• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

O que faz um Técnico em Recursos Humanos?

O mercado de trabalho tem passado por transformações que impactaram o modo como as empresas se organizam e a relação que estabelecem com os seus funcionários. Ao mesmo tempo, a legislação trabalhista também tenta se adequar a essas mudanças. A sua atualização recente mais significativa aconteceu em 2017, com a Reforma Trabalhista implementada no governo do presidente Michel Temer.

Além de todo o universo burocrático, as instituições precisam gerir da melhor maneira possível o seu quadro de funcionários. Dessa forma, é preciso recrutar, selecionar, contratar, elaborar folhas de pagamento, fornecer benefícios, manter bons colaboradores e desligar aqueles que não se adequam à sua função ou pedem demissão por vontade própria.

Ademais, a integração dos profissionais ao ambiente corporativo é de suma importância para manter os colaboradores ativos e saudáveis. Assim, será mais fácil que todos da empresa estejam alinhados à sua missão, visão e valores.

Quanto maior a empresa, mais bem estruturado deve ser o setor que cuida de tudo isso. Você já ouviu falar sobre ele? É o setor de RH! É ele o responsável por parte da administração da burocracia de uma organização e da gestão de pessoas.

Mas, afinal, o que faz um Técnico em Recursos Humanos? Para descobrir a resposta para essa e muitas outras perguntas, continue lendo o post! 🤓

O que faz um Técnico em RH?

Se você está interessado em seguir carreira na área de RH, deve estar se perguntando o que faz um Técnico em Recursos Humanos. Por isso, listamos algumas das suas atribuições a seguir, que trazem responsabilidades como admitir, prezar pela manutenção e dar entrada em processos de demissão e aposentadoria de funcionários. Por conta da rotatividade de empregados nas empresas, à concorrência entre elas e à própria sazonalidade do mercado, a rotina vivenciada por esse profissional será bastante dinâmica. Entre os seus afazeres, estão:

  • Elaborar planos de carreira, cargos e salários da empresa;
  • Administrar processos de seleção e recrutamento de candidatos;
  • Implementar programas de benefícios;
  • Realizar pesquisas de satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho;
  • Definir estratégias para a implementação de melhorias e resultados;
  • Aplicar testes vocacionais e psicológicos;
  • Elaborar atividades que integrem a equipe;
  • Avaliar o desempenho dos funcionários;
  • Promover a capacitação dos colaboradores da empresa;
  • Administrar conflitos;
  • Zelar pelas relações sindicais;
  • Executar serviços diversos de comunicação interna.

Como você pôde perceber, a importância desse profissional é enorme. É a partir do seu trabalho que torna-se possível que empresas cresçam e se desenvolvam de maneira estratégica. 🤔

Mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos

O mercado de trabalho para Técnicos em Recursos Humanos exige um profissional dinâmico, assertivo e consciente da sua responsabilidade. As oportunidades são encontradas em todos os portes de empresa, mas é nas médias e grandes em que o profissional é contratado com mais facilidade, pois elas empregam um número maior de funcionários. 

Instituições sem fins lucrativos, como ONGs e entidades filantrópicas, também contam com oportunidades para o Técnico em Recursos Humanos atuar. Existe, ainda, a possibilidade de seguir o caminho de virar seu próprio chefe e abrir um escritório de consultoria. 

No início, é comum que o Técnico em Recursos Humanos tenha suas tarefas supervisionadas por superiores ou colegas mais experientes. Ao longo da sua trajetória, contudo, irá adquirir mais autonomia e conquistar mais chances de ascensão profissional.

Sendo uma área essencialmente administrativa, o mercado procura os profissionais que sabem lidar com atividades burocráticas e em conformidade com a legislação trabalhista vigente. Todavia, também são visados os profissionais com habilidades para liderar equipes e manter a produtividade dos demais funcionários, campo conhecido como gestão de pessoas.

Após completar o Técnico em Recursos Humanos, o profissional pode se dedicar a várias áreas e expandir suas possibilidades de atuação no mercado. 👩‍💻 Entre as principais carreiras, destacam-se:

  • Administração de pessoal;
  • Business partner;
  • Recrutamento e seleção;
  • Remuneração e benefícios;
  • Treinamento, desenvolvimento humano e educação corporativa.

Quanto ganha um Técnico em Recursos Humanos

O portal Vagas informa que o salário inicial de um Técnico em Recursos Humanos é de R$1.783,00. Conforme o tempo de empresa e a experiência no cargo se acumulam, os vencimentos podem chegar a R$4.322,00. Saiba que as empresas valorizam quem possui formação qualificada! Isso significa que quanto melhor for a formação do candidato a determinada vaga, maiores serão os seus rendimentos. A experiência e o tempo de empresa também são fatores que influenciam no salário. 🤑

Diferenças entre Tecnólogo e Técnico em Recursos Humanos

Você sabe qual é a diferença entre Tecnólogo e Técnico em Recursos Humanos? Ela reside no grau conferido ao estudante após a conclusão do curso. Enquanto o curso tecnólogo é um curso de nível superior, o curso técnico é de nível médio. Para ingressar num curso superior, a maioria das faculdades estabelece um processo seletivo chamado vestibular. Para fazer um curso técnico, entretanto, basta matricular-se numa escola técnica e aguardar o início das aulas. Quer conhecer as diferenças entre o ensino superior e o técnico? Clique aqui! 🤷‍♂️

O que se estuda no curso Técnico em RH + Administração

Agora que você já sabe o que faz um Técnico em Recursos Humanos, está por dentro do mercado de trabalho e tem noção de quanto ganha o profissional, está na hora de saber o que se estuda no Curso Técnico em Administração e Recursos Humanos!

Mas como assim Administração + RH? É isso mesmo! A Escola Técnica Geração oferece os Cursos Técnicos de Administração e Recursos Humanos, que compartilham a maior parte da grade curricular. Isso permite que, com apenas uma mensalidade, você obtenha dois diplomas em apenas 24 meses!

Dessa forma, as oportunidades serão maiores e você estará mais bem preparado para os desafios do mercado de trabalho. 

Entre as matérias que você irá aprender no curso, estão: 

  • Informática; 
  • Planejamento Estratégico Empresarial e Rotinas Administrativas;
  • Estatística; 
  • Comunicação;
  • Contabilidade;
  • Planejamento;
  • Gestão de Pessoas;
  • Tributos e Marketing;
  • Logística. 👨‍🎓

E aí, gostou do nosso post contando um pouquinho sobre o que faz um Técnico em Recursos Humanos? Comente abaixo e compartilhe com os amigos!

Curso Técnico em AdministraçãoCurso Técnico em Administração

🚀 Sobre o Curso Técnico em Administração + RH

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Administração possui duração máxima de 24 meses e capacita profissionais para executar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. A formação permite que o aluno trabalhe em diferentes setores, tais como: gestão de pessoas, financeiro, relacionamento com clientes, operações logísticas, marketing e vendas.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes do Curso

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967