• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

promocao-da-saude-veja-tecnico-massoterapia-trabalha-pratica-escola-tecnica-geracao
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Promoção da saúde: veja como um técnico em Massoterapia trabalha na prática

promocao-da-saude-veja-tecnico-massoterapia-trabalha-pratica-escola-tecnica-geracao

A promoção da saúde é um assunto que está em voga ultimamente. Para dar conta do dia a dia agitado, é cada vez maior o número de pessoas que investem em técnicas de relaxamento e na busca por um equilíbrio maior. Portanto, se você está à procura de um curso que ofereça excelentes oportunidades na área da promoção da saúde, saiba que uma ótima opção de formação é o curso técnico em Massoterapia.

O técnico formado em Massoterapia é o profissional especializado nos cuidados com o corpo e pode atuar em diversas áreas que envolvem a promoção da saúde. Algumas delas são a estética e o relaxamento, o apoio à prática esportiva e até mesmo cuidados pré e pós-cirúrgicos. Seu papel é identificar as necessidades específicas de cada paciente e selecionar as técnicas mais indicadas para cada caso.

De que forma o técnico em Massoterapia atua na promoção da saúde?

Estima-se que hoje 20% dos brasileiros façam tratamentos considerados não alopáticos, ou seja, que não estão ligados à medicina tradicional. Esse é exatamente o ramo de atuação de quem faz um curso técnico em Massoterapia. O profissional formado nessa área age na promoção da saúde através da aplicação de terapias orientais, como o shiatsu, e de terapias ocidentais, como a massagem relaxante.

Alguns procedimentos realizados por esse profissional são a reflexologia, a tuiná, a quick massage e as massagens ayurvédica, laboral e desportiva. O técnico em Massoterapia também é capaz de aplicar drenagem linfática, quando esse procedimento é indicado por um médico ou fisioterapeuta. Os conhecimentos adquiridos em disciplinas como Anatomia e Fisiologia contribuem para que ele saiba exatamente qual ponto deve ser priorizado em cada sessão.

E qual o efeito prático dessas terapias? Isso vai depender de cada situação. Pode ser, por exemplo, reduzir e controlar dores, aumentar a flexibilidade do corpo, melhorar a circulação sanguínea ou reforçar o sistema imunológico.

Aliás, o atendimento personalizado é o que diferencia um massoterapeuta de um massagista comum, que geralmente aplica uma mesma técnica para vários casos. O técnico em Massoterapia, por outro lado, é capaz de escolher o melhor tratamento e realizar a promoção da saúde para cada cliente. Além disso, o massagista não tem a qualificação oferecida por um curso técnico. O massoterapeuta, além de ter essa qualificação, apresenta o diferencial de ter um diploma na área após concluir a sua formação.

O que estuda um técnico em Massoterapia e como é o mercado de trabalho para esse profissional

A profissão de massoterapeuta foi regulamentada pela Lei Federal n.º 3.968, de 5 de outubro de 1961. O curso deve ter 1.200 horas, que normalmente são concluídas em um ano e meio. A grade curricular do curso oferecido pela Escola Técnica Geração conta com aulas de Fisiologia e Fisiopatologia, Massoterapia Ocidental e Oriental e Noções de Primeiros Socorros, assim como aulas de Empreendedorismo e Gerenciamento de Negócios – conhecimentos muito importantes para quem deseja montar o seu próprio consultório de atendimento.

Depois de formado, o profissional técnico em Massoterapia tem um campo de atuação bastante vasto. Ele está apto a trabalhar em espaços próprios ou terceirizados, como clínicas de reabilitação e clínicas estéticas, associações desportivas e hospitais. Outras possibilidades para o técnico em Massoterapia são as unidades básicas de saúde, os centros de atendimento a idosos, os institutos de estética e beleza, os SPAs e as academias.

A presença de técnicos em Massoterapia também está sendo cada vez maior no ambiente corporativo. São várias as empresas que têm implementado programas de promoção da saúde para seus funcionários, o que aumenta a procura por pessoas especializadas nessa área. Em resumo, essa é uma área altamente promissora e que oferece inúmeras possibilidades para os interessados.

A Escola Técnica Geração disponibiliza aos estudantes um dos cursos de Massoterapia mais completos do mercado. Se você tem interesse em saber mais sobre essa formação, entre em contato conosco.

 

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200