• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

curso-tecnico-de-recursos-humanos-desafios-area-gestao-de-pessoas-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Os desafios da área de gestão de pessoas e como um curso técnico de Recursos Humanos pode ajudar

A cada novo dia, um novo desafio. Isso vale para quase qualquer área do conhecimento, mas especialmente para a área da gestão de pessoas. Nesse segmento, o profissional precisa avaliar as evoluções do mercado e levantar os pontos que ainda precisam ser melhorados na empresa em que está atuando.

Entre outros desafios, é preciso saber lidar com os desejos e necessidades dos funcionários, compreender as suas características e ajudá-los a superar os seus desafios. Sendo tão importante quanto isso, o profissional formado em um curso técnico de Recursos Humanos também precisa conciliar os talentos dos funcionários da empresa com os objetivos da companhia. Confira, neste conteúdo, quais são alguns dos principais desafios para o profissional que opta por um curso técnico em Recursos Humanos nos dias de hoje.

Como um curso técnico de Recursos Humanos pode preparar você para o mercado

O profissional que deseja atuar na área de Recursos Humanos precisa buscar sempre uma solução que satisfaça o colaborador da empresa e, ao mesmo tempo, ajude a companhia a atingir e superar os seus objetivos. Por isso mesmo, o mais indicado é que o técnico em Recursos Humanos não tenha apenas conhecimento nessa área, mas também em Administração.

Pensando nisso, a Escola Técnica Geração criou o curso técnico em Administração + RH. Com ele, fica muito mais fácil para o profissional envolvido com a área de gestão de talentos e de Recursos Humanos entender os desafios de envolver as equipes nos processos de gestão de cada companhia.

Se você se interessa por essa área, é importante familiarizar-se com alguns dos principais desafios do setor de gestão de pessoas. Confira também quais são as principais obrigações do profissional envolvido com essa área que é vital para qualquer empresa:

1. Busca constante por talentos

Essa é uma missão permanente dos gestores de Recursos Humanos. A diferença, em relação a épocas anteriores, é que hoje o processo de recrutamento vai muito além de abrir vagas e divulgá-las. O profissional de RH precisa localizar profissionais talentosos e diferenciados que tragam benefícios e que realmente acrescentem desempenho para a empresa. Esses profissionais devem, preferencialmente, apresentar resultados em curto, médio e longo prazos.

2. Retenção dos bons profissionais

O desafio de encontrar bons profissionais continua sendo válido. No competitivo mercado atual, não é simples encontrar pessoas que sejam qualificadas e que estejam prontas para exercer bem a função proposta. Assim, o gestor de pessoas tem a obrigação de atrair e de conquistar esse profissional quando o encontrar.

Mais que isso: tem o desafio de manter os profissionais qualificados da empresa em um mercado acostumado com o “roubo” de talentos. Para isso, o gestor de RH deve utilizar estratégias que envolvam o oferecimento de benefícios, um bom salário, plano de carreira, dentre outros aspectos que sejam atrativos para o funcionário e que se encaixem na política da empresa.

3. Integrar equipes de diferentes gerações

Uma empresa precisa montar um time que apresente diferentes qualidades e, com essa união, que traga resultados em prol da empresa. O grande desafio do gestor de pessoas é reunir esses profissionais – muitos de diferentes idades –, bem como suas características e seus conhecimentos. A missão do gestor é juntar essas diferentes visões, experiências e competências com o objetivo de trazer benefícios para a companhia.

4. Entender toda a empresa

O profissional de gestão de pessoas precisa estar ciente de que ele não trabalha apenas para o seu setor e sim para toda a empresa. Ele precisa compreender toda a organização e saber como funciona cada setor, pois só assim poderá entender as reais necessidades de cada função e departamento, tanto para a contratação de novos funcionários quanto para cuidar dos processos internos envolvendo as diferentes equipes da companhia.

5. Cuidar do clima organizacional

Para um profissional, individualmente, e para uma equipe, de forma coletiva, se destacarem, o ambiente de trabalho precisa favorecer o desempenho profissional. Por isso, o clima organizacional positivo pode ser algo fundamental para uma empresa crescer. Nesse sentido, o profissional formado em um curso técnico de Recursos Humanos pode contribuir para desenvolver processos que ajudem a criar um ambiente favorável para todos os funcionários da companhia.

Invista em um curso técnico de Recursos Humanos de qualidade

Se você pretende se tornar um profissional de gestão de pessoas e encarar os desafios dessa área, a sua melhor opção é ingressar em um curso técnico de Recursos Humanos – e se ele tiver a área de Administração integrada, melhor ainda.

O ensino de qualidade e em um prazo de tempo menor são algumas das vantagens do curso técnico de Recursos Humanos. Com essa formação, o profissional terá a responsabilidade de desenvolver trabalhos de seleção e recrutamento, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios e outras atividades relacionadas com a administração de pessoal.

Com um curso técnico em Recursos Humanos você aprenderá sobre essa profissão de forma mais rápida e com profissionais qualificados que entendem do mercado de trabalho. Entre as opções disponíveis, a Escola Técnica Geração é referência em cursos técnicos profissionalizantes em Santa Catarina. Tem interesse em se tornar um profissional de RH? Então venha para a Escola Técnica Geração! Para obter mais informações, entre em contato com a gente!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200