Você sabia que atualmente há muito mais vagas para técnicos em enfermagem do que para enfermeiros? Um estudo realizado em parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), intitulado Pesquisa Perfil da Enfermagem, mostra que 80% das vagas do setor são ocupadas por técnicos, enquanto apenas 20% são ocupadas por enfermeiros.
Neste post vamos compartilhar informações sobre a especialização em obstetrícia para técnicos em enfermagem, uma profissão muito demandada no mercado de trabalho. Para entender o que faz, quanto ganha e maiores detalhes voltados para esse tipo de profissional, acompanhe o post e confira todos detalhes!
Conteúdo deste Post
O que é obstetrícia?
A obstetrícia é uma área da Medicina focada na segurança e saúde integral da mulher em todo o período da sua gestação e também durante e depois do parto, para auxiliar a mãe e o bebê nos primeiros dias de vida dele. Saúde integral quer dizer que a mulher grávida não é apenas um corpo que muda, pois a gravidez provoca alterações que vão além do estado físico.
Há diferentes profissionais especializados em obstetrícia e cada um deles é essencial para acompanhar este momento tão delicado da vida da mulher. Sendo assim, é muito importante que ela possa contar com uma equipe bem qualificada, sensível e capaz de oferecer o acompanhamento e a assistência necessários para que ela e seu bebê possam desfrutar de segurança e qualidade de vida.
Diferença entre Obstetra e Técnico em Enfermagem com especialização em Obstetrícia
A diferença entre estes profissionais tem a ver com a formação e as intervenções que eles estão autorizados a realizar.
O Técnico em Enfermagem com especialização em Obstetrícia atua em partos normais de baixo risco e faz atendimento pré-natal e pós-parto. O diferencial da profissão está pautado pela condução do parto uma forma ainda mais humanizada, dando total suporte à mãe e ao médico obstetra.
Já o obstetra é o profissional que se forma em Medicina e faz residência em Ginecologia e Obstetrícia. O médico obstetra acompanha o pré-natal, solicitando todos os exames pertinentes a cada período gestacional, diagnostica e trata patologias, presta assistência ao parto normal, tanto de baixo como de alto risco, e realiza parto fórceps e cesarianas.
O que faz um técnico em enfermagem especializado em obstetrícia?
Além do que foi apresentado no tópico anterior, o técnico em enfermagem especializado em obstetrícia possui sólida formação e conhecimentos em assistência às gestantes, devido a sua importância em relação ao aspecto reprodutivo-sexual no contexto da vida humana. Com isso, contribui para o desenvolvimento da Enfermagem no campo da Saúde Materna e Obstétrica.
Este profissional acompanha todas as fases do ciclo gravídico-puerperal, sendo responsável pelo atendimento à mulher durante a gestação, o parto e o pós-parto. Ou seja, realiza o pré-natal, assiste e auxilia o parto e também é o responsável pela assistência à mulher no pós-parto.
Tais cuidados, que também estão associados ao atendimento às necessidades físicas, emocionais e socioculturais das mulheres, podem ser prestados em instituições de saúde públicas e privadas, como maternidades, centros de parto normal, casas de parto, ambulatórios, unidades básicas, instituições de ensino e no próprio domicílio da mulher.
Aumento na demanda por cuidados obstétricos
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que as mulheres brasileiras estão tendo filhos cada vez mais tarde. Em 2005, o percentual de mães entre 30 e 39 anos era de 22,5% e, em 2015, o número saltou para 30,8%.
Maiores riscos de saúde, tais como aumento da chance de desenvolver diabetes e hipertensão, bem como a possibilidade de parto prematuro, estão presentes nesta faixa etária, algo que exige maiores cuidados dos profissionais que lidam com esse público.
Outro dado importante a saber é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está cada vez mais comprometida na promoção de divulgação de informações relativas a saúde materna e perinatal, visando a implementação de políticas que preservem o direito das mulheres ao acesso a cuidados de prevenção, tratamento e demais intervenções necessárias para a fase gestacional, de parto e pós-parto.
As recomendações da OMS envolvem temas como atendimento pré-natal para uma experiência gestacional positiva, prevenção e tratamento de infecções maternas no período periparto, melhora nos desfechos clínicos nos partos prematuros, prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto em instituições de saúde, intervenções para priorizar o trabalho de parto normal, entre outras.
Informações como estas e como as dos resultados da pesquisa mencionada no início deste post são relevantes para quem deseja investir na especialização técnica em obstetrícia, uma área que tende a crescer cada vez mais no Brasil. A especialização é uma forma de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, o que pode representar maiores ganhos salariais.
Quanto ganha um técnico em enfermagem especializado em obstetrícia?
De acordo com pesquisa divulgada pelo site salario.com.br, a média salarial varia entre R$ 1.773,48 e R$ 3.197,51 no regime de CLT em todo o Brasil, embora existam regiões e até mesmo instituições que ofereçam maiores salários, conforme a experiência e competência do técnico em enfermagem com esta formação. O perfil profissional mais comum encontrado é de mulheres com ensino médio completo e a carga horária de trabalho semanal média é de 39 horas.
Sobre o Curso de Especialização Técnica em Obstetrícia
Para fazer o curso de especialização, é necessário ser formado em Técnico de Enfermagem ou estar cursando o final do segundo módulo. A duração é de 240 horas de aulas teóricas e 120 horas de estágio. As aulas acontecem aos sábados e são quinzenais.
Conclusão
Como você pôde ver, a especialização em obstetrícia é uma ótima opção para quem se identifica com esta área da saúde tão fundamental para possibilitar que mulheres e recém-nascidos recebam os cuidados por meio de uma perspectiva mais humanística, garantindo que tenham, dessa forma, mais segurança e qualidade de vida.
Até a próxima! 😉
🩺 Sobre a Especialização Técnica em Obstetrícia
Este profissional acompanha todas as fases do ciclo gravídico-puerperal, sendo responsável pelo atendimento à mulher durante a gestação, o parto e o pós-parto. Ou seja, realiza o pré-natal, assiste e auxilia o parto e também é o responsável pela assistência à mulher no pós-parto.
Tais cuidados, que também estão associados ao atendimento às necessidades físicas, emocionais e socioculturais das mulheres, podem ser prestados em instituições de saúde públicas e privadas, como maternidades, centros de parto normal, casas de parto, ambulatórios, unidades básicas, instituições de ensino e no próprio domicílio da mulher.
Confira também:
👉 5 motivos para cursar Técnico em Enfermagem
👉 Mercado de trabalho para o técnico em Enfermagem especializado em Obstetrícia
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 10
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?