• Floripa (48) 97400 1200
  • Itajaí (47) 99284 0967

Blog

IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Quero mudar de profissão. O que fazer?

Ao longo da vida, é normal sentirmos a necessidade por mudanças. Às vezes, elas são pequenas, como pintar o cabelo de outra cor, frequentar lugares diferentes ou fazer novas rotas para voltar para casa. No entanto, podemos sentir vontade de realizar mudanças maiores como, por exemplo, mudar de profissão.

O que fazer nesses casos? As diversas implicações que isso tem na vida de uma pessoa exigem um planejamento detalhado. Assim, preparamos algumas dicas que você não pode deixar de conferir se deseja mudar de profissão. Confira!

Você não está sozinho nessa

Conforme o escritor João Guimarães Rosa em “Grande Sertão: Veredas”, obra monumental da Língua Portuguesa, “o que a vida requer da gente é coragem”. Saiba que decidir mudar de profissão não é uma tarefa fácil e costuma ser uma empreitada exigente. Contudo, se você almeja novos rumos para a sua vida, deve ser perseverante e não se deixar impedir pelo medo de não conseguir.

Apesar de ser uma decisão que deve ser tomada com grande cautela, saiba que você não está sozinho nessa: De acordo com pesquisa publicada pelo portal Valor (Globo), mais de 90% dos brasileiros entrevistados querem trocar de emprego em 2020. Os motivos são variados mas, no geral, estão relacionados ao propósito de vida de cada um.

A insatisfação com a profissão atual pode ser provocada por diversos fatores. Descontentamento com a remuneração, falta de prazer no cotidiano e estresse excessivo provocado por funções desempenhadas são alguns dos motivos pelos quais muitas pessoas pensam em mudar de profissão. Por isso, muitos estão apenas à espera de uma nova oportunidade para buscar uma rotina mais prazerosa com um novo emprego.

Sua satisfação em primeiro lugar

É verdade que, durante toda a nossa vida, nem todos os momentos serão alegres, e obstáculos surgirão e deverão ser enfrentados. Todavia, existem atitudes que podemos tomar para guiá-la rumo a um caminho com perspectivas melhores e isso só depende de nós!

Assim como ter um sono de qualidade é importante, pois passamos 1/3 da vida dormindo, também passamos 1/3 da vida trabalhando. Isso significa que o trabalho exerce muita influência sobre as nossas emoções, molda o nosso olhar para o mundo e transforma o modo como enxergamos a nós mesmos.

Pelo impacto tão grande que o trabalho tem na vida de cada um, é importante que estejamos contentes com aquilo que fazemos para garantir o nosso sustento. No início, talvez só o foco no salário seja suficiente. Porém, com o passar do tempo, percebemos que precisamos de algo a mais, que nos traga satisfação e realização pessoal, sob pena de adoecermos caso nossa atuação profissional não faça mais sentido para nós.

Sendo assim, mudar de profissão pode resultar na virada que você tanto anseia para a sua vida. Quando fazemos o que amamos, o tempo passa mais rápido, sentimos mais energia e, por mais árduo que o trabalho seja, conseguimos executá-lo mais facilmente. 

Passo a passo para mudar de profissão

A seguir, está um passo a passo para você mudar de profissão. Leia com atenção!

1. Informe-se sobre as profissões, carreiras e o mercado de trabalho

Antes de dar passos largos para mudar de profissão, é importante estar a par da situação do mercado de trabalho para a profissão almejada. Esteja atento às informações veiculadas na TV, em jornais e na internet.

Tente conversar com quem atua na área e pergunte sobre o cotidiano da profissão. Além disso, você deve levar em consideração a empregabilidade no setor e estar preparado para recomeçar em postos mais baixos, a fim de adquirir experiência e conhecimento.

2. Valide a sua afinidade com a profissão

Será que você tem afinidade com a profissão que deseja seguir? Analise suas preferências, suas habilidades e seus talentos. No que os outros dizem que você é bom? Pode ser que, na verdade, você não esteja insatisfeito com a sua profissão atual, mas sim com a empresa em que está trabalhando no momento. Por isso, pense bem se você quer realmente mudar de profissão ou apenas trabalhar em outro lugar.

3. Faça um teste vocacional

Fazer um teste vocacional é uma ótima opção se você ainda não se sente seguro em relação à escolha da profissão a seguir. Ao revelar detalhes da sua personalidade, aptidões e preferências, o teste vocacional pode direcionar você para a profissão que mais se adequa ao seu perfil. Lembre-se de que não existe profissão perfeita, mas você pode encontrar aquela em que os aspectos positivos sejam maiores do que os aspectos negativos em sua vida.

4. Busque capacitação na nova área de atuação

É de suma importância que você esteja bem capacitado para mudar de profissão e garantir uma colocação no mercado de trabalho rapidamente. Portanto, invista na sua formação.

Uma ótima opção é fazer um curso técnico, porque sua duração é breve, a taxa de empregabilidade é alta e são várias as áreas que você pode escolher. O investimento financeiro também é baixo e pode ser parcelado. Além disso, cursos superiores, de idiomas e de extensão também podem ser diferenciais importantes na hora de mudar de profissão.

Fique atento à hora de mudar de estratégia

Caso você já esteja tentando mudar de profissão há algum tempo e não tem obtido sucesso, é hora de mudar a estratégia. Há diversos pontos que podem ser reavaliados, como:

  • Em vez de uma virada radical, existem oportunidades na minha própria empresa para eu atuar em outra área?
  • Tenho condições de receber menos, no início desta nova carreira, para adquirir a experiência necessária ao longo do tempo?
  • Como está o mercado de trabalho para a profissão que tenho em mente?
  • Qual é o perfil profissional esperado dentro da área em que desejo ingressar? 
  • Possuo os diferenciais esperados pelo mercado de trabalho para exercer a profissão?
  • As minhas expectativas em relação à nova profissão correspondem à sua realidade?
  • Que contatos eu tenho no segmento e como posso me mostrar às empresas? O seu networking faz a diferença!
  • Existe a possibilidade de atuar como autônomo no ramo escolhido?

Mudar de profissão exige planejamento, persistência e determinação. Não é uma tarefa fácil e pode levar algum tempo até que você consiga atuar na profissão dos sonhos. Conhecer a si mesmo, a situação atual e as próprias limitações fazem parte do processo.

Trocar de trabalho provocará uma verdadeira revolução na sua vida. Entretanto, se é o que você deseja, não desista! Esteja preparado para as dificuldades e lembre-se de que, no final, tudo deverá valer a pena. Boa sorte! 

E aí, curtiu o nosso post sobre o que fazer para mudar de profissão? Comente abaixo quais são seus planos e compartilhe as dicas com os amigos!

🤷‍♀️ Possui dúvidas sobre seu futuro profissional?

O Teste Vocacional da Escola Técnica Geração é rápido e, com poucas perguntas, você terá acesso a algumas possibilidades em relação ao seu rumo profissional. Se você está indeciso(a) e não sabe qual rumo profissional seguir, ou qual seria o curso ideal para você, esse teste pode te ajudar muito no direcionamento inicial de sua carreira.

Muitas pessoas têm dificuldades em decidir qual profissão seguir. O recomendado é que procurem a ajuda de um Psicólogo Orientador Vocacional, porém, muitos não têm condições financeiras para isso, tempo ou apoio familiar para buscar ajuda profissional. O foco deste Teste Vocacional é dar orientação preliminar para quem está buscando encontrar uma opção de curso que combine com suas aptidões de forma fácil, rápida e gratuita.

Mais detalhes sobre o Teste

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Felipe Schmidt, 291, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400.1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(47) 99284.0967