• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Avatar direcaoensino

por

Atuando desde 2000, a Escola Técnica Geração é hoje referência no Ensino Técnico em Santa Catarina. Com unidades em Florianópolis e Itajaí, oferece completa estrutura - em instalações amplas e modernas - laboratórios completamente equipados, salas de aula refrigeradas com recursos áudio-visuais e bibliotecas informatizadas com vasto acervo. Tem interesse no Ensino Técnico? Então convido você para baixar alguns de nossos materiais gratuitos. ;)

Sucesso profissional: fatores essenciais para ter uma boa colocação no mercado

Como conseguir sucesso profissional é a pergunta que a maioria das pessoas se faz. A definição de sucesso varia conforme a profissão que você escolher e conforme as prioridades que você colocar na sua vida.

Para quem opta por uma vida equilibrada, com pesos praticamente iguais para o desenvolvimento pessoal, a família e os relacionamentos próximos e para a profissão, ter sucesso profissional pode significar ter um cargo que lhe permita ter tempo para todas estas demandas e atividades. Para quem coloca mais peso na carreira, ter sucesso profissional pode significar um caminho rápido de ascensão e de valorização através de cargos e salários.

Independentemente do caminho que você decidir seguir, algumas tendências do mercado apontam para perfis profissionais que estão em alta. Uma dica que transcende o tempo é a de estudar sempre. Em um mercado cada vez mais competitivo e em mutação, em que funções atuais e futuras ainda estão sendo desenvolvidas e para as quais não existem formações consolidadas, procurar atualização constante e formação diversificada é uma boa sugestão.

Neste sentido, cursos técnicos sempre são uma ótima opção porque estão bem alinhados às tendências do mercado de trabalho e, geralmente, têm duração mais curta do que um curso superior. Outra vantagem dos cursos técnicos é que eles trazem um grande diferencial no currículo – não por acaso eles têm um alto índice de empregabilidade.

As empresas, especialmente as que pensam globalmente ou têm intenções de ganharem mercado além de suas fronteiras, estão cada vez mais investindo na atração, retenção e formação de seus talentos. Existe muita oportunidade no mercado de acesso a recursos, seja público ou privados, para melhorar a sua qualificação.

Chaves para o sucesso profissional

A formação constante e permanente durante toda a vida laboral é um dos pontos de atenção para o sucesso profissional. Além dele, outra estratégia pode fazer toda a diferença: acompanhar as tendências do mercado do trabalho relacionadas ao perfil dos talentos que estão sendo mais valorizados.

Com essa informação é possível pensar em cursos de curta ou média duração, que podem ajudar você a ganhar ou aprimorar habilidades que estão com uma grande demanda no mercado. Agora e no futuro será cada vez mais frequente a exigência de profissionais adaptáveis e que possam responder rapidamente às mudanças no mercado externo.

Cada área exige algumas habilidades específicas e que são mais desejadas pelas empresas e pelas administrações públicas. A primeira dica é procurar na sua área de interesse informações sobre que habilidades e conhecimentos estão sendo mais valorizadas no momento.

Uma pesquisa da IDC, empresa líder mundial na área de inteligência de mercado, revela algumas das habilidades que podem fazer toda a diferença na carreira profissional. O levantamento feito por eles avaliou 76 milhões de postagens de emprego no mundo em 2015 e projetou as tendências até 2024.

Ainda que existam diferenças de expectativas conforme a área de atuação, mas vale conferir alguma das habilidades e características profissionais que estão valorizadas no mercado de trabalho e que podem ajudar você na busca do sucesso profissional.

As 11 habilidades mais procuradas pelo mercado

Com base na pesquisa da IDC que avaliou 25 mil sites de oferta de vagas e páginas corporativas na internet:

1. Domínio do Microsoft Office e do PowerPoint
2. Boa comunicação oral e escrita
3. Atenção aos detalhes
4. Pensamento criativo e crítico
5. Resolução de problemas
6. Capacidade de colaborar e criar em equipe
7. Habilidades de marketing
8. Integridade
9. Orientação ao serviço ao consumidor
10. Capacidade de exercer multifunções
11. Capacidade de auto-iniciar um projeto e de auto-motivar

O que você achou deste Conteúdo?

Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:

Média das avaliações 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Siga nossas redes sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200