• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados
IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados?

Recentemente, chamou a atenção uma afirmação de Max Gehringer, autor renomado de diversos livros de gestão empresarial, em entrevista para a CNN Brasil, no que se refere ao mundo pós-pandemia de Covid-19 e ao mercado de trabalho. Segundo ele, fazer um curso técnico é a melhor sugestão para quem não quer ficar para trás na busca por um emprego.

“O maior índice de desempregados que nós temos no Brasil, proporcionalmente, está na faixa dos jovens entre 18 e 28 anos com curso superior. Em contrapartida, jovens com Ensino Técnico conseguem facilmente emprego, por existir poucos profissionais com essa formação. Faça um curso técnico.” – Max Gehringer em entrevista para CNN

Já deu para ter noção da relevância dos cursos técnicos para quem deseja trabalhar, não é mesmo? 

Atualmente, a demanda por profissionais de nível técnico nas empresas e indústria brasileiras tem experimentado um crescimento cada vez maior. Por essa razão, os profissionais que contam com esse tipo de formação gozam de reconhecimento no mercado de trabalho e conseguem driblar períodos de forte recessão econômica, que costumam atingir os trabalhadores de baixa ou nenhuma qualificação em cheio.

Apesar do nível de desemprego no Brasil dar a impressão de que não há postos de trabalho em aberto, isso não é uma verdade. Contudo, as vagas que sobram têm uma especificidade: requerem profissionais com mão de obra especializada (técnica) para serem preenchidas. 

Todavia, o Brasil ainda carece de profissionais que contam com o ensino técnico em seu currículo para suprirem essa demanda. 

Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2014, apenas 9% dos estudantes do Ensino Médio cursavam uma formação técnica.

Contrastando esse número com países europeus, no Reino Unido, por exemplo, cerca de 63% dos alunos são formados no ensino técnico de nível médio. Na Alemanha, o percentual é de 50%. Dá para imaginar o que contribui para tornar essas nações tão desenvolvidas, certo?

O país precisa de técnicos em todas as áreas, e a versatilidade desse tipo de formação fará do profissional de nível técnico alguém que não encontrará dificuldades ao se candidatar às vagas da maioria das empresas. É simples: trata-se da lei da oferta e da procura. Se há poucos técnicos, as chances de ser empregado são mais altas e os salários também.

Dessa forma, as oportunidades para quem dispõe de mão de obra qualificada são muitas. A escassez destes profissionais, aliada às vantagens que a formação técnica oferece, como duração, capacitação, valores das mensalidades, empregabilidade e retorno financeiro tornam os cursos técnicos cada vez mais valorizados.

Para deixar você por dentro do universo dos cursos técnicos, preparamos este post contando como eles funcionam, em que áreas estão concentrados e as vantagens que eles oferecem! Assim, você descobrirá por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados. Confira: 🤓

Como funciona o curso técnico

O ensino técnico constitui-se como uma modalidade de ensino reconhecida pela legislação brasileira como formação especial de nível médio. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo”. 

Trata-se de uma formação muito mais simples para quem deseja conseguir um emprego e tem pressa. O curso técnico é mais rápido e pode ser feito tanto separadamente quanto em conjunto com o ensino médio. Por conta disso, a entrada para o mercado de trabalho é bem mais rápida.

As aulas acontecem somente em um turno e aliam a teoria da área em que se inserem à sua prática no mercado de trabalho, proporcionando conhecimento e vivências essenciais à formação de um profissional qualificado. 

É comum que, mesmo antes da finalização do curso, muitos estudantes já estejam empregados. 👷

Quais são os principais Cursos Técnicos?

Entre os principais cursos técnicos, destacam-se Administração, Design de Interiores, Enfermagem, Massoterapia, Nutrição, Radiologia, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Como você pode observar, é possível escolher entre diversas áreas de formação e fazer um curso técnico com o qual você tenha mais afinidade! Se você tiver dificuldade para decidir qual profissão seguir, apresentamos um teste vocacional capaz de auxiliar você durante esse processo. 🤷‍♂️

Como escolher uma instituição de ensino?

A escolha da instituição de ensino para cursar o nível técnico não deve ser deixada de lado: trata-se de uma decisão que impactará diretamente no nível da qualidade dos cursos e, consequentemente, nas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. 

Por isso, ao escolher uma escola técnica, leve em consideração informações como a sua estrutura física, o seu corpo docente, a grade curricular dos cursos, a carga horária das disciplinas, a taxa de empregabilidade dos egressos e os depoimentos de ex-alunos da instituição. 🔎

A importância dos laboratórios para ensino prático

Os cursos técnicos se propõem a um ensino prático. Dessa maneira, é de fundamental importância que o aluno esteja o mais perto possível da realidade do mercado de trabalho durante a sua formação. Para isso, nada melhor do que contar com laboratórios à disposição para atividades práticas! Com laboratórios de ponta, os alunos poderão simular as técnicas e os procedimentos que estarão presentes no dia a dia das suas vidas profissionais. 🥼

👉 Clique e confira: Buscando ensino de qualidade? Confira os laboratórios de ponta da Escola Técnica Geração

Por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados

As indústrias e empresas de várias áreas têm interesse cada vez maior em contratar profissionais formados em escolas técnicas. Confira 6 motivos para você fazer um curso técnico!

1. Menor tempo de duração

Um dos motivos pelos quais os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados é o fato de que o seu tempo de duração é menor se comparado ao de uma graduação. Nem todos desejam ingressar num curso superior logo após o ensino médio. Outros, mesmo que sintam essa vontade, ainda não se sentem seguros na sua escolha para encarar a média de 5 anos de uma graduação. Em vista disso, os cursos técnicos, cuja duração varia entre 18 e 24 meses, têm conquistado muitos alunos. ⌛

2. Alta empregabilidade

A alta empregabilidade é um dos fatores mais preponderantes na explicação de por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados. A sua preparação para o mercado de trabalho atrai as empresas dos mais variados segmentos em busca de profissionais com mão de obra qualificada. Muitos dos estudantes dos cursos técnicos conseguem emprego antes mesmo de concluir o curso.

Pesquisas realizadas pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) apontam que alunos que cursam o ensino técnico têm 70% mais chances de se inserirem no mercado de trabalho do que aqueles com apenas o Ensino Médio regular. 📈

3. Salários acima da média

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE, os profissionais que contam com formação técnica ganham, em média, 18% a mais do que os trabalhadores que fizeram apenas o ensino médio.

Nos últimos anos, as carreiras técnicas têm recebido uma grande valorização e isso se aplica também ao salário. As organizações estão dispostas a investir mais no funcionário que já vem preparado, com aulas práticas focadas naquilo que realmente interessa.

A depender do segmento, os salários dos profissionais técnicos podem superar até mesmo os salários de um profissional com nível superior. 🤑

4. Mais conhecimento na área de atuação

Os cursos técnicos possibilitam formação e atualização profissional. Por essa razão, mesmo profissionais graduados e experientes voltam aos bancos escolares para fazer um curso técnico e aumentar a sua competitividade no mercado de trabalho.

Além de ter disciplinas cujo perfil alia teoria à prática, os cursos técnicos contam com um estágio durante o curso. Isso proporciona mais conhecimento da área de atuação e dos desafios impostos pela profissão. 📒

5. Valorização do currículo

Outra pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem industrial aponta que um diploma técnico valoriza o currículo e é capaz de aumentar a renda do profissional em até 24%. As escolas técnicas credenciadas pelo MEC emitem diploma da formação técnica que é reconhecido nacionalmente. Dessa forma, os cursos técnicos são um excelente diferencial para sair na frente da concorrência na busca por uma colocação no mercado de trabalho. 👨‍🎓

6. Profissionais qualificados

As organizações atribuem grande valor aos profissionais com nível técnico pois estes contam com conhecimento sobre a sua área de atuação e estiveram muito perto da realidade do mercado de trabalho durante a sua formação. Por isso, a qualificação configura-se como um dos motivos por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados.

E aí, gostou do nosso post explicando por que os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados? Comente abaixo e compartilhe com os amigos! 😉

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200