Oportunidades de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho é o que não faltam em um mercado super aquecido, onde alunos conseguem facilmente vagas de estágio e profissionais recém formados saem das instituições de ensino com emprego garantido.
Na área da Segurança do Trabalho existem duas opções de emprego: Engenheiro e Técnico, sendo esta última uma profissão em alta no mercado atual. Dois fatores são decisivos para quem opta por trilhar a carreira de Técnico em Segurança do Trabalho: a rápida duração do curso e a remuneração que, em alguns casos, pode chegar aos R$ 4 mil mensais.
De acordo com dados divulgados pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), o Técnico em Segurança do Trabalho é um dos cursos mais procurados pelos jovens que estão em fase de conclusão do Ensino Médio ou por pessoas adultas que já terminaram os estudos há algum tempo.
Neste artigo, vamos abordar as diferentes áreas de atuação para os Técnicos em Segurança do Trabalho. Se você quer saber mais sobre a profissão, continue conosco. Boa leitura!
Conteúdo deste Post
Recente pesquisa aponta Técnico em Segurança do Trabalho como curso técnico mais promissor para 2023
É natural que os jovens que estão próximos de concluir o Ensino Médio comecem a pensar em qual carreira desejam se profissionalizar posteriormente. Este assunto também é pauta para os adultos que não tiveram a oportunidade de avançar nos estudos antes e agora querem iniciar o ensino técnico.
Seja você um jovem próximo da formação ou um adulto com alguns anos a mais de experiência, antes de iniciar um curso técnico, você quer saber qual carreira é mais promissora, não é mesmo?
O Brasil vem mostrando bons índices quando o assunto é o desemprego: em maio de 2021 a taxa estava em 14,7%, em 2022 caiu para 8,3%, sendo a menor desde maio de 2015.
Em um país que está voltando a crescer economicamente depois da pandemia causada pelo Covid-19, a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho se mostra uma das mais vantajosas, sendo apontada como uma das carreiras mais promissoras para o ano de 2023.
São diversas as áreas de possível atuação, o que impacta positivamente no número de oportunidades de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho. A necessidade das empresas se adequarem ao eSocial abriu várias vagas para estes profissionais, como veremos a seguir.
O eSocial e o aumento nas oportunidades de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho
É grande o movimento de empresas que ainda buscam se adequar ao novo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Mesmo tendo entrado em vigor há quase 4 anos, somente em 2022 muitas das obrigações tornaram-se obrigatórias também para micro e pequenas empresas, existindo muitos empreendedores com dificuldades para se adequar a esta nova realidade.
Neste cenário em que as empresas precisam se regularizar à legislação, as atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho se mostram fundamentais. O profissional é responsável por fazer com que as normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho sejam cumpridas, buscar melhorias nas condições de trabalho dos colaboradores e, em alguns casos, atualizar os dados solicitados no eSocial.
Pode-se dizer então que, a implantação do eSocial em todas as empresas, aumentou ainda mais as oportunidades de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho. E falando em oportunidades, elas são muitas, como veremos em seguida.
Quais são as principais áreas de atuação para trabalhar com Segurança do Trabalho?
Quando o assunto são as oportunidades de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho, é natural que surjam dúvidas sobre qual a melhor área de atuação. Vamos conhecer cada uma delas:
Empresas privadas
No caso das empresas privadas, elas precisam cumprir à risca o que diz as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, caso contrário podem ser, inclusive, impedidas de trabalhar. Portanto, as empresas privadas costumam demandar muitas contratações de Técnicos em Segurança do Trabalho para elaborar programas de saúde ocupacional e de prevenção de acidentes de trabalho, bem como inspecionar maquinários e instalações para mensurar os riscos que o colaborador está exposto.
Indústrias
Nas indústrias também existem muitas oportunidades de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho. Por serem locais de trabalho muitas vezes insalubres, o profissional da área vai trabalhar verificando se as máquinas e ferramentas estão dentro dos padrões exigidos pelo Ministério do Trabalho, analisando o contato dos colaboradores com materiais tóxicos, medindo a temperatura da fábrica, controlando a realização de treinamentos e fornecimento de EPI’s, bem como, elaborar programas de saúde ocupacional e de prevenção de acidentes de trabalho e inspecionar instalações para mensurar os riscos que o colaborador está exposto.
Hospitais
Seja em grandes ou pequenos hospitais ou em unidades básicas de saúde, os trabalhadores precisam utilizar equipamentos e materiais diversos que, em muitos casos, oferecem riscos de acidentes. Uma das grandes preocupações com estes colaboradores é a contaminação. Nestes locais, o Técnico em Segurança do Trabalho orienta os colaboradores para que estes trabalhem da melhor forma possível com o intuito de evitar contaminações, controlando a realização de treinamentos e fornecimento de EPI’s.
Trabalhos em altura
Quando se fala em altura, os riscos ficam evidentes, não é mesmo? Dependendo da altura, uma queda pode causar sérios danos e, inclusive, a morte do trabalhador. O Técnico em Segurança do Trabalho irá, principalmente, controlar a realização de treinamentos (NR 35 e NR 6) e o fornecimento de EPI’s. Ele também irá verificar, periodicamente, se estes estão conservados e se os colaboradores estão aptos a realizar trabalhos em altura.
Construção Civil
É no setor da construção civil que costuma ocorrer o maior número de acidentes letais com colaboradores, por isso o Técnico em Segurança do Trabalho desempenha um papel muito importante. É o profissional que vai garantir que os equipamentos e ferramentas sejam utilizados de forma correta e que os colaboradores utilizem os EPI’s para evitar quedas e outros acidentes.
Agropecuária
Você sabia que a área da agropecuária também é uma possibilidade de emprego para Técnicos em Segurança do Trabalho? O setor conta com muitos funcionários e estes precisam saber operar as máquinas de forma segura; utilizar os EPI’s de forma correta, principalmente durante a aplicação dos agrotóxicos; e também, por ser uma atividade desempenhada ao ar livre, os trabalhadores precisam entender os danos causados pelo sol e como preveni-los.
Órgãos governamentais
Nos órgãos governamentais, assim como nas empresas privadas, o Técnico em Segurança do Trabalho deve fazer com que as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho sejam cumpridas, além de orientar os colaboradores para evitar acidentes e possíveis doenças ocupacionais.
O Técnico em Segurança do Trabalho desempenha um papel fundamental em todas as empresas, independente da área de atuação. É uma das carreiras mais promissoras para o ano de 2023 e assim deve continuar sendo, afinal onde existem trabalhadores é preciso cuidado e atenção.
📝 Venha fazer nosso Teste Vocacional
O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.
Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.
Confira também:
👉 Curso Técnico ou Tecnólogo em Segurança do Trabalho: qual a melhor opção?
👉 O que você aprende no Curso Técnico em Segurança do Trabalho?
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?