• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Por que fazer um curso técnico? Entenda as vantagens para seu currículo.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e períodos de fortes ondas de demissão, não existe alternativa: para se garantir, é preciso ter o que mostrar. Tanto para aqueles que desejam manter o emprego quanto para aqueles que desejam se reinserir no mercado, um currículo excelente tornou-se imperativo.

E qual a palavra-chave para alcançar essa excelência? Qualificação! Assim como a experiência, a qualificação profissional dos candidatos a uma vaga tem bastante peso na hora da decisão por parte das empresas. Mas não ache que a experiência compensa a formação: se você almeja posições mais altas e com um vencimento satisfatório (até ótimo!) no fim do mês, é necessário qualificar-se constantemente.

Entretanto, muitas pessoas não sabem que tipo de formação escolher para obter destaque no currículo. A verdade é que cada área tem as suas especificidades, no entanto, existe uma opção que mostra resultados de maneira rápida e eficaz: os cursos técnicos! Quer saber por que fazer um curso técnico e conhecer as suas possibilidades? É só continuar a leitura! 🤓  

Por que fazer um curso técnico?

Entre as vantagens de fazer um curso técnico, encontram-se: opção prática de experimentar o mercado, alto índice de empregabilidade, excelente retorno financeiro, valores acessíveis nas mensalidades e seu tempo médio de duração: de 18 a 24 meses.

Nesse contexto, os cursos técnicos saem na frente dos tradicionais cursos de graduação, pois possibilitam uma rápida entrada no mercado de trabalho para quem está em busca de uma profissão e não apenas de um emprego. E esse benefício não é apenas para quem está terminando os estudos do ensino médio, mas para quem já está no mercado de trabalho mas está de olho em novas oportunidades de salário.

Segundo dados divulgados a partir de uma pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso significa que a maior parte dos estudantes já sai do curso técnico com uma vaga de trabalho garantida e sabendo que tem grandes chances de progredir na carreira dentro da empresa. 📈

Custo-benefício dos estudos para ganhar “aquele” aumento de salário

Para quem acredita que estudar é um desperdício de tempo e dinheiro, as pesquisas indicam exatamente o contrário: estudar não é um custo, mas sim um investimento no futuro profissional.

Em uma pesquisa intitulada “Você no Mercado de Trabalho”, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apurou que, para cada ano de estudo a mais, o brasileiro ganha um aumento médio de 15% em seu salário.

E não estamos falando apenas de aumentos para quem já está empregado. A Fundação também observou que esse mesmo um ano de estudo equivale a um aumento de 3,38% nas chances de o brasileiro ocupar uma nova função no mercado de trabalho. E melhor: esses números aumentam progressivamente! Isso significa que a cada ano somado ao primeiro, os salários e oportunidades crescem ainda mais. Fantástico, não é mesmo? 🤩

Como saber se o curso técnico é adequado para você?

Os cursos técnicos podem ser a melhor escolha para perfis profissionais bem distintos. Para quem está concluindo os estudos básicos, os cursos técnicos oferecem uma ótima entrada no mercado e o aprendizado prático de uma profissão em muito pouco tempo. Além disso, os valores das mensalidades são bem acessíveis para quem não pode pagar caro em uma universidade.

Já para o jovem que ainda não conseguiu decidir qual será o rumo profissional que vai seguir, o curso técnico é uma ótima oportunidade tanto para quem quer “sentir” o setor de atuação, quanto para quem começar a trabalhar rapidamente, antes de tomar essa decisão em definitivo.

Quem também é bastante beneficiado com o curso técnico são os profissionais que estão interessados em mudar de carreira, de olho em melhores salários e oportunidades. Os cursos técnicos não exigem aqueles primeiros anos de estágio que os cursos de graduação pedem, o que significa que o profissional não precisará voltar para os anos iniciais de uma nova carreira, podendo ocupar um cargo pleno em uma nova profissão rapidamente.

Outro grupo que deve avaliar os cursos técnicos como uma excelente oportunidade é o formado por trabalhadores que adquiriram um conhecimento prático durante sua atuação profissional, mas não possuem um diploma que comprove esses conhecimentos. Para esse perfil, o curso técnico oferece uma forma rápida e barata de adicionar uma nova formação ao seu currículo! 👩‍🎓

Faça um teste vocacional.

Se você não se sente seguro quanto à escolha profissional que deve fazer, um teste vocacional pode indicar o norte para a sua tomada de decisão. O interessante é que esse teste não dá apenas uma resposta, mas sugere algumas opções de profissões baseadas no seu perfil de acordo com as respostas dadas por você. ❓

Cursos técnicos com maior demanda no mercado de trabalho

O mercado de trabalho muda constantemente. Para acompanhá-lo, é necessário estar a par das suas demandas e se atualizar conforme elas a fim de sair na frente! A chave para esse sucesso está nos cursos técnicos, que oferecem formação rápida, objetiva e focada nas necessidades do mercado de trabalho. 

A seguir, apresentamos 7 áreas de cursos técnicos com maior demanda no mercado de trabalho. 🔎

1. Técnico em Radiologia

O Técnico em Radiologia conta com diversas possibilidades de atuação. Sua atribuição principal é manusear equipamentos para realizar exames clínicos por imagem, radiografias odontológicas e do corpo, realizar a aplicação de tratamentos de radioterapias e realizar procedimentos de segurança em portos e aeroportos.

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnico em Radiologia

2. Design de Interiores

O Designer de Interiores trabalha com a projeção e decoração de ambientes. Seu serviço busca oferecer conforto, beleza e praticidade a diversos locais, como residências, escritórios, hotéis, lojas, entre outros. Para realizar esse trabalho, o profissional precisa analisar o ambiente e os elementos que vão compor determinado espaço.

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnico em Design de Interiores

3. Técnico em Administração

O Técnico em Administração encontra diversas oportunidades no mercado de trabalho, pois é contratado por empresas de diferentes segmentos. Elas podem ser tanto públicas quanto privadas. Instituições podem contratá-lo para trabalhar no setor de Finanças, Recursos Humanos, Contabilidade e até Marketing.

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnico em Administração

4. Segurança do Trabalho

O Técnico em Segurança do Trabalho elabora projetos e faz inspeções a fim de evitar situações de risco e acidentes de trabalho. Com a grande quantidade de obras de construção civil, o mercado da área cresceu e esses profissionais são cada vez mais requisitados. Além da área de construção, as indústrias também precisam desses técnicos para garantir a segurança de seus trabalhadores. 

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnico em Segurança do Trabalho

5. Técnico em Nutrição e Dietética

O Técnico em Nutrição e Dietética desempenha um papel de suma importância para a manutenção do bem-estar das pessoas. Ele é responsável por diversas atividades relacionadas ao manuseio de alimentos, que vão desde o acondicionamento até o controle de qualidade das refeições servidas.

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnico em Nutrição

6. Técnico em Enfermagem

O Técnico em Enfermagem é um dos profissionais essenciais à atenção em saúde em todos os níveis. Sua responsabilidade é a de prestar cuidados a pessoas vulneráveis ou adoecidas. Dessa maneira, o profissional tem a tarefa crucial de auxiliar e garantir uma atenção especializada àqueles que necessitam.

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnicos em Enfermagem

7. Técnico em Massoterapia

Com a alta do mercado de cuidados com a saúde e a estética, o Técnico em Massoterapia encontra terreno fértil tanto para conseguir um emprego quanto para abrir o próprio negócio. Seu dever é empregar diversas formas terapêuticas de tocar uma pessoa, com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir os temidos desequilíbrios no corpo.

👉 Confira também: Mercado de trabalho para Técnico em Massoterapia

E aí, gostou do nosso post contendo algumas razões e vantagens em fazer um curso técnico? Comente abaixo e compartilhe com os colegas! 😉

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200