• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

qualificacao-profissional-cursos-tecnicos
Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Qualificação profissional: como um curso técnico pode melhorar a sua renda

Ter um curso técnico está se mostrando um bom negócio nesses tempos de recuperação da economia no Brasil. Dados do Ministério do Trabalho mostram que, entre janeiro e novembro de 2017, as empresas catarinenses abriram 5.543 oportunidades de trabalho para profissionais com curso técnico.

No mesmo período, foram abertas 2.683 vagas para profissionais que necessitavam ter curso superior em Santa Catarina. Ou seja, a procura por profissionais com formação técnica foi mais que o dobro do que por profissionais com faculdade. Essa tendência, verificada em 2017, deve continuar em 2018 e nos próximos anos devido à escassez de profissionais com formação técnica no mercado.

Salário atrativo para quem busca qualificação profissional no ensino técnico

Além de ter mais oportunidades de conseguir um emprego e de evoluir em uma carreira, o profissional que opta por um curso técnico também consegue ganhar melhor. O salário de quem tem qualificação profissional técnica é bem maior do que daquele quem não tem essa formação.

Em 2017, o contracheque inicial de quem possui um diploma de curso técnico era, em média, 26,5% maior do que o de um trabalhador que atuava em serviços administrativos. O salário de um técnico, por sua vez, também era 44,3% maior do que o dos trabalhadores dos setores do comércio e dos serviços que não possuíam essa qualificação profissional.

O ensino técnico, que já era forte no Brasil, vem ganhando cada vez mais força por aqui, seguindo os passos da Europa, onde é um dos segredos de prosperidade do continente.

Uma pesquisa do New Media Consortium aponta que apenas 13% dos jovens brasileiros cursa ensino técnico, enquanto na União Europeia esse percentual é de 50%, conforme dados do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Educação Profissional.

Isso quer dizer que para o Brasil escalar diversos degraus na direção de ser um país desenvolvido, ele precisa investir mais no ensino técnico – um futuro seguro para você que está buscando a melhor qualificação profissional.

Outros fatores que fazem os cursos técnicos se destacarem no mercado

Os cursos técnicos também se destacam por ter uma menor duração em relação aos cursos superiores. Algumas faculdades chegam a durar cinco anos, dependendo do curso, enquanto cursos técnicos demoram, no máximo, dois anos. Assim, o retorno do investimento feito em um curso técnico é muito mais rápido do que o de um curso superior.

A duração reduzida do curso técnico facilita a vida daqueles que querem entrar mais rapidamente no mercado de trabalho. Além disso, esse diploma é muito bem aceito pelas empresas, que valorizam cada vez mais os perfis de pessoas que buscam qualificação profissional que equilibra bem a teoria e a prática – característica dos cursos técnicos.

Depois de fazer um curso técnico, você ainda poderá complementar a sua formação com um curso superior, se for do seu interesse. Uma formação não impede ou limita a outra, mas a vantagem de fazer um curso técnico primeiro é que você recebe uma preparação teórica e prática, ficando pronto(a) para ingressar no mercado assim que se formar – ou, muitas vezes, até mesmo durante a qualificação profissional.

Aproveite as vagas abertas na Escola Técnica Geração!

A Escola Técnica Geração, com unidades em Florianópolis e Itajaí, reconhecida pela qualidade do ensino técnico que oferece, está com as matrículas abertas para os cursos de Administração, Design de Interiores, Enfermagem, Massoterapia, Nutrição, Produção de Moda, Radiologia, Recursos Humanos, Secretariado e Segurança do Trabalho.

Esse é o melhor momento para você investir na sua qualificação profissional e aproveitar todas as vantagens de fazer um curso técnico. Por isso, confira os cursos técnicos, as especializações e os cursos de extensão que oferecemos e venha estudar com a gente!

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200