• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos

Quem está à procura de um emprego no ano de 2020 sabe que a situação do mercado de trabalho não está fácil. No entanto, você sabia que sobram vagas para mão de obra qualificada em diversos setores da economia? Isso acontece porque boa parte das pessoas não possui a formação necessária para a ocupação desses postos. 

Por essa razão, investir nos estudos é o melhor que você pode fazer pelo seu futuro profissional. Já pensou em como está o mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos, qual é o perfil e quais são as principais atividades desempenhadas por esse profissional?

O setor de recursos humanos tem sido visto como um pilar para o desenvolvimento de uma companhia. Com o objetivo de manter o quadro de funcionários estável e atrair grandes talentos, as empresas apostam no setor para suprir as demandas de pessoal, aperfeiçoar as suas técnicas e garantir a satisfação e a produtividade dos envolvidos no trabalho.

O mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos mira em profissionais bem qualificados e estratégicos. Já que uma de suas responsabilidades é justamente aprimorar o trabalho de toda a equipe, pensar nas melhores formas para fazer isso dentro de cada organização está entre suas atribuições mais importantes. Para isso, o profissional lidará com questões administrativas relacionadas a recrutamento, seleção, desenvolvimento, benefícios e integração dos funcionários entre si e com as visões, os valores e a missão da empresa.

O desenvolvimento tecnológico pelo qual o mundo do trabalho está passando se reflete diretamente no cotidiano empresarial. Sendo assim, o Técnico em Recursos Humanos deve se atualizar constantemente para estar a par do que há de mais moderno para a organização do ambiente corporativo. Por lidar com documentos e pessoas, a função requer atenção, capacidade analítica e sensibilidade.

Se o setor de RH interessa você, não perca o nosso post sobre o mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos! 🤓

Como é o mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos?

Antes de escolher se especializar em uma área, é natural que você queira saber como é a oferta de vagas para os profissionais no setor. Saiba que o mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos oferece muitas opções para fazer parte do time de uma empresa. O Técnico encontra oportunidades em micro, pequenas, médias e grandes empresas, tanto públicas quanto privadas. Se desejar, pode abrir o próprio escritório de consultoria. Existe, ainda, a possibilidade de atuar em instituições sem fins lucrativos, como ONGs e entidades filantrópicas. 

A carreira para Técnico em Recursos Humanos permite ao profissional sua ascensão de acordo com o seu conhecimento, experiência no cargo e bons resultados. Trata-se de uma uma área estratégica dos negócios e é possível alcançar posições de alto prestígio, como diretor de RH e Business Partner. 💼

O profissional de Recursos Humanos e seu valor no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos confia neste profissional para gerenciar o seu bem mais valioso: a sua equipe. A gestão de pessoas vai desde o recrutamento até o eventual desligamento de um funcionário da empresa, seja porque este desejou sair, porque foi demitido ou porque se aposentou. 

Como uma de suas responsabilidades, o Técnico em RH deve fazer uma avaliação contínua dos colaboradores e decidir onde se encaixam melhor, ou seja, tentar aproveitar ao máximo as suas habilidades para o cargo ocupado dentro da empresa. Deve se pautar em competências de liderança, inovação, raciocínio lógico e, sobretudo, boa comunicação com as pessoas. A sua gestão das equipes pode fazer toda a diferença para a harmonia e o bem-estar do pessoal em qualquer organização. 🙇

Conheça as principais atividades de um Técnico em Recursos Humanos

O Técnico em Recursos Humanos desempenha atividades administrativas, lidando com papéis e com outras pessoas. Devido à rotatividade de empregados em determinada instituição, à concorrência entre empresas e à sazonalidade do mercado, esse profissional vivenciará uma rotina bastante dinâmica. Entre suas atividades, destacam-se as seguintes:

  • Elaborar planos de carreira, cargos e salários da empresa;
  • Administrar processos de seleção e recrutamento de candidatos;
  • Implementar programas de benefícios;
  • Realizar pesquisas de satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho;
  • Definir estratégias para a implementação de melhorias e resultados;
  • Aplicar testes vocacionais e psicológicos;
  • Elaborar atividades que integrem a equipe;
  • Avaliar o desempenho dos funcionários;
  • Promover a capacitação dos colaboradores da empresa;
  • Administrar conflitos;
  • Zelar pelas relações sindicais;
  • Executar serviços diversos de comunicação interna.

Como é o perfil ideal de profissional

Conforme citação atribuída a Carl Jung, psiquiatra renomado do século XX, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”. Essa frase serve para todos nós, que nos relacionamos com os outros cotidianamente, mas se encaixa perfeitamente àqueles cuja função é lidar com outras pessoas em seu ambiente de trabalho. Afinal, as pessoas criam vínculos com ele. 

O Técnico em Recursos Humanos deve ter em mente que, por mais que trate de relações profissionais, seu contato é com outro ser humano. Por essa razão, o perfil do profissional deve ser o de alguém empático, comunicativo, motivador e antenado às necessidades da equipe. Como também será incumbido de tarefas burocráticas, é importante demonstrar capacidade analítica, conhecimento sobre as remunerações e realizar planejamento financeiro. Ser uma pessoa organizada é indispensável para esse profissional com tantas responsabilidades. 🗄️

Sobre o Curso Técnico de Administração e Recursos Humanos

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o perfil, as atividades e o mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos, que tal ficar por dentro do Curso Técnico em Administração com ênfase em Recursos Humanos? 

É isso mesmo! A Técnica Geração oferece a possibilidade de conquistar tanto a formação de Técnico em Recursos Humanos quanto a de Técnico em Administração com apenas um semestre de estudos a mais. Isso é possível porque os cursos compartilham uma grade curricular muito semelhante. 

Entre as principais disciplinas, encontram-se Informática, Planejamento Estratégico Empresarial e Rotinas Administrativas, Estatística, Comunicação, Contabilidade, Planejamento, Gestão de Pessoas, Tributos e Marketing e Logística. Com formação ampla, os Técnicos podem atuar em diferentes setores: gestão de pessoas, departamento pessoal, operações logísticas, marketing e vendas ou contabilidade. A duração do curso é de 16 a 24 meses e o único pré-requisito é ter o ensino médio completo ou em andamento! 👩‍🎓

E aí, gostou do nosso post sobre o mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com os amigos! 😉

Curso Técnico em AdministraçãoCurso Técnico em Administração

🚀 Sobre o Curso Técnico em Administração + RH

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Administração possui duração máxima de 24 meses e capacita profissionais para executar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. A formação permite que o aluno trabalhe em diferentes setores, tais como: gestão de pessoas, financeiro, relacionamento com clientes, operações logísticas, marketing e vendas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967