• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

O que faz um técnico em Nutrição?
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

O que faz um técnico em Nutrição?

O curso técnico em Nutrição tem como objetivo principal formar profissionais que conhecem o corpo humano, o seu funcionamento e tem ênfase em promover uma boa saúde e bem-estar aos pacientes. Com essa formação, os profissionais conseguem entender os diferentes biótipos e organismos, orientando os pacientes sobre a forma correta de alimentação.

Depois de formado, o profissional pode atuar em áreas bastante diversificadas, como escolas, SPA’s, hotéis, restaurantes, empresas, entre outros ambientes. A rotina desse profissional inclui acompanhamento, orientação, supervisão e execução das atividades propostas que normalmente envolvem higiene, manipulação e preparação de alimentos.

Para obter diploma na área, é necessário fazer um curso técnico que dura cerca de dois anos. É neste período que o estudante aprende a manipular alimentos, a produzir refeições saudáveis e estudar sobre segurança alimentar. Se você deseja entender mais a fundo o que faz um técnico em nutrição, este post é especialmente para você. Continue lendo para saber mais.

O que Faz um Técnico em Nutrição?

O técnico em Nutrição pode trabalhar coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriais. Também pode realizar atividades em creches ou escolas, prestar assistência em instituições de educação alimentar ou supervisionar a higienização de alimentos em supermercados. Este é um profissional com capacitação para administrar processos de controle de qualidade, passar orientações a respeito da higienização de alimentos, uniformes e estabelecimentos e participar de treinamentos de funcionários, entre outras atividades.

O técnico em Nutrição também pode empreender e começar um negócio próprio: abrir uma loja de produtos naturais e lançar uma linha de alimentos fitness são algumas das opções deste profissional. O técnico pode ainda fazer parte de equipes multidisciplinares que prestam serviços home care, atuar no campo de nutrição esportiva ou trabalhar com o fornecimento de comidas em festas e eventos (catering). Na saúde pública, o técnico em Nutrição pode atuar junto com outros profissionais na promoção de hábitos mais sadios de alimentação.

Técnico em Nutrição ou Superior em Nutrição?

Primeiramente é preciso entender que as modalidades são distintas. Isto é, enquanto o técnico em Nutrição é uma profissão de nível médio, a graduação é nível superior e, por isso, acaba sendo mais abrangente, com foco no estudo teórico. A graduação, como você deve saber, é mais longa, tendo quatro anos de duração. Entretanto, seu campo de atuação é mais abrangente e, com isso, as possibilidades de crescimento na área também.

Vale mencionar também que o bacharel em Nutrição é o único profissional, por lei, que pode prescrever dietas, fazer diagnósticos e acompanhamento com os pacientes.

A atividade está extremamente em alta no Brasil, contando com quase 130 mil matriculados em mais de 400 instituições de ensino espalhadas pelo Brasil.

Nesse sentido, não podemos dizer qual o tipo de formação é mais vantajoso ou ideal. Já que isso depende exclusivamente dos objetivos e, em alguns casos, da condição financeira do estudante no momento. Muitos optam por iniciar pela formação técnica, enquanto não podem arcar com a mensalidade de uma faculdade durante os 4 anos de graduação, por exemplo.

Desta forma, o que podemos dizer é que, se você deseja uma formação mais técnica e rápida, ou seja, específica para começar a atuar no mercado de trabalho, o mais recomendado sem dúvida é o curso Técnico em Nutrição.

Mas se você deseja se aprofundar nos estudos e tem mais disponibilidade de tempo (e também financeira), opte pelo ensino superior. Não podemos deixar de dizer que esta é uma possibilidade que poderá gerar mais oportunidades no futuro.

👉 Qual a diferença entre técnico em Nutrição e nutricionista

O que um Técnico em Nutrição estuda?

O Técnico em Nutrição e Dietética estuda disciplinas teóricas e práticas, como na maioria dos cursos de ensino técnico.

Para que o aluno possa entender mais sobre o corpo humano, são lecionadas disciplinas como Anatomia e Fisiologia Humana, Nutrição nos Ciclos de Vida, Saúde Coletiva, entre outras. Já do ponto de vista mais aplicado, são lecionadas disciplinas como microbiologia e higiene dos alimentos, bem como da composição e preservação destes.

Além disso, como muitas vezes entre as atribuições dos técnicos em nutrição também está o controle e supervisão de processos em estabelecimentos, há também disciplinas e atividades voltadas à gestão e às legislações que regem o âmbito da nutrição.

Vale lembrar também que na maioria dos cursos há a obrigatoriedade do estágio supervisionado. Ou seja, o estudante deve realizar estágios para complementar as horas de seu curso. No estágio, o técnico em nutrição é supervisionado por um nutricionista.

A experiência é essencial para contribuir para a formação do aluno enquanto profissional, além de promover networking. Muitos estudantes, inclusive, conseguem ser efetivados no trabalho após a realização do estágio – o que é excelente para ingressar no mercado de trabalho e ganhar experiência na área de atuação desejada. Sem contar ainda que a possibilidade de realizar o estágio supervisionado permite ao aluno entender e identificar quais áreas da profissão possui maior aptidão.

Onde trabalha um Técnico em Nutrição?

A atuação do técnico em Nutrição envolve, como já mencionado, o acompanhamento, a orientação, a supervisão e a execução de atividades relacionados à área de Nutrição.

Mas, em se tratando dos estabelecimentos que este profissional pode realmente executar tais atividades, podemos citar:

  • Indústria de alimentos;
  • Restaurantes comerciais e industriais;
  • Hotéis e SPA’s;
  • Hospitais;
  • Creches e escolas;
  • Supermercados;
  • Fast-foods;
  • Entre outros.

As principais atribuições envolvem:

  • Cuidar da produção de refeições;
  • Supervisionar a higienização de alimentos, equipamentos e utensílios;
  • Elaborar cardápios;
  • Avaliar os alimentos e suas condições de consumo;
  • Realizar controle sanitário em ambientes alimentares;
  • Elaborar relatórios técnicos;
  • Cuidar e supervisionar o recebimento e armazenamento de alimentos;
  • Controlar sobras e desperdícios de alimentos;
  • Acompanhar, supervisionar e seguir as normas de segurança alimentar e sanitárias vigentes.

👉 Mercado de trabalho para técnico em Nutrição

O que é preciso para exercer a profissão?

Para atuar como técnico em Nutrição é preciso buscar um curso técnico que contemple disciplinas como Nutrição Básica, Segurança Alimentar e Técnicas Dietéticas. Depois de concluído o curso, o profissional recebe habilitação de técnico em Nutrição e Dietética e está pronto para trabalhar em atividades que visem a promoção da saúde por meio de uma alimentação mais equilibrada. Além do curso técnico, o profissional precisa de registro no Conselho Nacional de Nutricionistas para desempenhar a função.

Por este ser um profissional que lida constantemente com o público, é recomendado que o técnico em Nutrição tenha facilidade para lidar com pessoas e habilidades para se comunicar bem. Também é indicado que o estudante tenha interesse em saber mais sobre alimentação saudável e sobre o manuseio de alimentos. Afinal, estes são assuntos que farão parte da sua rotina de trabalho depois de formado.

👉 6 habilidades do técnico em Nutrição

Como tirar o registro de Técnico em Nutrição?

Depois de concluído o curso Técnico em Nutrição, o profissional já está apto para exercer atividades que envolvam a promoção da saúde por meio de uma alimentação mais equilibrada e saudável. No entanto, além do certificado do curso técnico, o profissional precisa ainda do registro no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), para então poder desempenhar a função de forma legal.

No site do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) você pode saber mais sobre como tirar o registro de Técnico em Nutrição após a conclusão do curso.

Técnico em Nutrição é uma profissão em alta?

Existem hoje cerca de 11 mil técnicos de Nutrição no país. Além disso, são mais de 80 mil nutricionistas. Os técnicos, na maioria das vezes, possuem como principal função auxiliar os nutricionistas no ambiente de trabalho. Por isso, há sim bastante oportunidade de trabalho e demanda para os técnicos em nutrição. E, embora seja uma profissão que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, ela também é bastante concorrida.

Além do mais, não podemos deixar de citar o desafio de disseminar as informações corretas, que é uma adversidade constante a ser vencida pelos profissionais, haja vista o avanço da internet que traz “experts” sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre emagrecimento.

Por isso, é dever do técnico em Nutrição combater tais práticas, respeitando a legislação e o código de ética da profissão.

Portanto, seja técnico em Nutrição ou mesmo um nutricionista graduado, o segredo mesmo é continuar se especializando mesmo depois de formado, garantindo boas oportunidades na carreira.

🍊🍉 Sobre o Curso Técnico em Nutrição

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Nutrição capacita profissionais para prestar assistência a nutricionistas na avaliação nutricional e aplicação de dietas e planos de educação alimentar, bem como para realizar a administração e manuseio dos alimentos e produção de refeições. O mercado de trabalho do Técnico em Nutrição é bem amplo: hospitais, academias de ginástica, restaurantes, postos de saúde, hotéis, cozinhas industriais e escolas (tanto da rede pública como privada).

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967