Entenda como funciona o estágio no curso técnico, como é previsto na lei e quais práticas vão te ajudar a conseguir um.
Por serem uma formação que demanda menos tempo e totalmente focada na preparação do aluno para atuar em um determinada área, os cursos técnicos encurtam o caminho para o ingresso no mercado de trabalho.
Para as empresas, um curso técnico é um enorme diferencial na hora de contratar novos funcionários, pois os alunos são preparados com foco na especialidade técnica cursada e podem assumir plenamente suas funções sem muito aprendizado adicional quando contratados.
O resultado disso, são mais e melhores ofertas de trabalho. No entanto, para ingressar no mercado com ainda mais facilidade, é preciso de um estágio no curso técnico. Assim, a adequação e desempenho do profissional são melhores ainda.
Mas como funciona esse tipo de estágio? Você sabe? Continue a leitura para aprender e, no final, te ensinaremos algumas práticas que vão te ajudar a conseguir um estágio no curso técnico.
Conteúdo deste Post
Como funciona o Estágio no Curso Técnico?
Por se tratar de uma modalidade de ensino ainda desconhecida por muitos, é comum que as pessoas não saibam da existência ou não entendam como funciona um estágio no curso técnico.
No Ensino Técnico, uma modalidade de extrema importância no sistema educacional brasileiro e que atrai a atenção das empresas, também existe o estágio para preparar os alunos e facilitar seu ingresso no mercado de trabalho.
Um curso técnico é uma formação que fica entre o ensino médio e o nível superior, mas isso não quer dizer que se trata de um curso inferior a uma faculdade. Na verdade, o que muda é o foco.
Enquanto uma faculdade prepara seus alunos para entenderem a área como um visão ampla e carregada no teórico, o curso técnico forma alunos com um foco mais na prática de sua área e funções executadas.
Isto porque, o objetivo desses cursos é preparar os alunos para realizarem o trabalho em uma área específica de seu segmento.
Quer um exemplo?
Na faculdade de ciências da computação, os alunos aprendem desde como os componentes são fabricados até a parte de manutenção. No final do curso, podem escolher um nicho para atuar. No caso de um curso técnico em desenvolvimento de sistemas, os alunos aprendem e praticam exclusivamente a programar e desenvolver sistemas de informação.
Entendeu a diferença?
Além disso, os cursos técnicos formam profissionais em praticamente metade do tempo que levaria em uma faculdade. É essa a ideia deste nível de formação na verdade, por isso a maioria desses cursos têm entre 18 e 24 meses de duração.
Hoje, os cursos técnicos são divididos pelo MEC (Ministério da Educação) em 12 eixos tecnológicos segmentados em 185 cursos diferentes. Confira quais são esses eixos:
- Ambiente, Saúde e Segurança;
- Apoio Educacional;
- Controle e Processos Industriais;
- Gestão e Negócios;
- Hospitalidade e Lazer;
- Informação e Comunicação;
- Infraestrutura;
- Militar;
- Produção Alimentícia;
- Produção Cultural e Design;
- Produção Industrial;
- Recursos Naturais.
Estágio no Curso Técnico: o que diz a lei?
Mesmo quando um estágio não é considerado uma atividade obrigatória ele é visto como uma regra, pois é nele que o aluno colocará em prática todo conteúdo transmitido nas aulas.
Um estágio no curso técnico segue as mesmas diretrizes dessa atividade na faculdade, pois assim como no nível superior ele também faz parte do planejamento pedagógico dos cursos e possui o mesmo objetivo de ajudar o aluno a aprimorar na prática o conhecimento acumulado e levar essa experiência como bagagem em sua vida profissional.
De acordo com a Lei do Estágio (n° 11.788/200) são aptos a praticá-lo os “educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Por isso, os estudantes de cursos técnicos também são enquadrados no direito de fazer estágio.
Confira como funcionam os principais pontos dessa lei em relação ao estágio no curso técnico.
Vínculo empregatício
Assim como um estágio no nível superior, os estágios de nível técnico também são regidos pela CLT. Isso quer dizer que não possuem encargos sociais algum nas contratações deste tipo.
Contrato de estágio
A contratação de um estagiário é formalizada pelo Termo de Compromisso de Estágio e não pela Carteira de Trabalho, como na contratação CLT.
Período de estágio
A duração do estágio no curso técnico não pode passar de 2 anos na mesma empresa. Essa condição só é alterada em casos de estagiários portadores de deficiência.
Jornada de trabalho
A jornada máxima de trabalho durante o estágio técnico não pode passar de 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Período de prova
Durante os períodos de prova, o estagiário tem o direito de reduzir sua carga horária pela metade (3 horas) para que possa se preparar adequadamente, desde que essa condição esteja prevista em seu Termo de Compromisso de Estágio e acordada previamente com o contratante.
Bolsa-auxílio
Quando o estágio é de caráter não obrigatório, o aluno tem por direito a concessão de bolsa-auxílio, esta que também deve ser acordada previamente no Termo de Compromisso do Estágio.
No caso dos estágios obrigatórios, a concessão de bolsas ou outra forma de contraprestação é totalmente facultativa, como previsto no Art.12 da Lei 11.788/2008.
Seguro de acidentes pessoais
Quando um acidente envolve um estagiário o aluno está coberto nos casos de invalidez permanente, total ou parcial, ou morte. Em quaisquer desses cenários, o valor da indenização deve constar no Certificado Individual de Seguro de Acidentes Pessoais e estar obrigatoriamente compatível com os valores de mercado.
Férias
O estágio não possui férias, em vez disso, o estagiário tem recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses.
Como conseguir um Estágio de Curso Técnico?
Agora que você sabe como funciona o estágio no curso técnico e como ele é regido pela Lei, chegou a hora de aprender o que é preciso para conseguir um.
Para os alunos que estudam ensino médio e fazem um curso técnico, conseguir um estágio pode não ser uma tarefa fácil, pois trata-se da primeira candidatura a uma vaga de trabalho. Quando já existe alguma experiência no mercado de trabalho esse acesso é facilitado.
De qualquer forma, existem algumas práticas que ajudam a conseguir um estágio independente do tipo de aluno. Confira quais são elas:
- Identificar quais as principais habilidades e competências necessárias para um estágio na área de seu curso técnico;
- Ficar de olho no mercado de trabalho e conferir as vagas todos os dias;
- Participar de atividades extracurriculares, como palestras, eventos, seminários e outros cursos adicionais. Isso conta como diferencial e é visto como um interesse por parte do aluno em se desenvolver profissionalmente;
- Mantenha contato direto com os professores de todas as matérias e converse sobre oportunidades de estágio. Geralmente, os professores também atuam no mercado de trabalho e sabem onde você pode se encaixar melhor com suas características e desempenho. Além disso, eles podem ter algum contato que venha te ajudar;
- Monte um currículo enxuto, com seus dados, habilidades, experiências acadêmicas e profissionais (caso já tenha feito outro estágio). Ter um currículo simples e objetivo ajuda na hora da seleção por ser lido com mais facilidade a atenção.
Pronto! Agora você sabe todas as informações importantes sobre um estágio no curso técnico e quais práticas vão te ajudar a conseguir um com menos dificuldade.
Gostou do conteúdo? Continue navegando em nosso blog para aprender mais sobre cursos técnicos, novidades e oportunidades relacionadas aos profissionais com este nível de formação.
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Auxiliar Financeiro: o que faz, quanto ganha e como seguir carreira na área?
👉 Objetivo para currículo: saiba como utilizar essa importante informação
👉 Quanto custa um Curso Técnico em Enfermagem? Confira todos detalhes
👉 Habilidades para Currículo: confira as principais e como adicioná-las ao seu currículo
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?