O setor home care está em forte expansão no Brasil. O aumento da população idosa, a busca por atendimento mais humanizado e a necessidade de alternativas aos altos custos hospitalares são as grandes alavancas que impulsionam esse crescimento. Assim como a telemedicina e o monitoramento remoto de pacientes, que oferecem novas formas de atendimento e otimizam o cuidado.
Essa expansão tem gerado diversas oportunidades de crescimento aos profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e cuidadores, tanto de idosos, como de pessoas com necessidades especiais.
Essa realidade faz com que o setor movimente bilhões de reais e possibilite que profissionais da área da enfermagem atuem em diferentes níveis de complexidade, desde cuidados básicos até atendimentos especializados.
Assim, o atendimento domiciliar, ou home care, tem se tornado uma peça essencial no cenário da saúde moderna.
Conteúdo deste Post
O que é a enfermagem domiciliar e como ela funciona na prática?
Enfermagem domiciliar é o serviço prestado por profissionais qualificados de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, na residência do paciente. Esse cuidado tende a ser direcionado a pessoas com doenças crônicas, portadores de alguma deficiência ou pacientes idosos que apresentem restrições de locomoção, que dificultam as visitas ao hospital ou mesmo as internações.
O objetivo desse tipo de serviço é oferecer cuidados de enfermagem a pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas que ainda precisam de atenção contínua.
Durante o tratamento domiciliar, o paciente será cuidado e tratado de forma individualizada, de acordo com suas necessidades. A ideia é integrar o cuidado do paciente com a rotina familiar, com foco em melhorar a qualidade de vida de toda a rede de apoio do paciente.
Esse tipo de assistência envolve cuidados como administração de medicamentos, curativos, monitoramento de sinais vitais, suporte à higiene e alimentação, entre outros. É uma opção especialmente indicada para idosos, pessoas com mobilidade reduzida, ou pacientes em processo de recuperação de cirurgias e doenças crônicas.
A enfermagem domiciliar funciona de forma personalizada, adaptada às necessidades de cada paciente. Faz parte do atendimento desde visitas periódicas para monitoramento e cuidados básicos até acompanhamento diário para pacientes com necessidades mais complexas.
O atendimento inicia com avaliação feita por uma equipe multidisciplinar, que, dependendo das necessidades do paciente, determina o plano de cuidados. Durante as visitas, os profissionais de enfermagem domiciliar fazem todos os procedimentos necessários, como troca de curativos, aplicação de medicamentos injetáveis e acompanhamento dos sinais vitais.
Vale ainda destacar que a enfermagem domiciliar é baseada em um cuidado humanizado, no qual o profissional tem a capacidade de se adaptar à rotina do paciente e da sua família, proporcionando conforto e suporte emocional.
Por que a enfermagem domiciliar cresce tanto no Brasil?
De acordo com dados do IBGE, a expectativa média de vida dos brasileiros é de 75,5 anos, fenômeno que promove uma série de desafios para o sistema de saúde do país. Isso porque leva o sistema precisar se adaptar para atender as necessidades de uma população mais idosa e, normalmente, com um número maior de comorbidades.
Assim, o aumento da longevidade e o consequente aumento de doenças crônicas amplia a necessidade de cuidados prolongados e personalizados, que muitas vezes são melhor administrados em casa. A enfermagem domiciliar permite que idosos e pacientes crônicos recebam cuidados médicos contínuos no conforto de suas residências, o que promove uma melhor qualidade de vida e reduz a necessidade de hospitalização.
Outro atrativo desse tipo de atendimento é a abordagem personalizada e centrada no paciente. Os cuidadores podem desenvolver planos de cuidados específicos que atendem às necessidades individuais de cada um, em busca de melhorar sua qualidade de vida e promover sua autonomia. O que também contribui para seu bem-estar emocional e psicológico.
Outro aspecto que impulsiona o trabalho de enfermagem domiciliar é o fator econômico. Manter pacientes crônicos em hospitais é consideravelmente mais caro do que prestar cuidados em casa.
Vantagens da atuação domiciliar para o Técnico em Enfermagem
O Técnico em Enfermagem que opta por atuar em domicílio tem diversas vantagens. Entre elas, maior proximidade com o paciente e sua família, ambiente de cuidado mais confortável e familiar, redução do risco de infecções hospitalares e acompanhamento mais próximo da evolução do paciente. O atendimento domiciliar promove ainda a humanização do cuidado, com atenção personalizada e individualizada.
O ambiente domiciliar, além de oferecer espaço mais acolhedor e familiar, permite que o paciente esteja cercado de seus entes queridos, o que pode trazer conforto emocional e bem-estar, além de facilitar a comunicação e o apoio familiar durante o tratamento. Isso reduz o estresse e a ansiedade, o que contribui para uma recuperação mais tranquila e rápida.
Fora do ambiente hospitalar, há menor risco de contrair infecções hospitalares, o que é especialmente importante para pacientes com sistema imunológico fragilizado ou com doenças crônicas. O atendimento domiciliar permite ainda que o técnico de enfermagem acompanhe de perto a evolução do paciente e ajuste o tratamento conforme necessário, além de identificar precocemente quaisquer complicações.
O atendimento domiciliar pode estimular também a independência do paciente, incentivando-o a realizar atividades do dia a dia com o apoio do técnico de enfermagem, o que pode acelerar sua recuperação e promover a autonomia.
O que é preciso para atuar com enfermagem domiciliar de forma segura e legal?
Para atuar com enfermagem domiciliar de forma segura e legal é necessário seguir as orientações, tanto da regulamentação do exercício profissional da Enfermagem, regida pela Lei nº 7.498/86, como da Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (CONFEN) n°464/2014, que normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar, definindo as ações a serem realizadas no domicílio do paciente e suas famílias, com foco na promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) também define normas quanto aos cuidados necessários para manter a segurança do paciente.
Entre os cuidados necessários, estão a higiene adequada das mãos para prevenção e controle de infecções de acordo com as orientações da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA); o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), quando necessários; assim como o gerenciamento adequado dos resíduos da assistência técnica domiciliar e os registros com informações precisas para documentar todo o atendimento no cuidado ao paciente.
Como começar na enfermagem domiciliar: primeiros passos e dicas práticas
O primeiro passo para atuar na enfermagem domiciliar é se capacitar em uma boa instituição, certificada pelo Ministério da Educação (MEC). Tanto com formação superior ou técnica é possível se especializar, o que garante ao profissional maior destaque no mercado de trabalho.
Com a introdução de novas tecnologias e novos modelos de atendimento, os profissionais da área precisam estar bem treinados e adaptados às mudanças. É por meio da educação continuada que o profissional aprende a atender o paciente dentro do seu domicílio. Aprende formas de prevenir infecções nos cuidados domiciliares, como prestar assistência clínica na casa do paciente e como lidar com aqueles que precisam de cuidados paliativos.
É preciso saber ainda que o ambiente de trabalho na enfermagem domiciliar é o centro íntimo das famílias, por isso também é necessário desenvolver habilidades interpessoais. É preciso ser cordial com todos, sem se envolver nos problemas da família. Ter discrição e manter em sigilo comentários que ouvir na casa. Desenvolver a comunicação verbal e escrita é outra dica importante, pois o profissional terá que orientar a família e registrar o estado de saúde do paciente. Quem aprende a trabalhar de forma profissional, estará no caminho certo para uma carreira de sucesso.
💉 Curso Técnico em Enfermagem
Curso disponível nas Unidades Floripa e Itajaí/SC
O Ensino Técnico, de modo geral, oferece cursos de rápida duração, com mensalidades acessíveis e conteúdo prático voltado às necessidade do mercado de trabalho.
O Curso Técnico em Enfermagem é uma ótima escolha para quem deseja iniciar carreira na área da saúde, uma vez que esses profissionais são indispensáveis para as equipes médicas de qualquer instituição pública ou privada – hospitais, unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, por exemplo. Esse profissional pode ainda trabalhar de forma autônoma, realizando atendimento domiciliar, uma demanda crescente no mercado.
Os profissionais formados na Escola Técnica Geração têm maior aceitação no mercado de trabalho, fruto do prestígio alcançado pela instituição em seus 20 anos de atuação em Santa Catarina. Além disso, seus alunos ainda contam com sistema de encaminhamento profissional, através da Central de Estágio e dos convênios com empresas parceiras.
Confira também:
👉 Qual é o papel do Técnico em Enfermagem nas equipes de saúde?
👉 Onde cursar Técnico de Enfermagem em Florianópolis?
👉 Cursos EaD na Enfermagem serão proibidos, afirma Ministro da Educação
👉 Coleta de Materiais Biológicos: uma ótima opção para quem deseja ingressar na área da saúde
O que você achou deste Conteúdo?
Clique nas estrelas para enviar sua avaliação:
Média das avaliações 4.7 / 5. Número de votos: 13
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?