• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

IAvatar Gabriel Walter Fuchsberger

por

Olá! Eu sou o Gabriel, um dos redatores aqui do Blog da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Quanto ganha um Jovem Aprendiz?

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo “jovem aprendiz” ou “menor aprendiz”, não é mesmo? São duas nomenclaturas para o mesmo programa, criado a partir da Lei da Aprendizagem, de 2000 (nº 10.097/2000), que foi ampliada por um decreto federal no ano de 2005 (nº 5.598/2005).  

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma forma de contratação especial para jovens a partir dos 14 até os 24 anos (com exceção das pessoas com deficiência, às quais não se aplica a idade máxima para a contratação) que desejam ingressar no mercado de trabalho desde cedo e receber formação afim dentro da área em que estarão inseridos.

Os motivos para os jovens manifestarem interesse precoce em começar a trabalhar são vários: muitos o fazem por necessidade financeira, já que quanto ganha um jovem aprendiz é uma excelente forma de complementar a renda familiar.

Existem aqueles que não precisam, mas desejam ganhar o próprio salário para se sentirem mais independentes dos pais. Outros, ainda, desejam adquirir experiência profissional o quanto antes. Assim, quando precisarem sair da casa dos pais, já terão no currículo experiências prévias e um curso de capacitação na área em que atuaram. Mas que curso é esse? 🤔

É que o programa de jovem aprendiz funciona assim: o jovem deve dedicar um turno completo do seu dia às atividades de jovem aprendiz, de segunda a sexta-feira. Dos 5 dias úteis da semana, 4 são para o exercício da atividade laboral na empresa em que o jovem será contratado e 1 dia é dedicado à capacitação do jovem. Neste dia, o jovem se dirige à instituição de ensino designada pelo empregador para realizar um curso técnico voltado à sua área de atuação na empresa.

Ah, esse curso é gratuito, viu? A inscrição no programa também! O programa jovem aprendiz não implica qualquer custo ao jovem ou à sua família.

Ao aliar a teoria à prática da profissão, o programa jovem aprendiz faculta ao jovem uma transição mais tranquila entre o ambiente escolar e o mercado de trabalho. Afinal de contas, é importante frisar que, se ainda estiver em idade escolar, o jovem deve continuar frequentando as aulas regulares normalmente. Isso, inclusive, é uma das condições para a permanência no programa. Os seus estudos não podem ser prejudicados de qualquer maneira!

Ou seja, o programa de jovem aprendiz é uma ótima escolha para os jovens que estão à procura da sua inserção no mercado de trabalho rapidamente e atrás de qualificação profissional. Mas, afinal de contas, quanto ganha um jovem aprendiz? Continue a leitura e confira! 🤓

Como é o mercado de trabalho para Jovens Aprendizes?

Antes de saber quanto ganha um jovem aprendiz, vamos falar, brevemente, sobre o mercado de trabalho para esse público? No geral, as contratações de um jovem aprendiz acompanham o ritmo do mercado de trabalho normal. Contudo, existem algumas exigências impostas às empresas quanto ao programa jovem aprendiz.

De acordo com a Lei 10.097, empresas de grande e médio porte devem ter em média de 5% a 15% de aprendizes em seu quadro. Para estimular a contratação de jovens aprendizes, a legislação também concede benefícios aos empregadores. Além de colaborar com a formação desses futuros profissionais, existem vantagens quanto aos encargos trabalhistas.

Por exemplo, o empresário pagará apenas 2% de FGTS por mês para o jovem, ao contrário dos 8% que deve pagar pelos funcionários contratados em regime comum. Dessa forma, o mercado de trabalho para jovens aprendizes conta com um empurrãozinho que pode fazer toda a diferença. 📜

Quanto ganha um Jovem Aprendiz?

Finalmente, vamos à resposta da pergunta: quanto ganha um jovem aprendiz? É importante saber que, nessa modalidade de contratação, o jovem tem a sua carteira assinada pelo empregador e goza dos direitos trabalhistas e previdenciários. Inclusive 13º salário! Entre esses direitos, encontra-se a remuneração pelo seu trabalho.

De acordo com o Decreto 9.579 de 22/11/2018, que consolidou atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre diversas temáticas, entre elas a do aprendiz: 

“Art. 59. Ao aprendiz, exceto se houver condição mais favorável, será garantido o salário mínimo-hora.

Parágrafo único. Para fins do disposto neste Capítulo, entende-se por condição mais favorável aquela estabelecida no contrato de aprendizagem ou prevista em convenção ou acordo coletivo de trabalho, em que se especifique o salário mais favorável ao aprendiz e o piso regional de que trata a Lei Complementar nº 103, de 14 de julho de 2000.”

Em 2021, o valor do salário mínimo-hora é de R$5,00.

Sendo assim, via de regra, ao jovem aprendiz deve ser garantido o salário mínimo-hora. No entanto, existem alguns estados que definem o próprio piso salarial, ou salário mínimo regional. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Se o valor estipulado por esses estados for maior do que o salário mínimo estabelecido em decreto nacional, o que geralmente acontece, este deverá servir como referência. Para o jovem aprendiz, o que vale é a condição que melhor o beneficia, segundo a Nota Técnica Nº 170/2018 do Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia).

De acordo com o portal Glassdoor, a média salarial de um jovem aprendiz, atualizada em 5 de janeiro de 2021, é de R$816 por mês.

No cálculo do salário de quanto ganha um jovem aprendiz, é considerado o total de horas trabalhadas somado às horas em que o jovem aprendiz encontra-se nas aulas do curso de qualificação, além do repouso semanal remunerado e feriados. 🤑

Quem pode ser Jovem Aprendiz? Quais são os os pré-requisitos?

Segundo a Lei, enquadram-se nos requisitos para ser contratado como jovem aprendiz os jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamental e o ensino médio. Conforme dito anteriormente, a exceção é para as pessoas com deficiência, que não têm restrição de idade para serem contratadas dentro do programa. 👩‍🦯

Qual é a carga horária do jovem aprendiz?

A carga horária do jovem aprendiz que ainda não concluiu o ensino fundamental não deve ultrapassar as 6 horas. Aos demais, é permitida uma jornada de trabalho de 8 horas. Não é permitido, no entanto, fazer hora extra nem trabalho noturno (entre 22h e 5h). Nessa carga horária, devem estar computadas as horas dedicadas à aprendizagem teórica. Dos 5 dias de trabalho da semana, 1 será reservado ao curso profissionalizante. 

👉 Clique e confira: 7 dicas para ajudar você a conciliar estudos e trabalho

Deve-se ressaltar que só é permitido fazer parte do programa pelo período máximo de 2 anos. É possível mudar de empresa (trabalhar por 1 ano em uma empresa e por mais 1 ano em outra, por exemplo), contanto que o limite de 2 anos não seja excedido. 🗓️

Como conseguir uma vaga para jovem aprendiz?

O primeiro passo para conseguir uma vaga para jovem aprendiz é montar um bom currículo e informar-se sobre as oportunidades mais próximas de onde você mora. Na maioria das cidades, o cadastro dos jovens aprendizes é feito pelo CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. 

Na Grande Florianópolis e região metropolitana de Itajaí, no entanto, os jovens podem procurar Instituições de Ensino, como é o caso da Escola Técnica Geração, referência no encaminhamento profissional de jovens aprendizes. Clique aqui para habilitar-se a uma vaga de jovem aprendiz. 🏫

Cursos Oferecidos

Falando na Escola Técnica Geração, você já sabe quais cursos técnicos nós oferecemos? Confira a relação e um pouquinho sobre eles a seguir!

Administração + RH

O Curso Técnico em Administração e Recursos Humanos da Escola Técnica Geração capacita profissionais para executar atividades administrativas em organizações públicas e privadas. A formação é ampla, e os técnicos podem atuar em diferentes setores: operações logísticas, marketing e vendas, gestão de pessoas ou contabilidade.

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Administração + RH, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. 💼

Design de Interiores

O Curso Técnico em Design de Interiores da Escola Técnica Geração capacita profissionais para elaborar e executar projetos de interiores de espaços residenciais e comerciais, vitrines e exposições. Ao emitir o diploma de habilitação de Técnico em Design de Interiores, o curso confere a qualificação em Auxiliar em Design de Interiores e Assistente em Design.

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Design de Interiores, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. 🛋️

Massoterapia

O Técnico em Massoterapia é o profissional especializado em cuidados com o corpo, seja para fins estéticos e de relaxamento, seja para o apoio à prática esportiva e cuidados pré e pós-cirúrgicos. No Curso Técnico em Massoterapia da Escola Técnica Geração, o estudante recebe capacitação para aplicar técnicas de massagem variadas e para gerenciar o próprio negócio.

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Massoterapia, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. 💆‍♂️

Nutrição

O Curso Técnico em Nutrição da Escola Técnica Geração forma profissionais para trabalhar em ações voltadas para alimentação e saúde, com o objetivo de controlar a qualidade dos alimentos e garantir o bom aproveitamento nutricional. Ao se formar, o aluno ganha a titulação de Agente de Prevenção em Saúde e Agente Nutricional, com a Habilitação de Técnico em Nutrição e Dietética.

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Nutrição, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. 🍎

Radiologia

O Curso Técnico em Radiologia da Escola Técnica Geração capacita profissionais para desempenhar as funções de radiologia convencional e radiologias específicas no setor de diagnóstico com qualidade e responsabilidade.

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Radiologia, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. ☢️

Enfermagem

No Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Geração, os alunos são qualificados para atuar na área de saúde com foco na segurança dos pacientes, profissionalismo e ações humanizadas.

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Enfermagem, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. 👩‍⚕️

Segurança do Trabalho

O Curso Técnico de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Geração forma profissionais para elaborar e implementar políticas de segurança e saúde em organizações tanto públicas quanto privadas. 

Confira mais informações sobre o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, como grade curricular, pré-requisitos, duração, principais disciplinas e mercado de trabalho. 👷

E aí, gostou do nosso post sobre quanto ganha um jovem aprendiz? Comente abaixo, compartilhe com os amigos e boa sorte! 😉

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200