Blog

Mulher segurando legumes em frente a uma bela mesa repleta de alimentos - Técnico em Nutrição e Nutricionista

Qual a diferença entre Técnico em Nutrição e Nutricionista?

Existem milhares de benefícios em se alimentar adequadamente. Apesar disso, a correria do dia a dia faz com que nossos hábitos alimentares passem despercebidos, sendo comum a ingestão de alimentos ultraprocessados e com baixo valor nutricional. Com tantas opções disponíveis no mercado, como saber se o que consumimos é, de fato, saudável? Os profissionais da Nutrição podem ajudar! 

Tanto o Técnico em Nutrição, quanto o Nutricionista, são profissionais preocupados com a saúde e segurança alimentar das pessoas. Embora sejam atividades com muitas semelhanças, há algumas diferenças entre as carreiras que você precisa conhecer antes de optar por algumas dessas áreas de atuação.

Vamos conhecer quais as diferenças entre Técnico em Nutrição e Nutricionista?

Importância do técnico em Nutrição e do Nutricionista

Apesar das diferenças entre Técnico em Nutrição e Nutricionista, ambas as profissões são importantes para a sociedade, uma vez que a preocupação da população com a alimentação tem se tornado frequente. A obesidade e o sobrepeso têm atingido números alarmantes. Para se ter uma ideia, em 2011 o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa e concluiu que 48% da população brasileira estava acima do peso. Em contrapartida, a desnutrição, principalmente infantil, ainda faz parte das estatísticas, representando 7% da população em 2016.

Porém, não é só para dietas de emagrecimento ou para restabelecer o peso que Técnico em Nutrição e Nutricionista atuam, afinal, com uma alimentação balanceada o peso adequado é consequência. Esses profissionais trabalham ainda no tratamento de transtornos alimentares como bulimia, anorexia e compulsão alimentar.

Além disso, intolerâncias alimentares têm se tornado cada vez mais frequentes. Estima-se que 40% da população brasileira seja intolerante à lactose, por exemplo. Pessoas que buscam resultados mais satisfatórios junto à prática esportiva também têm buscado esses profissionais para emagrecimento e ganho de massa muscular, por exemplo. Eles dão suporte também no tratamento de doenças como diabetes e câncer, além de transtornos de ansiedade, autismo e hiperatividade.

Mesmo sendo profissionais com algumas diferenças, tanto o profissional Técnico em Nutrição quanto o Nutricionista analisam os nutrientes necessários para cada organismo identificando os excessos e deficiências de substâncias. Fazem acompanhamento do paciente e análise de resultados.

O profissional da área de nutrição é extremamente importante na busca pela saúde uma vez que uma alimentação equilibrada pode diminuir o risco de infartos e doenças crônicas, trazer mais bem-estar e elevar a autoestima do cidadão.

Ebook Gratuito - Mitos e Verdades sobre o Ensino Técnico

O que faz um Técnico em Nutrição?

O Técnico em Nutrição atua principalmente de forma operacional, trabalhando muitas vezes em conjunto com o Nutricionista. Esse profissional pode trabalhar coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriais, realizar atividades em creches ou escolas, prestar assistência em instituições de educação alimentar ou supervisionar a higienização de alimentos em supermercados. 

O Técnico em Nutrição possui capacitação para administrar processos de controle de qualidade, passar orientações a respeito da higienização de alimentos, participar de treinamentos de funcionários, entre outras atividades. Outro ponto importante a ser lembrado, é que este profissional também atua controlando e ajudando a evitar o desperdício de alimentos, de acordo com o cardápio proposto.

Nesse sentido, o Técnico em Nutrição tem como funções principais:

  • Verificar se o cardápio está sendo seguido conforme planejado;
  • Realizar o controle de higiene e qualidade dos alimentos oferecidos;
  • Auxiliar no controle de porções de alimentos;
  • Identificar pessoas que possuem particularidades e necessidades nutricionais específicas; e
  • Auxiliar no atendimento ao público.

O que faz um Nutricionista?

O Nutricionista tem como foco principal estudar os alimentos e seus efeitos no organismo humano. A carreira deste profissional possibilita uma área de atuação mais ampla, em relação ao técnico. O Nutricionista está apto a identificar as principais necessidades nutricionais de um indivíduo ou do coletivo. Ele também pode  planejar composições alimentares e cardápios específicos voltados para o equilíbrio alimentar dos seus pacientes. Além disso, o profissional pode trabalhar orientando pacientes sobre como montar pratos e escolher os melhores ingredientes no supermercado.

É importante ressaltar que o profissional formado em Nutrição também pode cuidar do controle e qualidade dos alimentos. Pois, o Nutricionista tem como uma das suas principais preocupações a segurança alimentar. Dessa forma, este profissional ajuda a promover uma vida alimentar equilibrada e nutritiva.

Nesse sentido, o Bacharel em Nutrição tem como funções principais:

  • Ouvir e orientar seus pacientes para que se alimentem de forma equilibrada;
  • Compreender as diversas realidades que existem entre um paciente e outro;
  • Exercitar o senso de humanidade e empatia, principalmente com os pacientes;
  • Identificar os principais problemas dos pacientes, buscando descobrir informações precisas sobre os mesmos;
  • Ter organização com horários e cardápios de pacientes ou clientes.

Quais são as diferenças entre ser Técnico em Nutrição e Nutricionista?

Apesar de muito parecidas e até mesmo confundidas, existem algumas particularidades entre esses dois profissionais. Vejamos!

Formação

Para tornar-se Técnico em Nutrição é necessário ter nível médio completo ou estar cursando, ter no mínimo 16 anos e fazer um curso técnico que atenda às disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e que esteja adequado aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, aprovados pelo Ministério da Educação. O Curso Técnico em Nutrição tem duração de até dois anos. O exercício da profissão é permitido exclusivamente aos inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas.

Em contrapartida, para tornar-se Nutricionista é necessário ter ensino médio completo e fazer uma faculdade de Nutrição, com duração aproximada de quatro anos. Após a conclusão do curso, o profissional recebe diploma de Bacharel em Nutrição, algo que o habilita a fazer especializações na área. A profissão é regulamentada pela Lei 8.234 de 17 de setembro de 1991. Vale destacar que o Nutricionista possui responsabilidade técnica, estando apto a prescrever dietas alimentares.

Conteúdos e habilidades desenvolvidas

Quem faz o Curso Técnico em Nutrição tem contato com conteúdos voltados à biologia, fisiologia, técnicas dietéticas, composição de alimentos e até mesmo microbiologia, por exemplo. Mas não acaba aí! Além de estudar tópicos voltados aos alimentos, em seu curso técnico, o estudante também recebe instrução sobre assuntos relacionados à gestão de serviços em alimentação, saúde pública e também gastronomia. Portanto, podemos perceber que o curso Técnico em Nutrição tem como foco preparar o profissional para atuar operacionalmente em diversos contextos.

O Curso Superior em Nutrição, entretanto, conta com a multidisciplinaridade em sua grade. O bacharelado nesse curso oportuniza conhecer amplamente a área relacionada aos alimentos. Nele, é possível aprender sobre anatomia, bioquímica, educação nutricional, farmacologia, estatística, nutrição social, nutrição materno infantil, parasitologia, psicologia, nutrição coletiva, entre outras disciplinas. O Curso Superior em Nutrição tem a capacidade de integrar múltiplas áreas, permitindo com que o profissional que nele se forma atue em diferentes espaços.

Conheça nossa Campanha
Trazemos o Emprego Até Você

Cursos Técnicos Disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

Ao longo de mais de duas décadas, a Escola Técnica Geração estabeleceu inúmeras parcerias com as principais instituições de saúde catarinenses, algo que facilita a contratação dos alunos na especialidade desejada. O resultado disso é que mais de 80% dos alunos da Escola Técnica Geração conseguem emprego na área antes mesmo da formatura.

Nossos cursos são de menor duração em relação ao nível superior, durando em média 24 meses, e também possuem valores mais acessíveis. A grade curricular é organizada de forma a possibilitar aos alunos certificados intermediários ao longo da sua formação, possibilitando que eles iniciem suas carreiras muito antes da conclusão do curso.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Carreira

O Técnico em Nutrição possui uma gama diversificada de espaços onde pode trabalhar. A multidisciplinaridade desta área garante conhecimentos amplos que permitem sua atuação em muitos setores. Logo, quem se forma no Curso Técnico em Nutrição pode trabalhar em hotéis e spas, restaurantes e cantinas privadas, panificadoras, indústria alimentícia, escolas, clínicas, entre muitos outros. Este profissional também está capacitado para realizar a supervisão e garantir a segurança na manipulação de alimentos. Portanto, a indústria alimentícia e grandes locais de consumo de alimentos demandam por profissionais como o Técnico em Nutrição.

O Bacharel em Nutrição também possui um mercado de trabalho com muitas oportunidades. O Nutricionista pode trabalhar em restaurantes, clínicas, hospitais, supermercados, padarias, indústria alimentícia e também em ONGs. Isso mesmo! O nutricionista hoje em dia é muito procurado para orientar e auxiliar na alimentação coletiva. Organizações Não Governamentais necessitam desse profissional para consultas, orientação e montagem de cardápios para ações sociais com foco na alimentação de pessoas necessitadas. Além disso, vale destacar que é muito comum ao Nutricionista a atuação como profissional autônomo ou em sua própria clínica, prestando atendimento individualizado aos seus pacientes.

Remuneração

Agora que já compreendemos as diferenças entre Técnico em Nutrição e Nutricionista, vamos ver como isso se reflete na remuneração! Os profissionais formados nessas duas modalidades terão ampla variedade na remuneração, a depender da sua experiência profissional na área e porte da empresa em que trabalha. 

Segundo o levantamento realizado pelo site Trabalha Brasil, para o Nutricionista as médias salariais varia entre:

  • Trainee
    • Grande Empresa – R$ 2.530,98;
    • Média Empresa – R$ 1.946,90;
    • Pequena Empresa – R$ 1.467,62.
  • Júnior
    • Grande Empresa – R$ 3.163,72;
    • Média Empresa – R$ 2.433,63;
    • Pequena Empresa – R$ 1.872,02.
  • Pleno
    • Grande Empresa – R$ 3.954,65;
    • Média Empresa – R$ 3.042,04;
    • Pequena Empresa – R$ 2.340,03.
  • Sênior
    • Grande Empresa – R$ 4.943,31;
    • Média Empresa – R$ 3.802,55;
    • Pequena Empresa – R$ 2.925,04.
  • Master
    • Grande Empresa – R$ 6.179,14;
    • Média Empresa – R$ 4.753,19;
    • Pequena Empresa – R$ 3.656,30.

Remuneração do Técnico em Nutrição

O salário do Técnico em Nutrição também varia conforme sua experiência profissional na área e porte da empresa em que trabalha. Dados levantados pelo Trabalha Brasil apontam que a remuneração do Técnico em Nutrição pode variar entre:

  • Trainee
    • Grande Empresa – R$ 1.724,13;
    • Média Empresa – R$ 1.436,77;
    • Pequena Empresa – R$ 1.197,30.
  • Júnior
    • Grande Empresa – R$ 1.982,75;
    • Média Empresa – R$ 1.652,29;
    • Pequena Empresa – R$ 1.376,90.
  • Pleno
    • Grande Empresa – R$ 2.280,16;
    • Média Empresa – R$ 1.900,13;
    • Pequena Empresa – R$ 1.583,44.
  • Sênior
    • Grande Empresa – R$ 2.622,18;
    • Média Empresa – R$ 2.185,15;
    • Pequena Empresa – R$ 1.820,96.
  • Master
    • Grande Empresa – R$ 3.015,51;
    • Média Empresa – R$ 2.512,92;
    • Pequena Empresa – R$ 2.094,10.

Agora que já conhecemos quais são as remunerações médias para cada profissional, é possível entender um pouco mais as diferenças entre Técnico em Nutrição e Nutricionista. Com certeza são áreas muito próximas, mas suas especificidades também se refletem na carreira e no salário!

Registro no Conselho Regional de Nutrição

Para poder exercer seu importante papel, o profissional de Nutrição precisa obter registro no Conselho Regional de Nutrição. Portanto, para que esses profissionais atuem em clínicas, planejando ou executando atividades na área de saúde e alimentação é necessário obter o registro. Dividido em 10 regiões pelo Brasil, o CRN tem como foco garantir o cumprimento das normas que regem a área de Nutrição. Ainda, o órgão pode realizar fiscalizações e orientações ético profissionais de sua jurisdição.

Por que fazer sua inscrição no Curso Técnico em Nutrição?

Agora que você já sabe qual a diferença entre Técnico em Nutrição e Nutricionista, pode fazer a escolha que mais se encaixa com a sua necessidade. Se você busca ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho com rapidez e tem interesse na área de nutrição pode optar por um curso técnico, uma vez que a formação é mais rápida do que a de uma faculdade de nutrição e o curso é mais em conta. 

Além disso, é possível fazer o curso técnico paralelo ao ensino médio. Para os jovens que buscam o primeiro emprego, é uma ótima forma de ingressar em uma carreira promissora. O curso técnico em Nutrição da Escola Técnica Geração possui todos os requisitos para quem deseja ingressar nessa carreira. 

Agora que você descobriu as principais diferenças entre Técnico em Nutrição e Nutricionista, ficou mais fácil decidir o que cursar? Apesar disso, é importante lembrar que esses dois profissionais têm papel igualmente importante em nossa sociedade. Pois, promover o bem estar social e garantir boa alimentação para as pessoas é um trabalho muito gratificante.

Se esse post te ajudou, continue nos acompanhando por aqui para saber mais!

Conheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica GeraçãoConheça os Cursos Técnicos Presenciais da Escola Técnica Geração
🤓 Conheça nossos Cursos Técnicos Presenciais
Cursos disponíveis nas Unidades Floripa e Itajaí/SC

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Mais detalhes sobre nossos Cursos Técnicos

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 4.7 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe esse artigo nas Redes Sociais

Receba com exclusividade nossas publicações sobre a Escola Técnica Geração

Preencha seu nome e e-mail para ficar por dentro de todas as novidades

Logo Escola Técnica Geração