um curso público tem vagas para pessoas com o nível Técnico ou qualquer outro, é imprescindível ler todo o edital do certame. Lá, estarão todas as informações de interesse do candidato, como vagas abertas, níveis de escolaridade exigidos, remuneração, datas das provas e dos resultados etc.

Assim, por mais que possamos ter como base as exigências de concursos públicos em um nível geral, cada órgão lança seu próprio edital e suas especificidades. No entanto, nenhum edital pode conter regras contrárias à legislação vigente, ou seja, caso o candidato se sinta prejudicado nesse sentido, poderá entrar com recurso ou acionar o poder judiciário. 📝

A vantagem do curso técnico para passar em concurso público

Os cursos técnicos têm muitas vantagens para quem quer ter uma profissão, bem como para quem almeja passar em concurso público. Além dos cursos técnicos terem duração breve (cerca de dois anos), eles preparam o aluno para o mercado de trabalho, ou seja, uma formação prática focada nos desafios da profissão.

Vale lembrar que, oferecendo conhecimento teórico de qualidade, o curso técnico ajuda o aluno na hora de passar em concursos públicos. Assim, optar por fazer um curso técnico oferece duas principais vantagens: preparo para concurso público e uma profissão demandada pelo setor privado.

Certamente, optar por esse caminho é uma excelente estratégia. Ainda que você não consiga passar em concurso público, há chances de garantir um bom emprego mais facilmente, podendo inclusive dar continuidade nos estudos para o concurso desejado. 👷‍♀️

E os cursos preparatórios para passar em concurso público?

Os cursos preparatórios para concursos públicos também são uma forma de estudar para conseguir se classificar. Entretanto, eles possuem algumas desvantagens, que devem ser levadas em conta na hora de decidir.

Esse tipo de curso auxilia no seu preparo para a realização das provas de concursos, porém eles não oferecem nenhum tipo de certificado ou profissão regulamentada. Servirão, apenas para ajudar você a estudar.

As aulas nesse modelo são totalmente voltadas para fazer você passar em qualquer concurso. Todavia, muitas pessoas acabam fazendo esses cursinhos durante anos sem obter sucesso. O problema, muitas vezes, pode ser a falta de dedicação do aluno. Mudando o seu foco, é bem provável que a aprovação aconteça com mais rapidez.

Se a sua condição financeira permitir, é indicado que você faça um curso técnico para adquirir uma profissão e também um preparatório para passar em concurso público. Dessa forma, suas chances irão aumentar – e muito. 📈

Mas, se a sua situação permite a escolha de apenas uma formação, o ideal é optar pelo curso técnico. Além de ajudar no concurso, o curso técnico garantirá a você uma profissão.

Independentemente do curso escolhido, saiba que, daqui para frente, serão necessários muito esforço e dedicação. Além das aulas, será preciso estudar o restante do conteúdo cobrado nas provas de concursos públicos.

E a última dica, talvez a mais importante de todas: não desista de seus objetivos e mantenha o seu foco sempre!

Gostou do post? Confira outros conteúdos no nosso blog! 😉

🤷‍♀️ Possui dúvidas sobre seu futuro profissional?

O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.

Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.

Mais detalhes sobre o Teste

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967