Blog

entrevista de emprego - Currículo com ou sem foto

Currículo com ou sem foto? Saiba o que os recrutadores esperam

Apresentar um currículo bem estruturado em um processo seletivo pode ser a porta de entrada para ser chamado para a próxima fase de recrutamento à uma vaga de emprego. Um currículo é como um cartão de visitas, ele é a primeira impressão que o candidato passa à empresa. Para ser bem feito, deve ter informações completas e, ao mesmo tempo, ser objetivo. Apresentar conteúdo de qualidade, com as competências profissionais desenvolvidas pelo candidato e informações que interessam aos contratantes.

Outro ponto importante é apresentar os atributos do candidato que estão de acordo com a vaga disponível; assim como exibir detalhes da vida profissional do pretendente, com a descrição das funções e responsabilidades exercidas.

Além disso, o currículo deve ter uma apresentação adequada, de forma simples e objetiva para que chame a atenção do recrutador. Uma dúvida comum para quem quer disputar uma vaga é se apresenta um currículo com ou sem foto? O que os recrutadores esperam a respeito disso?

Currículo com ou sem foto? Qual a recomendação?

No momento de elaborar o currículo, é comum surgir a dúvida: currículo com ou sem foto? No Brasil, inserir a foto no documento não é uma prática usual. Isto porque é cada vez mais comum as empresas não aceitarem currículos com foto. A explicação é o aumento de denúncias contra discriminações, que ocorriam pelo julgamento das vagas baseado em algum estereótipo. 

A Lei nº 9.029/95 proíbe a discriminação no acesso às oportunidades por “sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros”. Assim, em alguns casos, se o currículo é enviado com foto, há boas razões para eliminar o participante e minimizar os riscos. Mas é bom se atentar a um detalhe, há recrutadores que deixam para buscar a foto do candidato nas redes sociais. Assim, uma boa dica é mantê-las atualizadas e sempre cuidar das postagens.

A iniciativa de solicitar currículo com ou sem foto depende do processo de seleção e da empresa. Caso não seja requerido, o recomendado é não inserir.

O currículo com foto só deve ser enviado caso seja solicitado durante o processo seletivo. Em alguns casos, mostrar alguma característica cultural pode ser um fator bônus para a vaga. A solicitação da foto pode ter o objetivo de atender políticas afirmativas de inclusão e auto declaração.  Neste caso, enviar um currículo com foto que evidencie aspectos importantes pode ser um diferencial.

A prática mais comum de solicitar foto no currículo é quando a aparência é importante para o processo seletivo. Por isso é bom avaliar se a aparência terá relevância ou não para a vaga ofertada.

Quais cargos e profissões demandam foto no currículo?

A foto no currículo deve ser coerente com o objetivo profissional. Há vagas que buscam profissionais de eventos e modelos, assim como de serviços que fazem o atendimento ao público, como recepcionista, promotor de vendas e atendente de loja. Aqui, se determinadas características forem critérios do processo seletivo, a foto será solicitada.

Outra situação em que a foto pode ser necessária é no caso dos cadastros online, como sites de empresas, portais de vagas e redes sociais profissionais. Nesses casos, os próprios perfis trazem o campo da fotografia, e o candidato deve ter uma foto recente e adequada, que mostra um perfil profissional e de boa presença.

Quais são as melhores dicas para colocar a foto no currículo?

Agora, se a pergunta “currículo, com ou sem foto?” já está respondida e a opção é colocar a foto, é importante observar alguns detalhes. A foto deve ser recente, ter boa qualidade, estar nítida e causar uma boa impressão.

Como o currículo é um documento formal, sendo o primeiro contato dos recrutadores com o candidato, é importante passar uma imagem de confiança e simpatia, que reflita o profissional que a pessoa é.

O ideal é produzir uma foto exclusivamente para o currículo. Vamos às dicas?

Plano de Fundo

O melhor plano de fundo é aquele em que o candidato seja o único destaque da foto, assim é importante que seja neutro, como uma parede de cor clara, preferencialmente branca.

Evite ambientes de festas, praia ou passeios.

Vestimenta

Como a roupa faz parte da aparência profissional, o indicado são fotos com vestimentas com este perfil. Discrição é importante neste quesito. Assim, é bom evitar decotes, estampas, regatas e alcinhas.  E, também, fotos com bonés, óculos escuros ou fotos recortadas, que dificultam a visualização do rosto.

👉 Qual profissão mais combina comigo? Confira + Teste Vocacional Online

Angulação

A angulação mais indicada para uma foto de currículo deve ser da altura dos ombros até um palmo acima da cabeça. Fotos tipo selfies ou em poses mais informais, como as usadas em redes sociais, devem ser descartadas. 

A preferência são fotos tiradas de frente, com a câmera posicionada para o rosto, e sem fontes de luz contra a lente. Isso garante que o recrutador possa ver o candidato com nitidez e sem distorções.

Acessórios e Maquiagem

Fotografias de pessoas usando mil e um acessórios, como óculos, gorro, chapéu, lenço, máscara e afins devem ser evitadas. A face do candidato deve ficar visível ao recrutador.

O mesmo acontece quando a pessoa está com a face coberta com muita maquiagem. O excesso pode distorcer a imagem, deixá-la com um visual caricato e até mudar a aparência, o que pode gerar uma impressão negativa sobre o candidato. Mas se optar por usá-la, escolha algo mais natural e sem exageros. O equilíbrio é fundamental.

Acessórios como piercing e bijuterias em excesso também devem ser evitados. Aqui o bom senso também é fundamental. Menos é mais na foto do currículo.

Agora que as dicas foram dadas, já é possível avaliar o que é melhor em cada caso: “currículo com ou sem foto?”  E, no caso de necessidade da foto, já mostramos o caminho para fazê-la de forma que acrescente uma boa imagem do candidato no processo de seleção à uma vaga.

Conheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica GeraçãoConheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica Geração
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes sobre nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe esse artigo nas Redes Sociais

Receba com exclusividade nossas publicações sobre a Escola Técnica Geração

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades