• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Enfermeira com caixa de remédios e um copo de água - Principais Competências do Técnico em Enfermagem
Avatar Adriana Ferreira Freitas

por

Olá! Meu nome é Adriana, sou jornalista e redatora deste post. Busco selecionar informações úteis e atuais, que auxiliem os leitores no seu cotidiano. Espero que gostem do conteúdo. Boa leitura! Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Conheça as Principais Competências do Técnico em Enfermagem para colocar no seu Currículo

Conquistar um bom emprego é o sonho de todo profissional, independentemente de sua área de atuação. Afinal, quem investe em formação quer ser um profissional bem-sucedido. Um passo bem importante nesta jornada é a preparação do currículo, que é o documento que apresenta o candidato, sua formação, experiência e habilidades.  Diante de um cenário bastante desafiador, em que há um número expressivo de pessoas disputando uma vaga, o currículo deve ser eficaz, apresentar qualidades e conhecimentos que encantem os recrutadores.

Para fazer um bom currículo é preciso atenção e cuidado, tanto com a forma de colocar as informações, como com o português. Além dos dados pessoais – como nome completo, idade, cidade onde mora, perfil no LinkedIn, e-mail, celular etc. – é importante se apresentar adequadamente. Contar brevemente sobre a sua formação, suas habilidades e seus objetivos profissionais, de forma clara e objetiva.

É bom lembrar ainda que, em um processo seletivo, os recrutadores costumam receber centenas de currículos, muitos deles com os requisitos solicitados e outros não. Eles precisam avaliar esse volume alto de informações em um curto espaço de tempo, principalmente nos casos em que a oportunidade é para início imediato.

Sendo assim, utilizam estratégias para agilizar a seleção e diminuir o volume para dar início à qualificação dos candidatos. Uma delas é avaliar os currículos que apresentam no objetivo profissional um resumo da carreira do candidato, suas principais competências, as empresas onde trabalhou, certificações e outros fatores que fazem da pessoa um dos candidatos que não podem faltar no processo. O objetivo profissional deve ser descrito de forma resumida, mas que apresente o histórico das atividades laborais da pessoa, suas qualidades, competências e porque está apta à função.

Qual o perfil do Técnico em Enfermagem?

O Técnico em Enfermagem tem diversas responsabilidades. Normalmente, assume ações planejadas por enfermeiros, como em procedimentos e cuidados com pacientes em estado grave ou em quadros de média complexidade. Atua ainda em centros cirúrgicos, no pós-operatório, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como com cuidados obstétricos e primeiros socorros.

Para prestar um bom atendimento em suas funções, o profissional deve ter algumas habilidades. Entre elas, saber cuidar de pessoas, ter atenção, ser organizado, saber lidar com pacientes e seus familiares e estar atento às demandas de outros profissionais da área da saúde. 

Para quem tem o dom de atuar nesse setor tão humanizado, é fundamental conhecer as habilidades e competências do Técnico de Enfermagem que podem ajudar na primeira vaga. Algumas são técnicas, mas há skills comportamentais que também podem fortalecer um currículo e melhorar as chances de conquistar um emprego na área.

Entre as competências que o Técnico em Enfermagem precisa ter para seu bom desempenho profissional estão:

  • Atenção à saúde e cuidado com o próximo – É preciso ter foco em fazer o trabalho de forma correta, com ética e sempre em busca da melhora do paciente. Além de desempenhar bem as atividades técnicas, é necessário se preocupar com as questões emocionais. Ao tratar o indivíduo em sua integralidade, as chances de ele se recuperar bem são muito maiores.
  • Responsabilidade e Organização – Por tratar de vários pacientes ao mesmo tempo, o Técnico em Enfermagem precisa ser organizado, gerir o tempo de forma eficaz e manter os procedimentos em ordem.
  • Ética – Ter respeito à privacidade do paciente e garantir o sigilo das informações é fundamental no atendimento à saúde.
  • Saber Trabalhar em Equipe – Como nenhum profissional atua sozinho na área da saúde, o técnico em enfermagem precisa ser capaz de trabalhar bem em equipe, sempre respeitando os limites e as qualidades de cada integrante do time. Isso gera um clima laboral mais saudável e harmônico, e transmite segurança e confiança aos pacientes.
  • Liderança – O Técnico em Enfermagem deve estar sempre pronto para assumir a liderança, quando necessário. Apesar de realizar tarefas com outros profissionais, em alguns momentos, pode ser que a situação exija dele liderança para o bem-estar dos pacientes.
  • Boa Comunicação – É imprescindível tanto na atenção ao paciente e aos seus familiares, como no momento de apresentar informações e esclarecer dúvidas sobre o estado de saúde do paciente. A comunicação deve ser de forma clara, compreensível e apropriada. A habilidade estende-se ainda na relação com outros profissionais, para que possa passar as informações sobre um paciente e manter um relacionamento positivo com os demais colaboradores da equipe.
  • Estabilidade e controle para lidar bem com as emoções – É normal que as pessoas internadas estejam em um momento sensível e reajam de forma distinta. O papel do Técnico em Enfermagem não é julgar essas reações, mas sim respeitar o paciente e ajudá-lo neste período conturbado. Além disso, precisam lidar bem com suas próprias emoções, pois também são influenciadas pelo que acontece no dia a dia.
  • Capacidade de Tomar Decisões – Apesar de estar sempre sob a supervisão de um enfermeiro, é importante saber tomar decisões sobre o que é melhor para o paciente, já que, em algum momento, isso pode ser necessário.
  • Empatia e Respeito – Um ponto que não pode faltar no perfil do Técnico em Enfermagem é a capacidade de se colocar no lugar do outro, assim como a consideração às escolhas do paciente. Além da empatia e do respeito, a tolerância às diferenças, como valores, costumes, crenças espirituais etc., são fundamentais. 
  • Conhecimento Técnico e Aprendizado Contínuo – Além do repertório técnico adquirido na formação, o profissional não pode parar de atualizar seu conhecimento, de aprimorar suas práticas e aperfeiçoar suas competências. É importante estar atento às novidades da profissão e reforçar a formação com cursos de especialização, que auxiliam a desenvolver um trabalho de qualidade.

É importante lembrar que os empregadores não querem somente um certificado, eles buscam por profissionais capazes de aplicar todo o seu conhecimento na prática e realizar um trabalho de excelência.

O que colocar no currículo: Competências do Técnico em Enfermagem

Como já vimos, preparar um bom currículo é essencial para que a performance do profissional seja valorizada. Assim, seguem algumas dicas e competências do Técnico em Enfermagem que podem enriquecer o documento:

Registro Ativo no COREN

Ter registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ativo é um requisito técnico solicitado com frequência para quem busca uma vaga de trabalho na área. Para fazer o registro é preciso ter concluído o Curso Técnico em Enfermagem e buscar o Coren da sua região. Alguns conselhos oferecem a opção de fazer o requerimento de forma online.

Os documentos solicitados costumam ser:

Como há diferença de uma região para outra, a lista detalhada de documentos exigidos, assim como o valor da taxa de inscrição e anuidade, pode ser conferida na página do Coren da região do candidato.

Disponibilidade de horário

A disponibilidade de horário para trabalhar em turnos é outro quesito solicitado nos anúncios das vagas de Técnicos em Enfermagem. Se há essa possibilidade, é importante ser destacada no currículo.

Experiência prévia na área

Nem sempre o candidato tem experiência profissional, mas se tiver precisa ser destacada no resumo profissional. Na área de saúde, em especial, a experiência pode valer muito para os contratantes.

Caso o candidato esteja pleiteando uma vaga para a qual já tem experiência, é importante que o recrutador saiba disso logo no início do currículo.

Especializações na Enfermagem

Aqui a dica é a mesma. Caso o candidato tenha especialização na área da vaga oferecida, a informação deve estar em destaque no currículo. O aspirante ao cargo pode escrever os termos exatamente como aparecem no anúncio da vaga.

Capacidade de Trabalho em Equipe

Entre as competências do Técnico de Enfermagem está ainda a capacidade de trabalhar bem em grupo, pois terá que interagir com as equipes de enfermagem, de médicos e de outros terapeutas. Esta é mais uma competência comportamental muito bem-vinda no currículo deste profissional.

Aqueles que ainda não têm experiência profissional na área, mas já trabalharam em outros setores nos quais desenvolveram capacidade de trabalho em equipe, devem também citar a experiência.

Organização

Entre as atribuições e competências do Técnico de Enfermagem estão funções que exigem bastante atenção e organização. Em sua rotina é preciso atender as orientações da equipe de Enfermagem, separar os medicamentos para os pacientes, cuidar de instrumentos cirúrgicos etc.

Essa habilidade pode estar na descrição das atividades do currículo por meio de um exemplo de um trabalho realizado que exige organização.

Formação em uma Instituição de Ensino bem-conceituada

E, é bom lembrar que, a instituição onde o candidato se formou faz toda a diferença na qualificação, assim como nas competências do Técnico em Enfermagem, o que lhe proporciona um peso considerável no currículo. Isso porque competência técnica é requisito obrigatório para trabalhar como Técnico de Enfermagem. E a escola que é reconhecida por sua qualidade de ensino é garantia de profissionais bem preparados para atuarem no mercado.

A formação completa em Técnico de Enfermagem leva em média dois anos e pode ser feita em diversas instituições, ligadas ou não a universidades e hospitais. Há, inclusive, diferentes modalidades, como Educação a Distância (EaD), cursos semipresenciais, em que a parte teórica do curso é apresentada online e a parte prática é realizada presencialmente, e totalmente presenciais. A formação de nível técnico pode ser realizada por quem já terminou o Ensino Médio (EM) ou ainda está cursando a partir do 2° ano do EM e queira fazer os dois cursos ao mesmo tempo.

Cursos TécnicosCursos Técnicos
🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200