• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho é um profissional muito importante para as empresas, já que ele tem como principal objetivo evitar acidentes e garantir a proteção de todos os colaboradores da instituição.

Contudo, para realizar essa função, não basta fazer um curso técnico e aprender normas e procedimentos. O indivíduo que escolhe seguir essa carreira precisa ter certas habilidades para ser um bom Técnico e realmente conseguir crescer na carreira.

Se você pensa em atuar nessa área, continue lendo o nosso post para descobrir quais são as principais funções e habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho! 🤓

Principais atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho realiza diversas atividades diariamente para evitar acidentes e proteger os profissionais de uma empresa. Algumas de suas principais funções são: analisar os processos realizados pelos colaboradores para identificar problemas e eliminar os riscos, fazer treinamentos com os profissionais e fiscalizar as atividades para garantir que elas sejam realizadas com segurança.

É importante lembrar que também é responsabilidade do Técnico encontrar formas de melhorar a saúde e o bem-estar dos profissionais no local de trabalho. Ele pode, por exemplo, observar o espaço dos colaboradores para evitar problemas ergonômicos. Dessa forma, além de proteger o pessoal da empresa, ele ainda faz com o que o local de trabalho seja mais confortável. 👷‍♀️

Habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho

Para realizar bem essas funções e garantir a segurança no ambiente de trabalho, o Técnico precisa ter algumas características específicas. Veja, agora, 5 habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho que são essenciais para esse profissional ser bem-sucedido!

Ser proativo

Um Técnico em Segurança do Trabalho precisa ser proativo para realizar bem sua função. Afinal de contas, ele não pode apenas encontrar os riscos nos procedimentos da empresa. É obrigação do profissional identificar os problemas previamente e agir rapidamente para consertá-los.

Ser um Técnico em Segurança do Trabalho proativo significa garantir a segurança dos colaboradores antes de acidentes acontecerem e acabarem acarretando em riscos trabalhistas para a organização. Além de proativo, o profissional também deve ser observador, para identificar antecipadamente falhas de segurança na execução das atividades laborais. 👀

Ter bom relacionamento interpessoal

Ter bom relacionamento interpessoal é uma das principais habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho. Uma relação amigável com os colaboradores facilita e melhora o serviço realizado por esse profissional. 

Ao manter uma comunicação com os demais colaboradores da empresa, o Técnico consegue perceber mais rapidamente as falhas nos processos e ainda ganha a confiança dessas pessoas.

Conquistar a confiança dos colaboradores é ótimo, pois as chances de eles seguirem as recomendações do Técnico são maiores. Outro ponto positivo em manter um bom relacionamento interpessoal é que a resolução de problemas se torna mais fácil.

Se o Técnico precisar chamar a atenção de uma pessoa por não seguir as recomendações de segurança, por exemplo, ela saberá que ele está apenas cuidando da sua proteção. Já o Técnico que não possui essa habilidade, ao se comunicar com os colaboradores apenas para dar broncas, não vai ser bem-visto no local, tornando mais difícil a adoção das medidas de segurança necessárias. 🗣️

Ser confiante nas tomadas de decisões

Como foi dito, o Técnico em Segurança do Trabalho precisa corrigir procedimentos rapidamente para evitar acidentes. Sendo assim, ele deve confiar em suas decisões para colocá-las em prática de forma ágil.

Já pensou se um Técnico encontra uma falha de segurança em um processo e não tem a confiança necessária para colocar em prática sua solução? A demora para mudar um procedimento nas atividades laborais de uma empresa pode causar graves acidentes de trabalho. Além de colocar os colaboradores em risco, quando o Técnico não confia em suas decisões, não consegue convencer os demais sobre a necessidade de adoção de um procedimento necessário.

Esse é um grande problema, pois sem a confiança dos colaboradores no Técnico, os novos procedimentos não terão o engajamento necessário. 🧐

Trabalhar bem em equipe

Saber trabalhar em equipe também é uma das principais habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho, pois ele não realiza o seu serviço sozinho. Para proteger os profissionais de uma empresa, ele necessita da colaboração destes. Ou seja, ele precisa que as pessoas confiem em suas recomendações e sigam-nas durante a realização das atividades.

Então, o Técnico deve trabalhar bem em equipe, isso é, comunicar-se de forma clara e objetiva, não ser grosseiro, ter empatia e saber escutar os outros profissionais a fim de entender quais são suas dúvidas ou dificuldades. 👥

Manter-se sempre atualizado sobre a área

Mais uma das habilidades do Técnico em Segurança do Trabalho é sua atualização constante sobre procedimentos de segurança, EPIs e qualidade de vida no trabalho. Para ter uma boa atuação, esse profissional deve conhecer as novidade do setor, pois as normas e os procedimentos sempre podem ser alterados por força de lei ou, ainda, melhorados por conta do lançamento de equipamentos mais modernos. O Técnico deve estar atento a essas atualizações!

Além disso, é essencial que o profissional se mantenha atualizado para continuar aprendendo técnicas, formas de treinamento e aprofundar cada vez mais o seu conhecimento no campo da Segurança do Trabalho. 📚

Como é o mercado de trabalho para esse profissional

Se você acredita que possui as habilidades de um Técnico em Segurança do Trabalho, deve estar se perguntando sobre o mercado de trabalho para esse profissional. O mercado está bem aquecido e, por isso, muitos estudantes finalizam o curso técnico já empregados.

A procura por esse profissional é alta, porque as empresas sabem da importância de tê-lo em seu quadro de colaboradores. Além disso, de acordo com a Norma Reguladora número 4, uma equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) precisa ter, pelo menos, um Técnico em Segurança de Trabalho.

Se a instituição realizar atividades de alto risco ou tiver um quadro grande de colaboradores, ela terá que contratar mais de um Técnico. Assim, essa regra faz com que aumentem as oportunidades para esse profissional. Algumas das empresas que mais contratam o Técnico são: hospitais, indústrias, concessionárias, instituições de ensino e setor de construção civil. 🌆

Como o mercado está em alta, caso você tenha as habilidades de um Técnico em Segurança do Trabalho e se interesse pela área, é uma boa ideia seguir essa carreira. Se você quiser saber mais sobre as oportunidades para o profissional antes de se decidir, confira mais informações sobre o mercado de trabalho para o Técnico em Segurança do Trabalho clicando no link! 😉

Curso Técnico em Segurança do TrabalhoCurso Técnico em Segurança do Trabalho

👷‍♂️ Sobre o Curso Técnico em Segurança do Trabalho

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico de Segurança do Trabalho capacita profissionais para elaborar e implementar políticas de saúde e segurança em empresas dos mais variados segmentos de atuação. Os profissionais formados nessa área podem atuar em diversas instituições públicas ou privadas, porém as melhores oportunidades estão na construção civil, em mineradoras, na agroindústria, em centros de distribuição e em todo o setor industrial e hospitalar.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967