• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

IAvatar Adriana Ferreira Freitas

por

Olá! Meu nome é Adriana, sou jornalista e redatora deste post. Busco selecionar informações úteis e atuais, que auxiliem os leitores no seu cotidiano. Espero que gostem do conteúdo. Boa leitura! Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Qual profissão mais combina comigo? Confira + Teste Vocacional Online

“Qual profissão mais combina comigo?”. Saiba que todas as pessoas já se fizeram este questionamento ao menos uma vez na vida. Outras pessoas fizeram essa pergunta a si mesmas diversas vezes até engrenar em uma profissão. Outras, ainda, fazem esta pergunta até hoje. O grande “x” da questão e que acaba trazendo uma sobrecarga a este questionamento é que a profissão que você escolher estará entrelaçada ao seu futuro, podendo trazer mais ou menos sucesso.

É claro que não existem escolhas para toda a vida e se você iniciar um curso técnico que não gosta, poderá sempre tentar uma segunda ou terceira opção. Contudo, é importante que no momento da escolha você tome uma decisão madura. Ouça a opinião dos seus pais, familiares e amigos, mas a escolha da profissão que mais combina com você precisa vir unicamente do seu coração. 

“Qual profissão mais combina comigo?”: se essa dúvida ainda é persistente e está fazendo você perder noites de sono, saiba que você encontrou o artigo certo. Continue com a gente!

Como saber qual a profissão mais combina comigo?

No momento de fazer a escolha profissional, alguns pontos importantes precisam ser levados em consideração. É fundamental que você tenha aptidão, ou seja, tenha propensão para determinada profissão. Não adianta você optar pelo Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, se você não gosta de ver sangue ou tem medo de machucar as pessoas.

Outro ponto muito importante a ser considerado é gostar do que você vai fazer. Você não pode escolher uma profissão apenas por status ou salário. Você vai passar 8 horas ou mais por dia trabalhando, por isso pense em algo que você gosta e que te deixe feliz.

Tenha paciência para fazer uma escolha assertiva

Não deixe que a pergunta “Qual profissão mais combina comigo?” roube as suas noites de sono. Não tome nenhuma decisão após noites mal dormidas, com pressa ou por impulso. Faça uma lista com os cursos que mais interessam a você e reflita com cuidado a respeito de cada um deles. Não se baseie na escolha de parentes ou amigos e muito menos no tempo que eles levaram para tomar a decisão. Cada indivíduo tem um tempo único e apressá-lo só irá trazer prejuízos para você.

Não se cobre demais. Nesse momento, você precisa respeitar o seu tempo e manter a calma. Você tomará uma boa decisão, só não pode apressar os seus pensamentos e sentimentos. Uma boa dica é escolher uma instituição de ensino que aceite a troca de curso posteriormente, caso você precise recomeçar. E caso você venha a trocar de curso depois, não fique chateado com isso. Extraia as boas experiências e tenha em mente que os profissionais estão sempre em constante evolução e que nada pode afastar os indivíduos da busca pela serenidade e felicidade na sua própria carreira.

A importância do Autoconhecimento

Se você está se perguntando “Qual profissão mais combina comigo?”, é hora de olhar com carinho para dentro de si e fazer uma autoavaliação. Nada que você ler aqui irá superar o autoconhecimento. Apenas você sabe qual o seu estilo de vida, o que você gosta de fazer, o que lhe dá prazer e o que você tem facilidade em fazer. Olhando para dentro de si, você conseguirá eliminar muitas opções da lista de possíveis profissões a serem escolhidas e dar destaque para as que realmente combinam com você.

Faça um teste vocacional

O teste vocacional é uma ferramenta muito bacana e que poderá ajudar a eliminar algumas opções da sua lista de interesses. O verdadeiro teste vocacional irá levar em consideração a sua personalidade, os seus gostos pessoais e as suas aptidões. Em muitos casos, de tão bom que é o teste, ele apenas confirma as opções que o indivíduo já estava considerando. 

Teste vocacional da Escola Técnica GeraçãoTeste vocacional da Escola Técnica Geração

🤷‍♀️ Possui dúvidas sobre seu futuro profissional?

O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.

Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.

Mais detalhes sobre o Teste

Delimite algumas áreas de interesse e profissões

Ao iniciar a pesquisa pelas profissões, você já deve ter percebido que elas se dividem em algumas categorias: Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas. Uma dica interessante é delimitar a escolha de algumas áreas e se aprofundar nas profissões dentro delas. Você gosta de escrever e contar histórias, por exemplo? Então talvez você deva considerar alguma profissão das Ciências Humanas. Se você tem um maior interesse por raciocínio lógico, então estará mais propenso a considerar as Ciências Exatas.

Leve em consideração as perspectivas de emprego e crescimento

“Qual a profissão que mais combina comigo”, às vezes, não deve ser o único questionamento a ser feito. Outras perguntas também são importantes: você quer ter um bom salário? Quer uma profissão com potencial de crescimento? Deseja uma carreira onde você possa ascender na hierarquia de uma empresa? Leve em consideração essas perspectivas para também ir eliminando, aos poucos, algumas possibilidades da sua lista. 

Pesquise sobre cursos nessas áreas

Depois que você delimitou a sua lista em algumas profissões, comece a procurar por instituições de ensino que ofereçam os cursos que você deseja. Muitas instituições, inclusive, recebem os alunos de forma presencial para mostrar o dia a dia dessas profissões. Outras, fornecem ótimos atendimentos de forma remota. Tire um tempinho e vá conhecer alguns destes lugares e os cursos oferecidos.  

Converse com profissionais que atuem nas áreas desejadas

Conversar com profissionais experientes nos cursos que você tem interesse também é muito importante para ajudar na escolha da profissão que mais combina com você. Assim, além de conhecer mais sobre o curso, você também estará em contato com alguém que vivencia a profissão e poderá antecipar, mesmo que um pouquinho, como será o seu futuro profissional. 

Tome sua decisão baseado nos seus interesses pessoais

Só você poderá responder a tão temida pergunta: “Qual profissão mais combina comigo?”. Nenhuma outra pessoa, nem mesmo seus pais ou outros familiares, poderão fazer essa escolha por você. Você é quem irá fazer o curso, quem irá dedicar muitas horas de estudo, quem irá vivenciar a profissão. Por isso, ouça o que os outros têm a dizer (principalmente seus pais ou amigos mais próximos), mas faça a escolha baseado nos seus interesses pessoais e no que faz o seu coração bater mais forte. 

Cursos TécnicosCursos Técnicos

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200