• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

O que faz um Técnico em Enfermagem?

O Técnico em Enfermagem desempenha um papel de suma importância no setor da saúde. Ele é responsável por prestar cuidados a pessoas vulneráveis ou adoecidas. Dessa maneira, o profissional tem a tarefa crucial de auxiliar e garantir uma atenção especializada àqueles que necessitam.

Com uma ampla área de atuação, o Técnico em Enfermagem pode ser encontrado em grandes hospitais, laboratórios, clínicas, postos de saúde e demais locais onde há demanda pelo seu serviço. Um exemplo disso são as residências onde vivem pessoas com necessidades de cuidados constantes, como idosos e acamados.

Continue lendo o post e confira mais sobre o papel do Técnico em Enfermagem! 🤓

Diferenças entre enfermeiro, Técnico e auxiliar de enfermagem

É muito comum encontrar pessoas que desejam contribuir para o bem-estar das outras. Por conta disso, a área da saúde é uma das mais concorridas, já que oferece diversos campos de atuação, salários compatíveis com as funções e outros benefícios oferecidos por empregadores desse setor.

Entender as diferenças entre o auxiliar, o Técnico em Enfermagem e o enfermeiro é essencial para refletir sobre qual dessas profissões se enquadra mais em seu perfil. Acompanhe!

1. Enfermeiro

Para se tornar enfermeiro, é preciso realizar uma graduação completa em Enfermagem. O curso superior que forma os enfermeiros tem duração de 5 anos e divide-se entre teoria e prática. Além disso, esse profissional é considerado o mais qualificado da profissão.

Isso porque o enfermeiro pode assistir pacientes que se encontram em qualquer nível de cuidado, bem como treinar e capacitar novos enfermeiros, auxiliares ou técnicos. Logo, o enfermeiro, dependendo da instituição e do seu próprio desempenho, pode alcançar um cargo de liderança. 👨‍⚕️

2. Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem não tem menos importância do que o enfermeiro. O que muda, de fato, é a sua formação. Afinal, para dar início aos estudos e se formar Técnico em Enfermagem, é necessário ter o ensino médio completo.

A formação tem duração máxima de 24 meses. O profissional será o responsável por executar as atividades designadas pelo enfermeiro. No entanto, trata-se de uma profissão muito semelhante à do enfermeiro; a diferença é que nem sempre o Técnico em Enfermagem pode tomar decisões por conta própria.

Ainda assim, esse profissional pode trabalhar com pacientes de baixa, média e alta complexidade, bem como trabalhar em unidades de terapias intensivas, centros cirúrgicos, pacientes em pós-operatório, etc. 😷

3. Auxiliar de Enfermagem

O auxiliar de enfermagem é o profissional que se forma em cursos de até 15 meses. Com funções mais simples e com menos pressão para desempenhar suas atividades, atua geralmente em ambulatórios. Apesar disso, o auxiliar pode administrar medicamentos, vacinas, curativos, higienização de pacientes, etc.

Porém, todas essas funções são feitas fora do setor de complexidade. Isso significa que o auxiliar de enfermagem não pode e nem deve atuar por conta própria em setores com pacientes de alto risco, já que sua formação não o habilita para tanto. 💉

O que se estuda no curso Técnico em Enfermagem?

Antes de abordar o que se estuda no curso, é válido ressaltar que, para ser reconhecido como Técnico em Enfermagem, é preciso estudar em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Um curso Técnico em Enfermagem aborda as seguintes disciplinas:

  • Anatomia e Fisiologia;
  • Bioética;
  • Clínica Médica;
  • Saúde Mental;
  • Atendimento Humanizado.

A Farmacologia também é uma matéria abordada durante o curso. Ademais, como dito anteriormente, as disciplinas são ministradas ao longo de 24 meses. 🎓

Mercado de trabalho para Técnicos em Enfermagem

Após concluir o curso e ter em mãos o certificado de Técnico em Enfermagem, o profissional está apto para inserir-se no mercado de trabalho e atender às necessidades dos pacientes. Em suma, as áreas de atuação para o Técnico em Enfermagem são:

  • Clínicas;
  • Hospitais;
  • Laboratórios;
  • Serviços em domicílio.

Independentemente do local, cidade, região ou estado, há muita procura no mercado por Técnicos em Enfermagem, o que faz com que esse profissional dificilmente fique desempregado. Todavia, mesmo com o mercado de trabalho aquecido, ainda é uma ramo altamente competitivo, reservando os melhores salários aos profissionais mais bem qualificados.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem apontou que, em 2010, existiam 625 mil profissionais habilitados em todo o Brasil. Apesar do número expressivo, esse é um dos cursos técnicos com maior empregabilidade e demanda do mercado de trabalho. 🔎

Quanto ganha um Técnico em Enfermagem?

O salário de um Técnico em Enfermagem é um dos maiores atrativos e um dos principais motivos de interesse pela profissão. De acordo com o site de pesquisa salariais GlassDoor, esse profissional pode iniciar a carreira com um salário médio de R$ 1.903,00.

Para se destacar e ter chances de receber um salário mais alto, o Técnico em Enfermagem pode, ainda, especializar-se em áreas da saúde como a obstetrícia, por exemplo.

Dependendo da instituição e do bom desempenho do profissional, existe a possibilidade de aumento. Porém, é importante ressaltar que entrar na profissão somente por conta do salário pode fazer com que isso não seja o suficiente para você se tornar um excelente profissional.

Dessa forma, o indicado é entrar na área somente se houver paixão pela profissão, já que o indivíduo estará lidando diretamente com o emocional de pacientes e suas famílias. Logo, essa posição deve ser ocupada por pessoas que tenham apreço pelo que estão fazendo. 🥰

Perfil do Técnico em Enfermagem

Tendo uma grande importância, o Técnico em Enfermagem precisa desenvolver habilidades que serão bastante utilizadas em seu ambiente profissional. Entre elas, por exemplo, está a cautela.

O Técnico em Enfermagem precisa ser uma pessoa cautelosa e atenciosa, já que deverá estar atento aos mínimos detalhes. Isso terá consequências em seu desempenho como profissional. Aliás, essa é uma profissão que passa longe de ser fácil e, por isso, autoconfiança e paciência também precisam ser características presentes. Lembre-se de que lidar com pessoas pode ser uma tarefa que exige resiliência.

No entanto, a área também tem espaço para um profissional com perfil mais científico para a atuação dentro de empresas, clínicas de diagnóstico e escolas.

Por último, mas não menos importante, o senso de higiene do Técnico em Enfermagem deve atingir o nível máximo. Como trabalhará diretamente com a saúde de muitos indivíduos, a higiene é fundamental para que se evitem contaminações e demais complicações para a saúde de todos os envolvidos, seja em residências, laboratórios, clínicas ou hospitais. 🏥

Gostou da nossa postagem? Comente abaixo e compartilhe com aqueles que estão em dúvida sobre o que faz um Técnico em Enfermagem!

Até a próxima! 😉

💉 Sobre o Curso Técnico em Enfermagem

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Enfermagem é uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira na área da saúde, uma vez que esses profissionais são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada – hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967