Você já pensou em trabalhar como Técnico em Nutrição? A profissão tem um campo de atuação bastante amplo: além de desempenhar um papel importante na prevenção de doenças transmitidas por alimentos, o Técnico em Nutrição tem pleno conhecimento do corpo humano, sabe como ele funciona e, a partir disso, promove ações que contribuem para a manutenção da saúde em dia.
Depois de formado, o Técnico em Nutrição pode trabalhar em diferentes locais com o intuito de promover uma vida mais saudável: indústria de alimentos, hotéis, spas, hospitais, creches, escolas, supermercados, restaurantes industriais e comerciais são apenas alguns exemplos do amplo campo de atuação.
No último dia 12 de julho, os Técnicos em Nutrição receberam uma notícia digna de comemoração e que é um verdadeiro incentivo para quem está pensando em iniciar o ensino técnico para atuar na área: a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTA-SP) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n.º 5056/2013 que regulamenta a profissão de Técnico em Nutrição e Dietética.
A área da Nutrição conta com milhares de profissionais distribuídos em todo o País: são mais de 11 mil técnicos e mais de 80 mil nutricionistas. Uma vez que o trabalho do técnico anda junto com o do nutricionista, percebe-se que esta é uma formação que oferece muitas oportunidades de trabalho. Conforme cresce o número de nutricionistas, aumenta também a necessidade dos técnicos.
A prevenção de doenças transmitidas por alimentos é uma das grandes responsabilidades do Técnico em Nutrição. A seguir, vamos entender o que são as DTAs e como elas podem ser prevenidas com a ajuda do profissional técnico. Continue conosco e boa leitura!
Conteúdo deste Post
O que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)?
Ingerir alimentos de qualidade e livres de qualquer tipo de contaminação é uma condição essencial para que o ser humano se mantenha saudável. Quando os alimentos são manipulados de forma incorreta, eles podem causar uma série de enfermidades chamadas de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).
O número de DTAs existentes, atualmente, é preocupante: juntas elas somam mais de 250 doenças diferentes. Entre os principais sintomas estão: febre, dores abdominais, náuseas, falta de apetite, vômitos e diarréia. Em casos mais graves, elas podem afetar o fígado e também as terminações nervosas.
Conforme dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, entre os alimentos que mais causam DTAs no Brasil estão:
- Ovos crus ou mal cozidos: 22,8%
- Carnes vermelhas: 11,7%
- Sobremesas: 10,9%
- Água: 8,8%
- Leite e derivados: 7,1%
As DTAs podem se manifestar de três formas diferentes: por meio de infecções, intoxicações e toxinfecções. Vamos entender o que cada um desses termos significa:
Infecções transmitidas por alimentos
As infecções transmitidas por alimentos são doenças causadas pelo consumo de comestíveis que estejam contaminados com organismos que são prejudiciais à saúde. Salmonelose, toxoplasmose e hepatite viral tipo A são alguns exemplos deste tipo de infecção.
Intoxicações alimentares
As intoxicações ocorrem quando o indivíduo ingere algum alimento que contenha substâncias tóxicas, incluindo as produzidas por fungos e bactérias. A intoxicação estafilocócica e o botulismo são alguns exemplos.
Toxinfecção causada por alimentos
A toxinfecção causada por alimentos, como a cólera, é uma doença provocada pelo consumo de alimentos que contenham organismos que são prejudiciais à saúde e que liberam certas substâncias tóxicas.
Para evitar a contaminação dos alimentos, é preciso contratar profissionais especializados, como Técnicos em Nutrição, que trabalham especificamente na prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
Como o Técnico em Nutrição atua na prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos?
O Técnico em Nutrição é um dos agentes fundamentais na prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Entre as atribuições do profissional estão:
Coordenação dos cardápios
O Técnico em Nutrição é responsável por auxiliar o Nutricionista na coordenação dos cardápios na instituição onde atuam, seja um restaurante industrial ou comercial, escola ou hotel. Os profissionais montam os cardápios que são servidos, escolhendo cada um dos alimentos.
Supervisão da higiene dos alimentos
A higiene dos alimentos é de fundamental importância para garantir que carnes, frutas, legumes, verduras e laticínios não estejam contaminados.
O profissional de nível técnico está presente para garantir que as frutas e hortaliças sejam higienizadas com hipoclorito de sódio, alimentos crus e cozidos sejam separados e manuseados em bancadas diferentes, leites e derivados sejam pasteurizados, alimentos de origem animal sejam cozidos corretamente, entre outras atribuições.
Supervisão da higiene do ambiente em que os alimentos são manipulados e armazenados
O Técnico em Nutrição deve se manter atento à sua função de garantir a prevenção de doenças transmitidas por alimentos. Para isso, ele deve manter as bancadas, utensílios e qualquer tipo de eletrodoméstico que seja utilizado para armazenar e preparar os alimentos devidamente higienizados.
Qualquer pequeno deslize pode gerar a contaminação de muitos alimentos e causar sérias doenças alimentares, principalmente em cozinhas onde é servida uma grande quantidade de refeições.
Supervisão da higiene pessoal dos manipuladores de alimentos
Assim como os alimentos devem estar limpos, quem os manipula também deve manter a mesma higiene. É fundamental que todos que trabalham na cozinha lavem as mãos antes e depois de manusear os alimentos.
Administração de processos de controle de qualidade
É dever do Técnico em Nutrição administrar os processos de controle de qualidade nos restaurantes onde atua para que os alimentos estejam sempre limpos e as refeições sejam servidas com segurança e, é claro, qualidade.
Treinamento aos manipuladores de alimentos
O Técnico em Nutrição também é responsável por ministrar treinamentos sobre a manipulação de alimentos para a equipe. Estes cursos ou palestras devem ser periódicos, sempre reforçando a importância da higienização dos alimentos, do ambiente e também dos cozinheiros e auxiliares.
A contribuição do Técnico em Nutrição no controle do desperdício de alimentos
Você sabia que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano? Em um país com tanta comida boa sendo jogada fora, parece impossível que a fome continue avançando e atinja mais de 33,1 milhões de pessoas.
Neste cenário, o Técnico em Nutrição tem um papel de extrema importância: além de garantir a prevenção de doenças transmitidas por alimentos, o profissional é responsável pelo controle do desperdício de alimentos.
Para diminuir o desperdício de alimentos, o profissional de nível técnico precisa analisar em qual fase do preparo ele está ocorrendo, padronizar os pratos que são servidos, reavaliar o cardápio, verificar a satisfação e promover a conscientização dos consumidores, cuidar com o armazenamento dos alimentos e requerer a utilização de todos os alimentos.
📝 Venha fazer nosso Teste Vocacional
O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.
Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.
Confira também:
👉 Mensalidade de Nutrição: confira as opções de curso e respectivos valores
👉 6 habilidades do técnico em Nutrição
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?