• Floripa (48) 3223.1800
  • Itajaí (47) 3346.3300

Blog

Teste Vocacional: descubra o emprego certo para você
IAvatar Fernando Barcellos

por

Olá! Eu sou o Fernando, Analista de Marketing Digital da Escola Técnica Geração. Espero que você curta esse conteúdo. Boa leitura. Aproveito para deixar um convite para você baixar alguns materiais gratuitos. ;)

Teste Vocacional: descubra o emprego certo para você

Escolher uma profissão pode ser uma tarefa difícil e estressante. Atualmente, há diversas possibilidades de carreira e, muitas vezes, os jovens ficam confusos na hora de selecionar uma. Mesmo os estudantes que sabem em qual área desejam se profissionalizar podem ficar em dúvida se estão seguindo o caminho mais adequado.

Por essa razão, é fundamental que eles tenham uma orientação vocacional nesse momento, que auxilie e dê mais segurança na decisão deles. Esse trabalho deve ser feito por profissionais que têm habilitação, como os psicólogos, para ajudar na escolha de uma profissão.

Durante o processo de escolha, muitos estudantes fazem um teste vocacional para auxiliar na decisão. Se você também está na fase de eleger a sua profissão e está confuso, continue lendo o nosso post! A seguir, vamos explicar o que é o teste vocacional, para o que ele serve e se ele funciona mesmo. Confira!

1) O que é e para o quê serve o teste vocacional?

É uma avaliação, aplicada por profissional habilitado, que contém perguntas personalizadas que foram criadas para descobrir quais são os seus valores, afinidades e habilidades. Dessa maneira, o teste vocacional é capaz de cumprir seu principal objetivo, que é mostrar qual tipo de carreira combina mais com você. Esse modelo de avaliação é baseado em várias teorias de estudos comportamentais que mapearam perfis e suas condutas.

No final, o teste vocacional não dá apenas uma resposta, mas algumas opções de quais profissões possivelmente se adequam mais com o seu perfil. Não existe uma única resposta correta, então, o mesmo serve realmente como uma orientação para o estudante que está confuso ou em dúvida se fez a escolha certa.

Entretanto, aqui vai uma observação: para que a orientação dê certo, é essencial que o jovem responda às questões honestamente e não com respostas que ele gostaria que fossem verdadeiras.
Por exemplo, se você tem mais afinidade com a área de exatas, mas pensa em fazer um curso no campo da biologia, não vale falar que tem mais facilidade para estudar a segunda que a primeira. O teste vocacional deve ser feito com sinceridade para que as respostas correspondam à realidade.

Além de auxiliar na escolha de seu emprego, a avaliação é importante porque traz informações sobre sua personalidade que talvez nem você mesmo tivesse conhecimento. E quanto mais dados sobre o seu perfil você tiver, mais fácil será descobrir qual tipo de carreira lhe fará feliz e qual não.

2) Onde fazer o teste vocacional?

A avaliação pode ser feita em diversos lugares e com metodologias diferentes, porém, lembre-se de consultar um profissional que tenha a habilitação para fazer orientações vocacionais. O psicólogo deve fazer parte do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e oferecer um teste vocacional reconhecido e aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A resolução do CFP nº 002/2003 define e regulamenta o uso, a elaboração e comercialização desses testes psicológicos ofertados pelos profissionais da área. Ou seja, ela determina o que é necessário para fazer e aplicar uma avaliação. Sendo assim, quando o psicólogo obtém o reconhecimento do CFP, significa que você pode confiar no teste que vai realizar.

3) O teste vocacional funciona mesmo?

Essa é uma pergunta que muitos jovens se fazem durante o processo decisório, porque as profissões são complexas e o mercado de trabalho está em constante mudança. Em algumas carreiras, o recém-formado tem vários caminhos que pode seguir, outras parecem similares na teoria, mas na prática são bem diferentes. São muitas possibilidades e um teste parece pouco para definir a sua escolha.

Se você também se pergunta se ele dá certo, a resposta para essa questão é: sim, ele funciona, porém não sozinho. O teste vocacional é o primeiro passo no processo de decisão da sua carreira. Ele é uma orientação e, de acordo com os resultados de sua avaliação, existem outras ações que devem ser realizadas em seguida para você descobrir qual é o melhor emprego para o seu perfil.

Depois de fazer o teste, pesquise sobre os cursos que obtiveram a maior correspondência com a sua personalidade. Acesse os sites de instituições de ensino para saber mais sobre o currículo dos cursos, como a profissão é na prática, quais são as oportunidades após a finalização dos estudos, ou seja, confira todos os detalhes que encontrar sobre a carreira.

Além de buscar dados, converse sobre o resultado do seu teste vocacional com outras pessoas que lhe conheçam. Falar informalmente com familiares ou com alguns professores sobre os cursos pode lhe ajudar a associar algumas ideias que estão confusas em sua cabeça.

Então, a ação é bastante positiva, porque você define o que parece realmente uma boa ideia para o seu futuro. Contudo, preste atenção para não se deixar levar pela opinião dos outros. A conversa é importante para que você discuta suas possibilidades com pessoas que conhecem o seu perfil, não para que elas digam o que você deve fazer.

Após essas tarefas, ainda é interessante selecionar instituições de ensino técnico ou superior para visitar, porque dessa forma você consegue conhecer o dia a dia de um estudante da área, conversar com os alunos do curso para descobrir mais informações sobre a profissão e se suas expectativas correspondem ao real.

Não se esqueça de falar com profissionais já formados na área para saber como a carreira é na prática. Pergunte quais são as atividades que eles têm que realizar e veja se você se imagina fazendo as mesmas coisas. Caso não consiga, não fique decepcionado. Isso é um indicativo de que a profissão não é para o seu perfil e você já pode retirá-la de suas opções.

Com todas essas atividades, será mais fácil descobrir a resposta de qual é o emprego certo para você. O teste vocacional é o ponta pé inicial desse processo. Ele é o que começa a dar fim as suas dúvidas e clarear sua cabeça. Portanto, é fundamental que ele seja feito com total sinceridade e a seriedade que merece.

Agora que você já sabe como o teste vocacional pode auxiliar na descoberta de sua carreira, o que acha de fazer o seu?

👉 Conheça o Teste Vocacional da Escola Técnica Geração

🚀 Deseja impulsionar seu futuro profissional?

O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração (de 18 a 27 meses), com mensalidades acessíveis e conteúdo voltado às necessidades do mercado de trabalho. Esses são alguns dos principais motivos pelos quais grandes economias como Alemanha e Suíça investem tanto na formação técnica, com importante papel na diminuição dos índices de desemprego.

Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.

Conheça nossos Cursos Técnicos

Parabéns
Em breve você receberá com exclusividade nossas publicações e materiais de estudos.
Ocorreu um erro ao enviar o formulário
Preencha o captcha corretamente
Informe o seu nome.
Informe o seu e-mail.

Contato

Conheça nossas Unidades

Florianópolis
Rua Álvaro de Carvalho, 145, Centro.
(48) 3223.1800
(48) 97400-1200
Itajaí
Rua Felipe Schmidt, 480, Centro.
(47) 3346.3300
(48) 97400-1200